Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELLO, Carine Aragão de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093
Resumo: A motocicleta apresenta vantagens em relação a outros modos de transporte, como acessibilidade e rapidez, além do baixo custo para sua aquisição e manutenção. Essas vantagens podem superar os riscos associados a esse meio de transporte, principalmente aqueles associados ao envolvimento da motocicleta em sinistros de trânsito. É possível perceber que vários fatores influenciam na propriedade e uso da motocicleta e, portanto, é importante estudar como os usuários percebem esse modo de transporte. Na medida que a motocicleta gera renda, acesso a oportunidades de trabalho, de estudo, de saúde, de compras e de lazer ao mesmo tempo em que também leva as pessoas a destinos que não são alcançáveis por outros modos de transporte, a motocicleta promove o desenvolvimento urbano e a inclusão social. O objetivo dessa tese é compreender como a propriedade e uso da motocicleta, como modo de transporte, amplia as possibilidades de acesso às oportunidades socioeconômicas ofertadas pelas cidades. E a hipótese trabalhada é que os fatores como renda, falta de alternativa de outros modos de transporte, custos de aquisição e de manutenção além da agilidade da motocicleta são os principais atributos que levam os usuários a usar a motocicleta para realização de seus deslocamentos cotidianos. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos e também para destinos novos, ampliando o alcance às oportunidades/atividades. Esses fatores em conjunto contribuem para a inclusão social dos seus usuários, do ponto de vista da acessibilidade e mobilidade às atividades e territórios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com usuários de motocicleta que por meio de um questionário, avaliaram os principais fatores que influenciam o uso e a propriedade da motocicleta. O modelo de equações estruturais utilizando a estimação de mínimos quadrados parciais – PLS-SEM, foi aplicado para identificar os fatores socioeconômicos e as oportunidades alcançadas com o uso da motocicleta. Os resultados mostram que fatores sociodemográficos, econômicos, aqueles relacionados ao espaço urbano, psicológicos, de segurança, o padrão de viagem e a percepção do risco associado ao uso da motocicleta influenciam na propriedade e no uso de motocicleta. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos, ampliando o raio de alcance às oportunidades/atividades. A motocicleta contribui com a inclusão social, por atender uma parte da população de muito-baixa a média-baixa renda, por ser um veículo prático, ágil, que facilita a mobilidade e promove acesso as oportunidades ofertadas nos centros urbanos. Em virtude da sua natureza vulnerável, a motocicleta expõe seus usuários a maior risco de sinistros à exposição à poluição e às condições climáticas. Essa situação, é associada à pobreza e exclusão no transporte. Portanto, a motocicleta age ao mesmo tempo, na inclusão e exclusão social, dualidade reconhecida nas análises.
id UFPE_69c71ba6cbb807f701bb20287586f769
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55093
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MELLO, Carine Aragão dehttp://lattes.cnpq.br/5678757156375321http://lattes.cnpq.br/5541333217408107http://lattes.cnpq.br/5700316938245061MAIA, Maria Leonor AlvesOLIVEIRA, Leise Kelli de2024-02-08T17:23:44Z2024-02-08T17:23:44Z2024-02-05MELLO, Carine Aragão de. Motocicleta: uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093A motocicleta apresenta vantagens em relação a outros modos de transporte, como acessibilidade e rapidez, além do baixo custo para sua aquisição e manutenção. Essas vantagens podem superar os riscos associados a esse meio de transporte, principalmente aqueles associados ao envolvimento da motocicleta em sinistros de trânsito. É possível perceber que vários fatores influenciam na propriedade e uso da motocicleta e, portanto, é importante estudar como os usuários percebem esse modo de transporte. Na medida que a motocicleta gera renda, acesso a oportunidades de trabalho, de estudo, de saúde, de compras e de lazer ao mesmo tempo em que também leva as pessoas a destinos que não são alcançáveis por outros modos de transporte, a motocicleta promove o desenvolvimento urbano e a inclusão social. O objetivo dessa tese é compreender como a propriedade e uso da motocicleta, como modo de transporte, amplia as possibilidades de acesso às oportunidades socioeconômicas ofertadas pelas cidades. E a hipótese trabalhada é que os fatores como renda, falta de alternativa de outros modos de transporte, custos de aquisição e de manutenção além da agilidade da motocicleta são os principais atributos que levam os usuários a usar a motocicleta para realização de seus deslocamentos cotidianos. