Uma abordagem para implantação de testes baseada em metodologias ágeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OCHNER, Juliana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1669
Resumo: Nas últimas décadas, indústrias de software têm investido um esforço substancial na melhoria da qualidade de seus produtos. Pensando nisso, muitas empresas estão buscando implantar ou melhorar seus processos de teste. A melhoria de processo de testes é uma instanciação da melhoria de processos. Com o intuito de facilitar a melhoria de processo de software, diversos modelos têm surgido, tais como IDEAL [McFeeley, 1996], ISO/IEC 15504 [ISO 15504, 2005] e Pro2Pi [Salviano, 2006]. Existem também modelos de referência específicos para definição de requisitos necessários a um Processo de Testes, como: TMM [Burnstein, 2003], TIM [Ericson, 1996] e TPI [Koomen, 1999]. No entanto, estes modelos não fornecem diretrizes para a sua implantação em uma organização de testes. A melhoria de processo de testes é uma instanciação da melhoria de processos. Embora tenham surgido tais modelos de melhoria de processo, bem como os modelos de referência para processos de testes, e haja resultados encorajadores, grande parte da indústria de software ainda apresenta muitas dificuldades em realizar um programa de melhoria de processo de testes de software efetivo. Isto ocorre por uma série de motivos, dentre os quais, podemos destacar o fato de que estes modelos são genéricos e exigem diversas adaptações para tratar as dificuldades comumente encontradas em um programa de melhoria de testes. Diante deste cenário, a abordagem proposta neste trabalho guiará as empresas de maneira simples e ágil a estabelecer processos de teste de software, possibilitando o alcance de melhores níveis de qualidade de seus produtos
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Existem também modelos de referência específicos para definição de requisitos necessários a um Processo de Testes, como: TMM [Burnstein, 2003], TIM [Ericson, 1996] e TPI [Koomen, 1999]. No entanto, estes modelos não fornecem diretrizes para a sua implantação em uma organização de testes. A melhoria de processo de testes é uma instanciação da melhoria de processos. Embora tenham surgido tais modelos de melhoria de processo, bem como os modelos de referência para processos de testes, e haja resultados encorajadores, grande parte da indústria de software ainda apresenta muitas dificuldades em realizar um programa de melhoria de processo de testes de software efetivo. Isto ocorre por uma série de motivos, dentre os quais, podemos destacar o fato de que estes modelos são genéricos e exigem diversas adaptações para tratar as dificuldades comumente encontradas em um programa de melhoria de testes. 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