O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Bruno Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29976
Resumo: Os avanços tecnológicos têm modificado continuamente o entretenimento moderno e a consequente relação que os fãs estabelecem entre si e com o que consomem. Nesse cenário, os esportes de audiência passaram a alcançar mercados em todo o mundo, apresentando para seus consumidores culturas que, em outrora, não teriam contato. O futebol americano e sua principal liga, a National Football League (NFL), leva seus fãs a importarem aspectos midiáticos e esportivos que representam a cultura estadunidense. Especificamente, no Brasil, as transmissões dos jogos da liga esportiva são difundidas pelos canais ESPN locais que estimulam sua audiência a interagir com eles via comentários no Twitter, umas das principais redes sociais da atualidade. A interação estabelecida entre a audiência, durante seu consumo dos jogos da NFL, se assemelha a uma comunidade virtual de marca, nesta seus fãs se reúnem para discutir suas impressões de consumo. Logo, a Netnografia foi o método escolhido para investigar a interação virtual dos fãs brasileiros durante o consumo das transmissões da NFL, sendo capaz de revelar como propicia mudanças na fruição do consumo, o exercício de identidades distintas, a negociação de aspectos de cultura distintas, a percepção de experiencias que não lhes é comum e ligações à marca e a sociabilidade inerente do consumo desta.
id UFPE_687b67de0a9446a19b4ddc52825d5476
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29976
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MOURA, Bruno Melohttp://lattes.cnpq.br/4175571719803868http://lattes.cnpq.br/2313504052405431LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza2019-04-02T19:23:18Z2019-04-02T19:23:18Z2018-02-08https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29976Os avanços tecnológicos têm modificado continuamente o entretenimento moderno e a consequente relação que os fãs estabelecem entre si e com o que consomem. Nesse cenário, os esportes de audiência passaram a alcançar mercados em todo o mundo, apresentando para seus consumidores culturas que, em outrora, não teriam contato. O futebol americano e sua principal liga, a National Football League (NFL), leva seus fãs a importarem aspectos midiáticos e esportivos que representam a cultura estadunidense. Especificamente, no Brasil, as transmissões dos jogos da liga esportiva são difundidas pelos canais ESPN locais que estimulam sua audiência a interagir com eles via comentários no Twitter, umas das principais redes sociais da atualidade. A interação estabelecida entre a audiência, durante seu consumo dos jogos da NFL, se assemelha a uma comunidade virtual de marca, nesta seus fãs se reúnem para discutir suas impressões de consumo. Logo, a Netnografia foi o método escolhido para investigar a interação virtual dos fãs brasileiros durante o consumo das transmissões da NFL, sendo capaz de revelar como propicia mudanças na fruição do consumo, o exercício de identidades distintas, a negociação de aspectos de cultura distintas, a percepção de experiencias que não lhes é comum e ligações à marca e a sociabilidade inerente do consumo desta.CNPqTechnological advances have continuously modified modern entertainment, but also relationship that fans establish with each other and with what they consume. In this scenario, broadcast sports began to reach markets around the world, presenting to their consumers cultures that, in the past, would have no contact with. Football and his major league, the National Football League (NFL), takes their fans to import media and sports aspects that represent USA culture. Specifically, in Brazil, transmissions of sports league games are broadcast on local ESPN channels that encourage their audience to interact with them via Twitter comments, one of today's top social networks. The established interaction between the audience during their consumption of NFL games resembles a virtual branded community, in this their fans get together to discuss their consumer impressions. Therefore, Netnography was the method chosen to investigate the virtual interaction of Brazilian fans during the consumption of the NFL broadcasts, being able to reveal how it facilitates changes in the enjoyment of consumption, the exercise of distinct identities, the negotiation of diferente cultures, the perception of experiences that are not common to them and attachments to the brand and the inherent sociability of hir consumption.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFãsConsumoNetnografiaO consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Bruno Melo Moura.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Bruno Melo Moura.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1416https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf.jpgc07959284aeb402e4944c6d09184bd45MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Bruno Melo Moura.pdfDISSERTAÇÃO Bruno Melo Moura.pdfapplication/pdf1777150https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf3c691c6a46a239870f45144acc248068MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Bruno Melo Moura.pdf.txtDISSERTAÇÃO Bruno Melo Moura.pdf.txtExtracted texttext/plain352895https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf.txt8506eeb76adfbd9be40792599c696379MD54123456789/299762019-10-26 01:06:49.571oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T04:06:49Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo
title O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo
spellingShingle O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo
MOURA, Bruno Melo
Fãs
Consumo
Netnografia
title_short O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo
title_full O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo
title_fullStr O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo
title_full_unstemmed O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo
title_sort O consumo produtivo dos fãs brasileiros da National Football League (NFL): uma netnografia da interação virtual estabelecida a partir das transmissões nacionais dos jogos da principal liga de futebol americano do mundo
author MOURA, Bruno Melo
author_facet MOURA, Bruno Melo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4175571719803868
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2313504052405431
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Bruno Melo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza
contributor_str_mv LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Fãs
Consumo
Netnografia
topic Fãs
Consumo
Netnografia
description Os avanços tecnológicos têm modificado continuamente o entretenimento moderno e a consequente relação que os fãs estabelecem entre si e com o que consomem. Nesse cenário, os esportes de audiência passaram a alcançar mercados em todo o mundo, apresentando para seus consumidores culturas que, em outrora, não teriam contato. O futebol americano e sua principal liga, a National Football League (NFL), leva seus fãs a importarem aspectos midiáticos e esportivos que representam a cultura estadunidense. Especificamente, no Brasil, as transmissões dos jogos da liga esportiva são difundidas pelos canais ESPN locais que estimulam sua audiência a interagir com eles via comentários no Twitter, umas das principais redes sociais da atualidade. A interação estabelecida entre a audiência, durante seu consumo dos jogos da NFL, se assemelha a uma comunidade virtual de marca, nesta seus fãs se reúnem para discutir suas impressões de consumo. Logo, a Netnografia foi o método escolhido para investigar a interação virtual dos fãs brasileiros durante o consumo das transmissões da NFL, sendo capaz de revelar como propicia mudanças na fruição do consumo, o exercício de identidades distintas, a negociação de aspectos de cultura distintas, a percepção de experiencias que não lhes é comum e ligações à marca e a sociabilidade inerente do consumo desta.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T19:23:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-02T19:23:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29976
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29976/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruno%20Melo%20Moura.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c07959284aeb402e4944c6d09184bd45
3c691c6a46a239870f45144acc248068
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
8506eeb76adfbd9be40792599c696379
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310727994703872