Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORCINO, Kevin Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53802
Resumo: O mercado de turismo apresenta uma escala de evolução em que os destinos estão cada vez mais competitivos. Esta competição promove a busca por melhorias de serviços públicos que possuem um alto fator de impacto na experiência vivenciada de um visitante em uma localidade. Tais serviços possuem uma amplitude diversificada de formas, objetivos e público-alvo e em seu bojo estão os serviços públicos que possuem como principais usuários, a população de uma localidade. Porém como usuários, ainda que temporários, os turistas são impactados pela forma e qualidade de diversos serviços públicos que possuem uma influência no retorno deste visitante e na recomendação para outras pessoas. Este trabalho teve o objetivo investigar a relação entre a avaliação dos serviços públicos por parte dos turistas e a recomendação do destino turístico de uma cidade. A metodologia consistiu em um levantamento junto a uma amostra de 770 visitantes da cidade do Recife. Adotando uma abordagem quantitativa, utilizou-se um questionário estruturado de avaliação de diversos serviços públicos e serviços voltados ao turismo e uma variável de recomendação do destino visitado. Mediante a aplicação da análise de modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS) o resultado obtido encontrou um impacto positivo e com intensidade moderada entre a avaliação de serviços públicos e a recomendação. Os resultados ainda apontaram para uma boa avaliação dos serviços por parte dos turistas. Tais resultados apontam para a importância e o impacto dos serviços públicos no desenvolvimento e crescimento do turismo em geral. Como sugestão de pesquisas subsequentes, sugerem-se estudos voltados para outros tipos de turistas em diferentes localidades e aplicação de metodologia qualitativa para maior aprofundamento sobre o tema.
id UFPE_668d679f6a5409919c129bf71dfbfaad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/53802
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling CORCINO, Kevin Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0340119374299202http://lattes.cnpq.br/9559630444113123http://lattes.cnpq.br/1360508130357781LEAL, Sergio RodriguesGUIMARÃES, Julio Cesar Ferro de2023-11-29T17:32:21Z2023-11-29T17:32:21Z2023-08-31CORCINO, Kevin Ferreira. Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53802O mercado de turismo apresenta uma escala de evolução em que os destinos estão cada vez mais competitivos. Esta competição promove a busca por melhorias de serviços públicos que possuem um alto fator de impacto na experiência vivenciada de um visitante em uma localidade. Tais serviços possuem uma amplitude diversificada de formas, objetivos e público-alvo e em seu bojo estão os serviços públicos que possuem como principais usuários, a população de uma localidade. Porém como usuários, ainda que temporários, os turistas são impactados pela forma e qualidade de diversos serviços públicos que possuem uma influência no retorno deste visitante e na recomendação para outras pessoas. Este trabalho teve o objetivo investigar a relação entre a avaliação dos serviços públicos por parte dos turistas e a recomendação do destino turístico de uma cidade. A metodologia consistiu em um levantamento junto a uma amostra de 770 visitantes da cidade do Recife. Adotando uma abordagem quantitativa, utilizou-se um questionário estruturado de avaliação de diversos serviços públicos e serviços voltados ao turismo e uma variável de recomendação do destino visitado. Mediante a aplicação da análise de modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS) o resultado obtido encontrou um impacto positivo e com intensidade moderada entre a avaliação de serviços públicos e a recomendação. Os resultados ainda apontaram para uma boa avaliação dos serviços por parte dos turistas. Tais resultados apontam para a importância e o impacto dos serviços públicos no desenvolvimento e crescimento do turismo em geral. Como sugestão de pesquisas subsequentes, sugerem-se estudos voltados para outros tipos de turistas em diferentes localidades e aplicação de metodologia qualitativa para maior aprofundamento sobre o tema.The tourism market presents a scale of evolution in which destinations are increasingly competitive. This competition promotes the search for improvements in public services that have a high impact factor on a visitor's experience in a location. Such services have a diverse range of forms, objectives and target audience and at their core are public services whose main users are the population of a location. However, as users, even if temporary, tourists are impacted by the form and quality of various public services that have an influence on this visitor's return and recommendations to other people. This work aimed to investigate the relationship between the evaluation of public services by tourists and the recommendation of a city's tourist destination. The methodology consisted of a survey of a sample of 770 visitors to the city of Recife. Adopting a quantitative approach, a structured questionnaire was used to evaluate various public services and services aimed at tourism and a variable to recommend the destination visited. By applying structural equation modeling analysis based on partial least squares (PLS), the result obtained found a positive impact with moderate intensity between the evaluation of public services and the recommendation. The results also pointed to a good evaluation of the services by tourists. Such results point to the importance and impact of public services on the development and growth of tourism in general. As a suggestion for subsequent research, studies aimed at other types of tourists in different locations and the application of qualitative methodology are suggested for greater depth on the topic.