Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093 |
Resumo: | A motocicleta apresenta vantagens em relação a outros modos de transporte, como acessibilidade e rapidez, além do baixo custo para sua aquisição e manutenção. Essas vantagens podem superar os riscos associados a esse meio de transporte, principalmente aqueles associados ao envolvimento da motocicleta em sinistros de trânsito. É possível perceber que vários fatores influenciam na propriedade e uso da motocicleta e, portanto, é importante estudar como os usuários percebem esse modo de transporte. Na medida que a motocicleta gera renda, acesso a oportunidades de trabalho, de estudo, de saúde, de compras e de lazer ao mesmo tempo em que também leva as pessoas a destinos que não são alcançáveis por outros modos de transporte, a motocicleta promove o desenvolvimento urbano e a inclusão social. O objetivo dessa tese é compreender como a propriedade e uso da motocicleta, como modo de transporte, amplia as possibilidades de acesso às oportunidades socioeconômicas ofertadas pelas cidades. E a hipótese trabalhada é que os fatores como renda, falta de alternativa de outros modos de transporte, custos de aquisição e de manutenção além da agilidade da motocicleta são os principais atributos que levam os usuários a usar a motocicleta para realização de seus deslocamentos cotidianos. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos e também para destinos novos, ampliando o alcance às oportunidades/atividades. Esses fatores em conjunto contribuem para a inclusão social dos seus usuários, do ponto de vista da acessibilidade e mobilidade às atividades e territórios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com usuários de motocicleta que por meio de um questionário, avaliaram os principais fatores que influenciam o uso e a propriedade da motocicleta. O modelo de equações estruturais utilizando a estimação de mínimos quadrados parciais – PLS-SEM, foi aplicado para identificar os fatores socioeconômicos e as oportunidades alcançadas com o uso da motocicleta. Os resultados mostram que fatores sociodemográficos, econômicos, aqueles relacionados ao espaço urbano, psicológicos, de segurança, o padrão de viagem e a percepção do risco associado ao uso da motocicleta influenciam na propriedade e no uso de motocicleta. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos, ampliando o raio de alcance às oportunidades/atividades. A motocicleta contribui com a inclusão social, por atender uma parte da população de muito-baixa a média-baixa renda, por ser um veículo prático, ágil, que facilita a mobilidade e promove acesso as oportunidades ofertadas nos centros urbanos. Em virtude da sua natureza vulnerável, a motocicleta expõe seus usuários a maior risco de sinistros à exposição à poluição e às condições climáticas. Essa situação, é associada à pobreza e exclusão no transporte. Portanto, a motocicleta age ao mesmo tempo, na inclusão e exclusão social, dualidade reconhecida nas análises. |
id |
UFPE_69c71ba6cbb807f701bb20287586f769 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55093 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
MELLO, Carine Aragão dehttp://lattes.cnpq.br/5678757156375321http://lattes.cnpq.br/5541333217408107http://lattes.cnpq.br/5700316938245061MAIA, Maria Leonor AlvesOLIVEIRA, Leise Kelli de2024-02-08T17:23:44Z2024-02-08T17:23:44Z2024-02-05MELLO, Carine Aragão de. Motocicleta: uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093A motocicleta apresenta vantagens em relação a outros modos de transporte, como acessibilidade e rapidez, além do baixo custo para sua aquisição e manutenção. Essas vantagens podem superar os riscos associados a esse meio de transporte, principalmente aqueles associados ao envolvimento da motocicleta em sinistros de trânsito. É possível perceber que vários fatores influenciam na propriedade e uso da motocicleta e, portanto, é importante estudar como os usuários percebem esse modo de transporte. Na medida que a motocicleta gera renda, acesso a oportunidades de trabalho, de estudo, de saúde, de compras e de lazer ao mesmo tempo em que também leva as pessoas a destinos que não são alcançáveis por outros modos de transporte, a motocicleta promove o desenvolvimento urbano e a inclusão social. O objetivo dessa tese é compreender como a propriedade e uso da motocicleta, como modo de transporte, amplia as possibilidades de acesso às oportunidades socioeconômicas ofertadas pelas cidades. E a hipótese trabalhada é que os fatores como renda, falta de alternativa de outros modos de transporte, custos de aquisição e de manutenção além da agilidade da motocicleta são os principais atributos que levam os usuários a usar a motocicleta para realização de seus deslocamentos cotidianos. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos e também para destinos novos, ampliando o alcance às oportunidades/atividades. Esses fatores em conjunto contribuem para a inclusão social dos seus usuários, do ponto de vista da acessibilidade e mobilidade às atividades e territórios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com usuários de motocicleta que por meio de um questionário, avaliaram os principais fatores que influenciam o uso e a propriedade da motocicleta. O modelo de equações estruturais utilizando a estimação de mínimos quadrados parciais – PLS-SEM, foi aplicado para identificar os fatores socioeconômicos e as oportunidades alcançadas com o uso da motocicleta. Os resultados mostram que fatores sociodemográficos, econômicos, aqueles relacionados ao espaço urbano, psicológicos, de segurança, o padrão de viagem e a percepção do risco associado ao uso da motocicleta influenciam na propriedade e no uso de motocicleta. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos, ampliando o raio de alcance às oportunidades/atividades. A motocicleta contribui com a inclusão social, por atender uma parte da população de muito-baixa a média-baixa renda, por ser um veículo prático, ágil, que facilita a mobilidade e promove acesso as oportunidades ofertadas nos centros urbanos. Em virtude da sua natureza vulnerável, a motocicleta expõe seus usuários a maior risco de sinistros à exposição à poluição e às condições climáticas. Essa situação, é associada à pobreza e exclusão no transporte. Portanto, a motocicleta age ao mesmo tempo, na inclusão e exclusão social, dualidade reconhecida nas análises.FACEPEThe motorcycle exhibits advantages over other modes of transportation, such as accessibility and speed, in addition to its low acquisition and maintenance costs. These advantages may outweigh the risks associated with this mode of transportation, particularly those linked to motorcycle involvement in traffic incidents. It is discernible that various factors influence motorcycle ownership and usage, making it imperative to investigate how users perceive this mode of transportation. As the motorcycle generates income and facilitates access to employment, education, healthcare, shopping, and leisure, concurrently enabling travel to destinations inaccessible by other means, it fosters urban development and social inclusion. The primary objective of this thesis is to comprehend how motorcycle ownership and usage as a mode of transportation expand access to socio-economic opportunities offered by cities. The hypothesized factors, including income, lack of alternative transportation choices, acquisition and maintenance costs, and the agility of motorcycles, are posited as the main attributes leading users to employ motorcycles for their daily commutes. These factors contribute to the intensified travel for various reasons, including the pursuit of opportunities and activities, as well as exploration of new destinations, thereby broadening the scope of access to opportunities and activities. Collectively, these factors contribute to the social inclusion of motorcycle users, in terms of accessibility and mobility to various activities and territories. To achieve this understanding, a field survey was conducted with motorcycle users who, through a questionnaire, assessed the key factors influencing motorcycle usage and ownership. The structural equation model, utilizing partial least squares estimation (PLS-SEM), was employed to identify socio-economic factors and opportunities attained through motorcycle usage. The results indicate that sociodemographic, economic, urban space-related, psychological, safety- related, travel pattern, and risk perception factors associated with motorcycle use influence motorcycle ownership and usage. These factors contribute to intensified travel for various reasons, expanding the radius of access to opportunities and activities. The motorcycle contributes to social inclusion by catering to a segment of the population with very-low to middle-low income, serving as a practical and agile vehicle that facilitates mobility and provides access to opportunities in urban centers. Due to its vulnerable nature, the motorcycle exposes its users to a higher risk of incidents, pollution exposure, and adverse weather conditions. This situation is associated with poverty and exclusion in transportation. Therefore, the motorcycle simultaneously acts in social inclusion and exclusion, a duality recognized in the analyses.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilMotocicletaInclusão socialMeios de transportePropriedadeUso de motocicletaMotocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Carine Aragao de Mello.pdfTESE Carine Aragao de Mello.pdfapplication/pdf4428926https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/1/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf1c3e8afaa281caa8fa216d201840ae47MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTTESE Carine Aragao de Mello.pdf.txtTESE Carine Aragao de Mello.pdf.txtExtracted texttext/plain252142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/4/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf.txt28b83de23ccd7222ee5b167d9ca96110MD54THUMBNAILTESE Carine Aragao de Mello.pdf.jpgTESE Carine Aragao de Mello.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/5/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf.jpge59fd8d79d3bfe327ca0f56c0ab156f8MD55123456789/550932024-02-09 02:25:00.999oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-02-09T05:25Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas |
title |
Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas |
