A pesquisa brasileira em robótica pedagógica : um mapeamento sistemático com foco na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Robson Souto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34195
Resumo: O desenvolvimento de tecnologias em geral, e em particular as relacionadas à informática vem contribuindo para o aumento do interesse de pesquisadores em avaliar as possibilidades de aplicação em diversas áreas da atividade humana; um bom exemplo é a Robótica Pedagógica. Nesse direcionamento, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a produção acadêmico-científica brasileira sobre Robótica Pedagógica na Educação Básica. Para tanto, realizamos um Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) acerca da produção científica no período referente à 1º de janeiro de 2001 a 31 de Dezembro de 2017. Foram elencadas quatro questões de pesquisa: 1) Quais são as regiões, as instituições e áreas que produziram pesquisas em nível de Mestrado e Doutorado em Robótica Pedagógica no Brasil no período em estudo? 2) Quais são as características dos kits de robótica que vem sendo utilizados nas pesquisas? 3) Quais são as teorias que embasaram as pesquisas em Robótica Pedagógica nesse período? 4) Quais as metodologias de pesquisa utilizadas nas investigações com Robótica Pedagógica no período? De acordo com nossas análises a produção de pesquisa em RP a nível Stricto Sensu vem crescendo a uma taxa de 52,7% por ano. Mas o número de trabalhos defendidos se intensificou a partir do ano de 2013, pois 70,83% das investigações da amostra foram defendidas a partir desse ano. Constatamos também que aproximadamente 89% das pesquisas foram produzidas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país com destaque para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio Grande do Norte e Paraíba; juntos esses estados foram responsáveis por das investigações da amostra. Não foram identificadas pesquisas em RP na região Centro-Oeste. Além disso, foram identificadas 22 instituições de pesquisa que vem trabalhando na área; dentre as quais se destacaram as universidades UFRN, UEPB, UFRGS, USP, PUC-SP e UFAM, estas aparecem como maiores produtoras de pesquisa na área; juntas foram responsáveis por 47,92% do total da amostra. Ademais, identificamos que 86% das instituições são públicas. Esta investigação ainda revelou a necessidade de realização de pesquisas na Educação Infantil e no Ensino Médio; apenas 27,08% da amostra teve foco a última etapa da Educação Básica. Além disso, constatamos que as pesquisas em RP vêm sendo realizadas em 24 programas de Pós-Graduação os quais foram sintetizados em 8 grandes áreas do conhecimento: Engenharia, Informática, Educação, Ensino, Formação Científica, Comunicação, Matemática e Tecnologia. Nosso trabalho também revelou que grande parte das pesquisas não foi realizada na área Educação/Ensino, aproximadamente 42% da amostra. Já com relação aos kits robóticos, identificamos que 41,67% da amostra utilizaram kits da marca LEGO e outros 25% utilizaram Robótica Pedagógica Livre. Outros kits identificados foram os das marcas Fischertechnik, Modelix, Super Robby, Cyberbox, Atto Educacional, AttoBox e o robô NAO. Também foi constatado um crescimento do uso dos Ambientes Virtuais de Robótica Pedagógica. Além disso, constatamos 29 campos teóricos que vêm fundamentando as investigações; destacando-se o Construtivismo, Construcionismo, a Relação Tecnologia/Educação, Inteligência Artificial o Sociointeracionismo. Em 3 trabalhos não foi possível identificar a fundamentação teórica. Outra característica identificada foi a preferência pela pesquisa Descritiva/explicativa, foram 45,83% da amostra. Também detectamos indícios da necessidade de criação de métodos mais adequados de pesquisa em Robótica Pedagógica.