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos e também para destinos novos, ampliando o alcance às oportunidades/atividades. Esses fatores em conjunto contribuem para a inclusão social dos seus usuários, do ponto de vista da acessibilidade e mobilidade às atividades e territórios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com usuários de motocicleta que por meio de um questionário, avaliaram os principais fatores que influenciam o uso e a propriedade da motocicleta. O modelo de equações estruturais utilizando a estimação de mínimos quadrados parciais – PLS-SEM, foi aplicado para identificar os fatores socioeconômicos e as oportunidades alcançadas com o uso da motocicleta. Os resultados mostram que fatores sociodemográficos, econômicos, aqueles relacionados ao espaço urbano, psicológicos, de segurança, o padrão de viagem e a percepção do risco associado ao uso da motocicleta influenciam na propriedade e no uso de motocicleta. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos, ampliando o raio de alcance às oportunidades/atividades. A motocicleta contribui com a inclusão social, por atender uma parte da população de muito-baixa a média-baixa renda, por ser um veículo prático, ágil, que facilita a mobilidade e promove acesso as oportunidades ofertadas nos centros urbanos. Em virtude da sua natureza vulnerável, a motocicleta expõe seus usuários a maior risco de sinistros à exposição à poluição e às condições climáticas. Essa situação, é associada à pobreza e exclusão no transporte. Portanto, a motocicleta age ao mesmo tempo, na inclusão e exclusão social, dualidade reconhecida nas análises.FACEPEThe motorcycle exhibits advantages over other modes of transportation, such as accessibility and speed, in addition to its low acquisition and maintenance costs. These advantages may outweigh the risks associated with this mode of transportation, particularly those linked to motorcycle involvement in traffic incidents. It is discernible that various factors influence motorcycle ownership and usage, making it imperative to investigate how users perceive this mode of transportation. As the motorcycle generates income and facilitates access to employment, education, healthcare, shopping, and leisure, concurrently enabling travel to destinations inaccessible by other means, it fosters urban development and social inclusion. The primary objective of this thesis is to comprehend how motorcycle ownership and usage as a mode of transportation expand access to socio-economic opportunities offered by cities. The hypothesized factors, including income, lack of alternative transportation choices, acquisition and maintenance costs, and the agility of motorcycles, are posited as the main attributes leading users to employ motorcycles for their daily commutes. These factors contribute to the intensified travel for various reasons, including the pursuit of opportunities and activities, as well as exploration of new destinations, thereby broadening the scope of access to opportunities and activities. Collectively, these factors contribute to the social inclusion of motorcycle users, in terms of accessibility and mobility to various activities and territories. To achieve this understanding, a field survey was conducted with motorcycle users who, through a questionnaire, assessed the key factors influencing motorcycle usage and ownership. The structural equation model, utilizing partial least squares estimation (PLS-SEM), was employed to identify socio-economic factors and opportunities attained through motorcycle usage. The results indicate that sociodemographic, economic, urban space-related, psychological, safety- related, travel pattern, and risk perception factors associated with motorcycle use influence motorcycle ownership and usage. These factors contribute to intensified travel for various reasons, expanding the radius of access to opportunities and activities. The motorcycle contributes to social inclusion by catering to a segment of the population with very-low to middle-low income, serving as a practical and agile vehicle that facilitates mobility and provides access to opportunities in urban centers. Due to its vulnerable nature, the motorcycle exposes its users to a higher risk of incidents, pollution exposure, and adverse weather conditions. This situation is associated with poverty and exclusion in transportation. Therefore, the motorcycle simultaneously acts in social inclusion and exclusion, a duality recognized in the analyses.