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessServiço públicoTurismoPolíticas públicasPercepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Kevin Ferreira Corcino.pdfDISSERTAÇÃO Kevin Ferreira Corcino.pdfapplication/pdf1171358https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Kevin%20Ferreira%20Corcino.pdf5ee86ca29b04350a33b1dbb14f6c8650MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Kevin Ferreira Corcino.pdf.txtDISSERTAÇÃO Kevin Ferreira Corcino.pdf.txtExtracted texttext/plain198408https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Kevin%20Ferreira%20Corcino.pdf.txt8a39a3d9eaf6c78fd2b61e7ae24dfdf8MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Kevin Ferreira Corcino.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Kevin Ferreira Corcino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Kevin%20Ferreira%20Corcino.pdf.jpg491eb2d5044dcb42c8c1f40a4c718018MD55123456789/538022024-01-05 02:22:24.925oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-01-05T05:22:24Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico
title Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico
spellingShingle Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico
CORCINO, Kevin Ferreira
Serviço público
Turismo
Políticas públicas
title_short Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico
title_full Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico
title_fullStr Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico
title_full_unstemmed Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico
title_sort Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico
author CORCINO, Kevin Ferreira
author_facet CORCINO, Kevin Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0340119374299202
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9559630444113123
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1360508130357781
dc.contributor.author.fl_str_mv CORCINO, Kevin Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEAL, Sergio Rodrigues
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv GUIMARÃES, Julio Cesar Ferro de
contributor_str_mv LEAL, Sergio Rodrigues
GUIMARÃES, Julio Cesar Ferro de
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço público
Turismo
Políticas públicas
topic Serviço público
Turismo
Políticas públicas
description O mercado de turismo apresenta uma escala de evolução em que os destinos estão cada vez mais competitivos. Esta competição promove a busca por melhorias de serviços públicos que possuem um alto fator de impacto na experiência vivenciada de um visitante em uma localidade. Tais serviços possuem uma amplitude diversificada de formas, objetivos e público-alvo e em seu bojo estão os serviços públicos que possuem como principais usuários, a população de uma localidade. Porém como usuários, ainda que temporários, os turistas são impactados pela forma e qualidade de diversos serviços públicos que possuem uma influência no retorno deste visitante e na recomendação para outras pessoas. Este trabalho teve o objetivo investigar a relação entre a avaliação dos serviços públicos por parte dos turistas e a recomendação do destino turístico de uma cidade. A metodologia consistiu em um levantamento junto a uma amostra de 770 visitantes da cidade do Recife. Adotando uma abordagem quantitativa, utilizou-se um questionário estruturado de avaliação de diversos serviços públicos e serviços voltados ao turismo e uma variável de recomendação do destino visitado. Mediante a aplicação da análise de modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS) o resultado obtido encontrou um impacto positivo e com intensidade moderada entre a avaliação de serviços públicos e a recomendação. Os resultados ainda apontaram para uma boa avaliação dos serviços por parte dos turistas. Tais resultados apontam para a importância e o impacto dos serviços públicos no desenvolvimento e crescimento do turismo em geral. Como sugestão de pesquisas subsequentes, sugerem-se estudos voltados para outros tipos de turistas em diferentes localidades e aplicação de metodologia qualitativa para maior aprofundamento sobre o tema.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-29T17:32:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-29T17:32:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORCINO, Kevin Ferreira. Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53802
identifier_str_mv CORCINO, Kevin Ferreira. Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Kevin%20Ferreira%20Corcino.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Kevin%20Ferreira%20Corcino.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53802/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Kevin%20Ferreira%20Corcino.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ee86ca29b04350a33b1dbb14f6c8650
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
8a39a3d9eaf6c78fd2b61e7ae24dfdf8
491eb2d5044dcb42c8c1f40a4c718018
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310614595403776