spellingShingle |
Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas MELLO, Carine Aragão de Engenharia Civil Motocicleta Inclusão social Meios de transporte Propriedade Uso de motocicleta |
title_short |
Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas |
title_full |
Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas |
title_fullStr |
Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas |
title_full_unstemmed |
Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas |
title_sort |
Motocicleta : uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas |
author |
MELLO, Carine Aragão de |
author_facet |
MELLO, Carine Aragão de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5678757156375321 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5541333217408107 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5700316938245061 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELLO, Carine Aragão de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MAIA, Maria Leonor Alves |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Leise Kelli de |
contributor_str_mv |
MAIA, Maria Leonor Alves OLIVEIRA, Leise Kelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Civil Motocicleta Inclusão social Meios de transporte Propriedade Uso de motocicleta |
topic |
Engenharia Civil Motocicleta Inclusão social Meios de transporte Propriedade Uso de motocicleta |
description |
A motocicleta apresenta vantagens em relação a outros modos de transporte, como acessibilidade e rapidez, além do baixo custo para sua aquisição e manutenção. Essas vantagens podem superar os riscos associados a esse meio de transporte, principalmente aqueles associados ao envolvimento da motocicleta em sinistros de trânsito. É possível perceber que vários fatores influenciam na propriedade e uso da motocicleta e, portanto, é importante estudar como os usuários percebem esse modo de transporte. Na medida que a motocicleta gera renda, acesso a oportunidades de trabalho, de estudo, de saúde, de compras e de lazer ao mesmo tempo em que também leva as pessoas a destinos que não são alcançáveis por outros modos de transporte, a motocicleta promove o desenvolvimento urbano e a inclusão social. O objetivo dessa tese é compreender como a propriedade e uso da motocicleta, como modo de transporte, amplia as possibilidades de acesso às oportunidades socioeconômicas ofertadas pelas cidades. E a hipótese trabalhada é que os fatores como renda, falta de alternativa de outros modos de transporte, custos de aquisição e de manutenção além da agilidade da motocicleta são os principais atributos que levam os usuários a usar a motocicleta para realização de seus deslocamentos cotidianos. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos e também para destinos novos, ampliando o alcance às oportunidades/atividades. Esses fatores em conjunto contribuem para a inclusão social dos seus usuários, do ponto de vista da acessibilidade e mobilidade às atividades e territórios. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com usuários de motocicleta que por meio de um questionário, avaliaram os principais fatores que influenciam o uso e a propriedade da motocicleta. O modelo de equações estruturais utilizando a estimação de mínimos quadrados parciais – PLS-SEM, foi aplicado para identificar os fatores socioeconômicos e as oportunidades alcançadas com o uso da motocicleta. Os resultados mostram que fatores sociodemográficos, econômicos, aqueles relacionados ao espaço urbano, psicológicos, de segurança, o padrão de viagem e a percepção do risco associado ao uso da motocicleta influenciam na propriedade e no uso de motocicleta. Esses fatores contribuem para a intensificação de viagens por diversos motivos, ampliando o raio de alcance às oportunidades/atividades. A motocicleta contribui com a inclusão social, por atender uma parte da população de muito-baixa a média-baixa renda, por ser um veículo prático, ágil, que facilita a mobilidade e promove acesso as oportunidades ofertadas nos centros urbanos. Em virtude da sua natureza vulnerável, a motocicleta expõe seus usuários a maior risco de sinistros à exposição à poluição e às condições climáticas. Essa situação, é associada à pobreza e exclusão no transporte. Portanto, a motocicleta age ao mesmo tempo, na inclusão e exclusão social, dualidade reconhecida nas análises. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-08T17:23:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-08T17:23:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELLO, Carine Aragão de. Motocicleta: uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093 |
identifier_str_mv |
MELLO, Carine Aragão de. Motocicleta: uso e propriedade no alcance às oportunidades socioeconômicas. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/1/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/4/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55093/5/TESE%20Carine%20Aragao%20de%20Mello.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c3e8afaa281caa8fa216d201840ae47 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 28b83de23ccd7222ee5b167d9ca96110 e59fd8d79d3bfe327ca0f56c0ab156f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310805329281024 |