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilMotocicletaInclusão socialMeios de transportePropriedadeUso de motocicletaMotocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Carine Aragao de Mello.pdfTESE Carine Aragao de Mello.pdfapplication/pdf4428926https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/1/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf1c3e8afaa281caa8fa216d201840ae47MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTTESE Carine Aragao de Mello.pdf.txtTESE Carine Aragao de Mello.pdf.txtExtracted texttext/plain252142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/4/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf.txt28b83de23ccd7222ee5b167d9ca96110MD54THUMBNAILTESE Carine Aragao de Mello.pdf.jpgTESE Carine Aragao de Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/5/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf.jpge59fd8d79d3bfe327ca0f56c0ab156f8MD55123456789/550932024-02-09 02:25:00.999oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55093VGVybW8gZGUgRGVww7NzaXRvIExlZ2FsIGUgQXV0b3JpemHDp8OjbyBwYXJhIFB1YmxpY2l6YcOnw6NvIGRlIERvY3VtZW50b3Mgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRQoKCkRlY2xhcm8gZXN0YXIgY2llbnRlIGRlIHF1ZSBlc3RlIFRlcm1vIGRlIERlcMOzc2l0byBMZWdhbCBlIEF1dG9yaXphw6fDo28gdGVtIG8gb2JqZXRpdm8gZGUgZGl2dWxnYcOnw6NvIGRvcyBkb2N1bWVudG9zIGRlcG9zaXRhZG9zIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBEaWdpdGFsIGRhIFVGUEUgZSBkZWNsYXJvIHF1ZToKCkkgLSBvcyBkYWRvcyBwcmVlbmNoaWRvcyBubyBmb3JtdWzDoXJpbyBkZSBkZXDDs3NpdG8gc8OjbyB2ZXJkYWRlaXJvcyBlIGF1dMOqbnRpY29zOwoKSUkgLSAgbyBjb250ZcO6ZG8gZGlzcG9uaWJpbGl6YWRvIMOpIGRlIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgZGUgc3VhIGF1dG9yaWE7CgpJSUkgLSBvIGNvbnRlw7pkbyDDqSBvcmlnaW5hbCwgZSBzZSBvIHRyYWJhbGhvIGUvb3UgcGFsYXZyYXMgZGUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgZm9yYW0gdXRpbGl6YWRvcywgZXN0YXMgZm9yYW0gZGV2aWRhbWVudGUgcmVjb25oZWNpZGFzOwoKSVYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIG9icmEgY29sZXRpdmEgKG1haXMgZGUgdW0gYXV0b3IpOiB0b2RvcyBvcyBhdXRvcmVzIGVzdMOjbyBjaWVudGVzIGRvIGRlcMOzc2l0byBlIGRlIGFjb3JkbyBjb20gZXN0ZSB0ZXJtbzsKClYgLSBxdWFuZG8gdHJhdGFyLXNlIGRlIFRyYWJhbGhvIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28sIERpc3NlcnRhw6fDo28gb3UgVGVzZTogbyBhcnF1aXZvIGRlcG9zaXRhZG8gY29ycmVzcG9uZGUgw6AgdmVyc8OjbyBmaW5hbCBkbyB0cmFiYWxobzsKClZJIC0gcXVhbmRvIHRyYXRhci1zZSBkZSBUcmFiYWxobyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvLCBEaXNzZXJ0YcOnw6NvIG91IFRlc2U6IGVzdG91IGNpZW50ZSBkZSBxdWUgYSBhbHRlcmHDp8OjbyBkYSBtb2RhbGlkYWRlIGRlIGFjZXNzbyBhbyBkb2N1bWVudG8gYXDDs3MgbyBkZXDDs3NpdG8gZSBhbnRlcyBkZSBmaW5kYXIgbyBwZXLDrW9kbyBkZSBlbWJhcmdvLCBxdWFuZG8gZm9yIGVzY29saGlkbyBhY2Vzc28gcmVzdHJpdG8sIHNlcsOhIHBlcm1pdGlkYSBtZWRpYW50ZSBzb2xpY2l0YcOnw6NvIGRvIChhKSBhdXRvciAoYSkgYW8gU2lzdGVtYSBJbnRlZ3JhZG8gZGUgQmlibGlvdGVjYXMgZGEgVUZQRSAoU0lCL1VGUEUpLgoKIApQYXJhIHRyYWJhbGhvcyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvOgoKTmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIGF1dG9yIHF1ZSByZWNhZW0gc29icmUgZXN0ZSBkb2N1bWVudG8sIGZ1bmRhbWVudGFkbyBuYSBMZWkgZGUgRGlyZWl0byBBdXRvcmFsIG5vIDkuNjEwLCBkZSAxOSBkZSBmZXZlcmVpcm8gZGUgMTk5OCwgYXJ0LiAyOSwgaW5jaXNvIElJSSwgYXV0b3Jpem8gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YXIgZ3JhdHVpdGFtZW50ZSwgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkIChhcXVpc2nDp8OjbykgYXRyYXbDqXMgZG8gc2l0ZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gRGlnaXRhbCBkYSBVRlBFIG5vIGVuZGVyZcOnbyBodHRwOi8vd3d3LnJlcG9zaXRvcmlvLnVmcGUuYnIsIGEgcGFydGlyIGRhIGRhdGEgZGUgZGVww7NzaXRvLgoKIApQYXJhIHRyYWJhbGhvcyBlbSBBY2Vzc28gUmVzdHJpdG86CgpOYSBxdWFsaWRhZGUgZGUgdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgYXV0b3IgcXVlIHJlY2FlbSBzb2JyZSBlc3RlIGRvY3VtZW50bywgZnVuZGFtZW50YWRvIG5hIExlaSBkZSBEaXJlaXRvIEF1dG9yYWwgbm8gOS42MTAgZGUgMTkgZGUgZmV2ZXJlaXJvIGRlIDE5OTgsIGFydC4gMjksIGluY2lzbyBJSUksIGF1dG9yaXpvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgUGVybmFtYnVjbyBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIGdyYXR1aXRhbWVudGUsIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCAoYXF1aXNpw6fDo28pIGF0cmF2w6lzIGRvIHNpdGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIERpZ2l0YWwgZGEgVUZQRSBubyBlbmRlcmXDp28gaHR0cDovL3d3dy5yZXBvc2l0b3Jpby51ZnBlLmJyLCBxdWFuZG8gZmluZGFyIG8gcGVyw61vZG8gZGUgZW1iYXJnbyBjb25kaXplbnRlIGFvIHRpcG8gZGUgZG9jdW1lbnRvLCBjb25mb3JtZSBpbmRpY2FkbyBubyBjYW1wbyBEYXRhIGRlIEVtYmFyZ28uCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-02-09T05:25Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
title Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
spellingShingle Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
MELLO, Carine Aragão de
Engenharia Civil
Motocicleta
Inclusão social
Meios de transporte
Propriedade
Uso de motocicleta
title_short Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
