Relações familiares e desenvolvimento socioemocional infantil em contextos de vulnerabilidade social
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33787 |
Resumo: | O desenvolvimento socioemocional infantil pode ser entendido como um processo de interdependência entre as competências sociais e competências emocionais. No âmbito emocional, a autorregulação é primordial nesse desenvolvimento, e é definida como a capacidade de modificação de conduta de acordo com a necessidade ou em situações particulares. A competência social é conceituada como a capacidade de articular sentimentos, ações e pensamentos na relação com adultos e com outras criancas. Este processo é mediado principalmente pelas relações que as crianças estabelecem com os seus cuidadores no sentido de satisfazer tanto necessidades biológicas como suas necessidades de bem-estar. Famílias que vivem em situação de vulnerabilidade podem ter maiores dificuldades para estabelecer estas relações positivas com as crianças na primeira infância e consequentemente prejudicarem o desenvolvimento pleno de seus filhos. O objetivo do estudo foi compreender as relações familiares e o desenvolvimento socioemocional de crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade social. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Foi desenvolvidoem uma instituição de assistência social, localizada no bairro da Várzea, na cidade do Recife, Pernambuco. Foram estabelecidos como critérios de inclusão para participação na pesquisa: crianças na faixa etária de 6 a 60 meses que estivessem cadastradas na referida instituição e seus respectivos cuidadores. Participaram da pesquisa 30 pessoas, sendo 10 mães/responsáveis e 20 crianças. Com relação às crianças, 13 eram do sexo feminino e sete do sexo masculino. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista individual com as cuidadoras da criança, para formação do genograma familiar e avaliação do desenvolvimento socioemocional da criança se deu através do instrumento Ages and Stages Questionnaire Social emotional (ASQ- SE) na versão brasileira. Os genogramas foram desenhados a partir das simbologias conhecidas. Os dados das entrevistas foram codificados de forma descritiva e analítica, com auxílio do software Atlas.ti (versão 8.0). Nos resultados do desenvolvimento socioemocional, oito crianças apresentaram-se dentro da normalidade, oito comportamento preocupante e quatro necessitavam de avaliação adicional. A partir das análises, emergiram de forma indutiva, cinco categorias: rememorando a infância; desafios da conjugalidade; desafios da parentalidade; percepção sobre a criança e caminhos para o fortalecimento. Através da construção dos genogramas, pôde-se observar a transgeracionalidade, com repetição de comportamentos nas famílias através das três gerações estudadas. Os resultados desta dissertação reiteram a necessidade de estratégias de educação em saúde que possam promover o fortalecimento de habilidades dos cuidadores e das crianças, por meio de escuta qualificada e sensível a problemas que transcendem o setor saúde, mas fazem interface com questões sociais, relações familiares, educação e convivência comunitária. |
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A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista individual com as cuidadoras da criança, para formação do genograma familiar e avaliação do desenvolvimento socioemocional da criança se deu através do instrumento Ages and Stages Questionnaire Social emotional (ASQ- SE) na versão brasileira. Os genogramas foram desenhados a partir das simbologias conhecidas. Os dados das entrevistas foram codificados de forma descritiva e analítica, com auxílio do software Atlas.ti (versão 8.0). Nos resultados do desenvolvimento socioemocional, oito crianças apresentaram-se dentro da normalidade, oito comportamento preocupante e quatro necessitavam de avaliação adicional. A partir das análises, emergiram de forma indutiva, cinco categorias: rememorando a infância; desafios da conjugalidade; desafios da parentalidade; percepção sobre a criança e caminhos para o fortalecimento. 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Families living in situations of vulnerability may have greater difficulties in establishing these positive relationships with children in early childhood and consequently undermine the full development of their children. The objective of the study was to understand family relationships and the social-emotional development of children living in a context of social vulnerability. Descriptive, exploratory study with a qualitative approach. It was developed in a social assistance institution, located in the district of Várzea, in the city of Recife, Pernambuco. Inclusion criteria for participation in the research were established: children aged 6 to 60 months who were registered in said institution and their respective caregivers. 30 people participated in the research, being 10 mothers / guardians and 20 children. Regarding the children, 13 were female and seven were male. Data collection was done through an individual interview with the caregivers of the child, for the formation of the family genogram and evaluation of the child's social-emotional development through the Ages and Stages Social Emotional Questionnaire (ASQ-SE) in the Brazilian version. The genograms were drawn from known symbologies. The data of the interviews were codified in a descriptive and analytical way, using Atlas.ti software (version 8.0). In the results of socio-emotional development, eight children had normal results, eight had a worrying behavior and four needed additional evaluation. From the analysis of interview data, five categories emerged in an inductive manner: recalling childhood; challenges of conjugality; challenges of parenting; perception about the child and paths to empowerment. Through the construction of the genograms, it was possible to observe the transgenerationality, with repetition of behaviors in the families through the three generations studied. The results of this dissertation reiterate the need for health education strategies that can promote the strengthening of the skills of caregivers and children through qualified and sensitive listening to problems that transcend the health sector, but interface with social issues, family relationships , education and community coexistence.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento infantilRelações familiaresVulnerabilidade socialCriançaRelações familiares e desenvolvimento socioemocional infantil em contextos de vulnerabilidade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Juliane Lima Pereira da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Juliane Lima Pereira da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1394https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33787/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Juliane%20Lima%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg0fe2293f29c5cb4bf653538ad36d32e6MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Juliane Lima Pereira da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Juliane Lima Pereira da Silva.pdfapplication/pdf1601123https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33787/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Juliane%20Lima%20Pereira%20da%20Silva.pdf8b32f71ca4640d31699414d9168e93f9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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