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Foram elencadas quatro questões de pesquisa: 1) Quais são as regiões, as instituições e áreas que produziram pesquisas em nível de Mestrado e Doutorado em Robótica Pedagógica no Brasil no período em estudo? 2) Quais são as características dos kits de robótica que vem sendo utilizados nas pesquisas? 3) Quais são as teorias que embasaram as pesquisas em Robótica Pedagógica nesse período? 4) Quais as metodologias de pesquisa utilizadas nas investigações com Robótica Pedagógica no período? De acordo com nossas análises a produção de pesquisa em RP a nível Stricto Sensu vem crescendo a uma taxa de 52,7% por ano. Mas o número de trabalhos defendidos se intensificou a partir do ano de 2013, pois 70,83% das investigações da amostra foram defendidas a partir desse ano. Constatamos também que aproximadamente 89% das pesquisas foram produzidas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país com destaque para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio Grande do Norte e Paraíba; juntos esses estados foram responsáveis por das investigações da amostra. Não foram identificadas pesquisas em RP na região Centro-Oeste. Além disso, foram identificadas 22 instituições de pesquisa que vem trabalhando na área; dentre as quais se destacaram as universidades UFRN, UEPB, UFRGS, USP, PUC-SP e UFAM, estas aparecem como maiores produtoras de pesquisa na área; juntas foram responsáveis por 47,92% do total da amostra. Ademais, identificamos que 86% das instituições são públicas. Esta investigação ainda revelou a necessidade de realização de pesquisas na Educação Infantil e no Ensino Médio; apenas 27,08% da amostra teve foco a última etapa da Educação Básica. Além disso, constatamos que as pesquisas em RP vêm sendo realizadas em 24 programas de Pós-Graduação os quais foram sintetizados em 8 grandes áreas do conhecimento: Engenharia, Informática, Educação, Ensino, Formação Científica, Comunicação, Matemática e Tecnologia. Nosso trabalho também revelou que grande parte das pesquisas não foi realizada na área Educação/Ensino, aproximadamente 42% da amostra. Já com relação aos kits robóticos, identificamos que 41,67% da amostra utilizaram kits da marca LEGO e outros 25% utilizaram Robótica Pedagógica Livre. Outros kits identificados foram os das marcas Fischertechnik, Modelix, Super Robby, Cyberbox, Atto Educacional, AttoBox e o robô NAO. Também foi constatado um crescimento do uso dos Ambientes Virtuais de Robótica Pedagógica. Além disso, constatamos 29 campos teóricos que vêm fundamentando as investigações; destacando-se o Construtivismo, Construcionismo, a Relação Tecnologia/Educação, Inteligência Artificial o Sociointeracionismo. Em 3 trabalhos não foi possível identificar a fundamentação teórica. Outra característica identificada foi a preferência pela pesquisa Descritiva/explicativa, foram 45,83% da amostra. Também detectamos indícios da necessidade de criação de métodos mais adequados de pesquisa em Robótica Pedagógica.The development of technologies in general, and in particular those related to computer science has been contributing to the increase of the interest of researchers in evaluating the possibilities of application in several areas of human activity; a good example is Pedagogical Robotics. Thus, the main goal of this research is to analyze the Brazilian academic-scientific production about Pedagogical Robotics in Basic Education. In order to do it, we performed a Systematic Literature Mapping (SLM) in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) about scientific production from January 1, 2001 to December 31, 2017. Four research questions were listed: 1) What are the regions, institutions and fields that produced research at Masters and PhD levels in Pedagogical Robotics in Brazil during the study period? 2) What are the characteristics of the robotic kits that have been used in the research? 3) What are the theories that supported the research in Pedagogical Robotics in this period? 4) What are the research methodologies used in Pedagogical Robotics investigations in the period? According to our analyzes, the production of PR research at the Stricto Sensu level has been growing at a rate of 52.7% per year. But the number of papers presented intensified from the year 2013, since 70.83% of the samples were presented as of that year. We also found that approximately 89% of the researches were produced in the South, Southeast and Northeast regions of the country, with emphasis on the states of São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio Grande do Norte and Paraíba; together these states accounted for 3/4 of the samples. No RP research was identified in the Midwest region. Furthermore, we identified 22 research institutions that have been working in the field; among which UFRN, UEPB, UFRGS, USP, PUC-SP and UFAM universities stand out as the largest research producers in the area; together accounted for 47.92% of the total sample. In addition, we identified that 86% of the institutions are public. This research also revealed the need to conduct research in Early Childhood Education and Secondary Education; only 27.08% of the sample was focused on the last stage of Basic Education. In addition, we found that the research in RP has been carried out in 24 graduate programs, which were synthesized in 8 major areas of knowledge: Engineering, Informatics, Education, Teaching, Scientific Training, Communication, Mathematics and Technology. Our work also revealed that a great part of the research was not carried out in the Education / Teaching area, approximately 42% of the sample. Regarding robotic kits, we identified that 41.67% of the sample used LEGO kits and another 25% used Free Pedagogical Robotics. Other kits identified were Fischertechnik, Modelix, Super Robby, Cyberbox, Atto Educational, AttoBox and the NAO robot. There was also noticed an increase in the use of Virtual Environments of Pedagogical Robotics. Moreover, we found 29 theoretical fields that have been the basis of the investigations; such as Constructivism, Constructionism, Technology / Education Relation, Artificial Intelligence or Sociointeractionism. In 3 papers it was not possible to identify the theoretical framework. Another characteristic identified was the preference for Descriptive / explanatory research, were 45.83% of the sample. We also detected evidence of the need to create more appropriate methods of research in Pedagogical Robotics.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação básicaRobóticaTecnologia educacionalUFPE - Pós-graduaçãoA pesquisa brasileira em robótica pedagógica : um mapeamento sistemático com foco na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Robson Souto Brito.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Robson Souto Brito.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34195/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Robson%20Souto%20Brito.pdf.jpgc3f35433669b569ffdc693a90f9d3a39MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Robson Souto Brito.pdfDISSERTAÇÃO Robson Souto Brito.pdfapplication/pdf2249970https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34195/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Robson%20Souto%20Brito.pdf20761ebc07e73faa89d2a799712910b4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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