Modelo conceitual e físico para sistemas de transportes públicos utilizando modelagem de dados espaciais e análise orientada a objetos
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34077 |
Resumo: | A dinâmica da mobilidade urbana em grandes cidades é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores municipais nas últimas décadas visto o aumento da população, busca de serviços em espaços urbanos consolidados e ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento aos transportes coletivos. Este trabalho teve como objetivo propor o desenvolvimento de um Modelo de dados conceitual para os sistemas de transportes públicos municipais em grandes cidades, no padrão OMT-G e seguindo as orientações estabelecidas pelas Especificações Técnicas de Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV 3.0. A agregação de técnicas de MDE - modelagem de dados espaciais auxiliam no entendimento e desenvolvimento de aplicações com perspectiva geográfica, como também constroem uma abstração dos objetos e fenômenos do mundo real que seja adequada às finalidades pretendidas. A metodologia apresentada neste artigo consiste na aplicação de técnicas de abstração de dados, MDE e Análise Orientada a Objetos, e faz uso dos softwares: OMT-G Designer destinado a criação do modelo conceitual OMT-G; MySQL Workbench 6.3 para a construção do modelo lógico; e o software PostgreSQL com a extensão espacial PostGIS para a criação do modelo físico do BDE. O estudo de caso MobiRecife permitiu evidenciar as dificuldades técnicas de se integrar bases de dados de fontes distintas, e o desenvolvimento dos modelos conceitual e físico abordam como as tecnologias da geoinformação podem propiciar novas abordagens a gestão da mobilidade urbana e melhoria dos sistemas de transporte público. Ademais, surge como uma possibilidade confiável de organizar, armazenar e disseminar dados geoespaciais, além de subsidiar a criação de novos sistemas com perspectiva espacial, incorporando assim aspectos de múltiplas representações e a devida adequação aos padrões estabelecidos pelas especificações brasileiras dispostas pela INDE – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais. |
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SOUSA, Thalles Ramon Pinheiro dehttp://lattes.cnpq.br/6600525418842715http://lattes.cnpq.br/6563320576886201SÁ, Lucilene Antunes Correia Marques de2019-10-01T21:21:34Z2019-10-01T21:21:34Z2019-02-21https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34077ark:/64986/001300000d3hkA dinâmica da mobilidade urbana em grandes cidades é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores municipais nas últimas décadas visto o aumento da população, busca de serviços em espaços urbanos consolidados e ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento aos transportes coletivos. Este trabalho teve como objetivo propor o desenvolvimento de um Modelo de dados conceitual para os sistemas de transportes públicos municipais em grandes cidades, no padrão OMT-G e seguindo as orientações estabelecidas pelas Especificações Técnicas de Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV 3.0. A agregação de técnicas de MDE - modelagem de dados espaciais auxiliam no entendimento e desenvolvimento de aplicações com perspectiva geográfica, como também constroem uma abstração dos objetos e fenômenos do mundo real que seja adequada às finalidades pretendidas. A metodologia apresentada neste artigo consiste na aplicação de técnicas de abstração de dados, MDE e Análise Orientada a Objetos, e faz uso dos softwares: OMT-G Designer destinado a criação do modelo conceitual OMT-G; MySQL Workbench 6.3 para a construção do modelo lógico; e o software PostgreSQL com a extensão espacial PostGIS para a criação do modelo físico do BDE. O estudo de caso MobiRecife permitiu evidenciar as dificuldades técnicas de se integrar bases de dados de fontes distintas, e o desenvolvimento dos modelos conceitual e físico abordam como as tecnologias da geoinformação podem propiciar novas abordagens a gestão da mobilidade urbana e melhoria dos sistemas de transporte público. Ademais, surge como uma possibilidade confiável de organizar, armazenar e disseminar dados geoespaciais, além de subsidiar a criação de novos sistemas com perspectiva espacial, incorporando assim aspectos de múltiplas representações e a devida adequação aos padrões estabelecidos pelas especificações brasileiras dispostas pela INDE – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais.CAPESThe dynamics of urban mobility in large cities is one of the greatest challenges faced by municipal managers in the last decades, due to population growth, the search for services in consolidated urban spaces and the increase in the use of individual transport over collective transport. This work aimed to propose the development of a conceptual data model for municipal public transport systems in large cities, in the OMT-G standard and following the guidelines established by the Technical Specifications of Vector Geospatial Data Structures - ET-EDGV 3.0. The aggregation of spatial data modeling (MDE) techniques helps in the understanding and development of applications with geographic perspective, but also builds an abstraction of objects and phenomena of the real world that is suitable for the intended purposes. The methodology presented in this article consists of the application of data abstraction techniques, MDE and Object Oriented Analysis, and makes use of the following software: OMT-G Designer for the creation of the conceptual model OMT-G; MySQL Workbench 6.3 for the construction of the logical model; and PostgreSQL software with the PostGIS spatial extension for creating the BDE physical model. The MobiRecife case study made it possible to highlight the technical difficulties of integrating databases from different sources, and the development of conceptual and physical models address how geoinformation technologies can provide new approaches to urban mobility management and improvement of public transport systems. In addition, it emerges as a reliable possibility of organizing, storing and disseminating geospatial data, besides subsidizing the creation of new systems with a space perspective, thus incorporating aspects of multiple representations and the appropriate adaptation to the standards established by the Brazilian specifications set forth by INDE - National Infrastructure of Spatial Data.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Geodesicas e Tecnologias da GeoinformacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CartográficaMobilidade urbanaModelagem de dados espaciaisBDEUMLOMT-GModelo conceitual e físico para sistemas de transportes públicos utilizando modelagem de dados espaciais e análise orientada a objetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Thales Ramon Pinheiro de Sousa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Thales Ramon Pinheiro de Sousa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34077/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Thales%20Ramon%20Pinheiro%20de%20Sousa.pdf.jpgf083d767e18daf6a2c4d347e5191a94fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Thales Ramon Pinheiro de Sousa.pdfDISSERTAÇÃO Thales Ramon Pinheiro de Sousa.pdfapplication/pdf8720936https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34077/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Thales%20Ramon%20Pinheiro%20de%20Sousa.pdfc4ff00ea970caae44f0c11c5f8602b09MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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