title_full Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
title_fullStr Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
title_full_unstemmed Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
title_sort Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
author MELLO, Carine Aragão de
author_facet MELLO, Carine Aragão de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5678757156375321
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5541333217408107
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5700316938245061
dc.contributor.author.fl_str_mv MELLO, Carine Aragão de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MAIA, Maria Leonor Alves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv OLIVEIRA, Leise Kelli de
contributor_str_mv MAIA, Maria Leonor Alves
OLIVEIRA, Leise Kelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Civil
Motocicleta
Inclusão social
Meios de transporte
Propriedade
Uso de motocicleta
topic Engenharia Civil
Motocicleta
Inclusão social
Meios de transporte
Propriedade
Uso de motocicleta
description A motocicleta apresenta vantagens em relação a outros modos de transporte, como acessibilidade e rapidez, além do baixo custo para sua aquisição e manutenção. Essas vantagens podem superar os riscos associados a esse meio de transporte, principalmente aqueles associados ao envolvimento da motocicleta em sinistros de trânsito. É possível perceber que vários fatores influenciam na propriedade e uso da motocicleta e, portanto, é importante estudar como os usuários percebem esse modo de transporte. Na medida que a motocicleta gera renda, acesso a oportunidades de trabalho, de estudo, de saúde, de compras e de lazer ao mesmo tempo em que também leva as pessoas a destinos que não são alcançáveis por outros modos de transporte, a motocicleta promove o desenvolvimento urbano e a inclusão social. O objetivo dessa tese é compreender como a propriedade e uso da motocicleta, como modo de transporte, amplia as possibilidades de acesso às oportunidades socioeconômicas ofertadas pelas cidades. E a hipótese trabalhada é que os fatores como renda, falta de alternativa de outros modos de transporte, custos de aquisição e de manutenção além da agilidade da motocicleta são os principais atributos que levam os usuários a usar a motocicleta para realização de seus deslocamentos cotidianos. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos e também para destinos novos, ampliando o alcance às oportunidades/atividades. Esses fatores em conjunto contribuem para a inclusão social dos seus usuários, do ponto de vista da acessibilidade e mobilidade às atividades e territórios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com usuários de motocicleta que por meio de um questionário, avaliaram os principais fatores que influenciam o uso e a propriedade da motocicleta. O modelo de equações estruturais utilizando a estimação de mínimos quadrados parciais – PLS-SEM, foi aplicado para identificar os fatores socioeconômicos e as oportunidades alcançadas com o uso da motocicleta. Os resultados mostram que fatores sociodemográficos, econômicos, aqueles relacionados ao espaço urbano, psicológicos, de segurança, o padrão de viagem e a percepção do risco associado ao uso da motocicleta influenciam na propriedade e no uso de motocicleta. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos, ampliando o raio de alcance às oportunidades/atividades. A motocicleta contribui com a inclusão social, por atender uma parte da população de muito-baixa a média-baixa renda, por ser um veículo prático, ágil, que facilita a mobilidade e promove acesso as oportunidades ofertadas nos centros urbanos. Em virtude da sua natureza vulnerável, a motocicleta expõe seus usuários a maior risco de sinistros à exposição à poluição e às condições climáticas. Essa situação, é associada à pobreza e exclusão no transporte. Portanto, a motocicleta age ao mesmo tempo, na inclusão e exclusão social, dualidade reconhecida nas análises.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-08T17:23:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-08T17:23:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Carine Aragão de. Motocicleta: uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093
identifier_str_mv MELLO, Carine Aragão de. Motocicleta: uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/1/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/4/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/5/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c3e8afaa281caa8fa216d201840ae47
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
28b83de23ccd7222ee5b167d9ca96110
e59fd8d79d3bfe327ca0f56c0ab156f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310805329281024