A dinâmica interacional de participantes de uma rede social gamificada
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18287 |
Resumo: | A presente investigação teve como objetivo central analisar a dinâmica interacional entre os participantes em uma rede social gamificada. As redes sociais online são um fenômeno novo, todavia cada vez mais presente na sociedade contemporânea, que vem possibilitando novas formas de interação. Concomitantemente ao crescimento das redes sociais online, acontece também a disseminação e desenvolvimento dos jogos digitais. Estes dois elementos têm propiciado o surgimento das redes sociais gamificadas, que são redes sociais permeadas e constituídas tendo como base a lógica e mecânica dos jogos. Sobre as redes sociais gamificadas poucas são as pesquisas, o que denota a necessidade de empreender estudos sobre o tema. Porquanto Meira e Meira (2004) já asseveraram que a emergência e a formatação das redes sociais podem afetar qualitativamente e quantitativamente os processos de interação social. Em termos teóricos, com o objetivo de analisar aspectos deste impacto nas interações sociais, a presente pesquisa se ancora em dois arcabouços: 1- Na perspectiva sócio-histórica de Vigotski (2000) que enfatiza a importâncias das interações sociais e dos ambientes nos quais estas ocorrem para o desenvolvimento do ser humano; 2- Na concepção hermenêutica de linguagem de Gadamer (2000) que explicita uma compreensão da linguagem por meio de elementos intersubjetivos, propondo assim uma abordagem dialógica. Este estudo está circunscrito em uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Elaborou-se uma compreensão sobre a dimensão estrutural da dinâmica interacional entre os participantes em uma rede social gamificada. Para tanto, foi utilizada na análise das redes sociais dentro do modelo proposto por Melo (2007). Adicionalmente investigou-se aspectos dos significados produzidos nestas interações, através de uma análise hermenêutica com base em Gadamer (2000). Porquanto, ao abarcar essas duas dimensões de análise, acredita-se foi possível construir um entendimento adequado da dinâmica interacional. Os resultados ilustraram as especificidades das interações que se estabelecem dentro de uma rede social gamificada, essas especificidades existem tanto no âmbito estrutural quando observado os padrões, quanto no das interações quando analisados os conteúdos semióticos que permitiram perceber como as temáticas interativas são próprias do jogo. |
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OLIVEIRA FILHO, Ananias Queiroga dehttp://lattes.cnpq.br/6673103119336533http://lattes.cnpq.br/0903590025049309MEIRA, Luciano2017-02-06T17:18:35Z2017-02-06T17:18:35Z2012-12-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18287ark:/64986/001300000m3ncA presente investigação teve como objetivo central analisar a dinâmica interacional entre os participantes em uma rede social gamificada. As redes sociais online são um fenômeno novo, todavia cada vez mais presente na sociedade contemporânea, que vem possibilitando novas formas de interação. Concomitantemente ao crescimento das redes sociais online, acontece também a disseminação e desenvolvimento dos jogos digitais. Estes dois elementos têm propiciado o surgimento das redes sociais gamificadas, que são redes sociais permeadas e constituídas tendo como base a lógica e mecânica dos jogos. Sobre as redes sociais gamificadas poucas são as pesquisas, o que denota a necessidade de empreender estudos sobre o tema. Porquanto Meira e Meira (2004) já asseveraram que a emergência e a formatação das redes sociais podem afetar qualitativamente e quantitativamente os processos de interação social. Em termos teóricos, com o objetivo de analisar aspectos deste impacto nas interações sociais, a presente pesquisa se ancora em dois arcabouços: 1- Na perspectiva sócio-histórica de Vigotski (2000) que enfatiza a importâncias das interações sociais e dos ambientes nos quais estas ocorrem para o desenvolvimento do ser humano; 2- Na concepção hermenêutica de linguagem de Gadamer (2000) que explicita uma compreensão da linguagem por meio de elementos intersubjetivos, propondo assim uma abordagem dialógica. Este estudo está circunscrito em uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Elaborou-se uma compreensão sobre a dimensão estrutural da dinâmica interacional entre os participantes em uma rede social gamificada. Para tanto, foi utilizada na análise das redes sociais dentro do modelo proposto por Melo (2007). 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Concurrent with the growth of online social networks, it also happens the spread and development of digital games. These two factors have led to the emergence of social networks gamificadas, which are permeated and formed social networks based on the logic and mechanics of the games. On social networks gamificadas there are few studies, demonstrating the need to undertake studies on the subject. Because Meira and Meira (2004) has asserted that the emergence of social networks and formatting may affect qualitatively and quantitatively the processes of social interaction. In theoretical terms, with the aim of analyzing aspects of this impact in social interactions, this research is grounded in two frameworks: 1 - In the socio-historical perspective of Vygotsky (2000) which emphasizes the importance of social interactions and environments in which these occur in the development of the human being; 2 - In the design language of hermeneutics of Gadamer (2000) explains that an understanding of the language through intersubjective elements, thus proposing a dialogical approach. This study is limited in a qualitative research perspective. We developed an understanding of the structural dimension of the dynamic interaction between participants in a social network gamificada. Therefore, it was used in the analysis of social networks within the model proposed by Melo (2007). Additionally it was investigated aspects of these interactions meanings produced through a hermeneutic analysis based on Gadamer (2000). Because, by encompassing these two dimensions of analysis, it is believed it was possible to build a proper understanding of the interaction dynamics. The results illustrate the specificities of interactions that take place within a social network gamificada, these specificities exist both within structural patterns observed when, as in the interactions when analyzing the contents that allowed semiotic see how the themes are very interactive game.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Psicologia CognitivaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRede SocialGamificaçãoInteraçãoSocial NetworkGamificationInteractionA dinâmica interacional de participantes de uma rede social gamificadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertacao_Ananias_Queiroga.pdf.jpgDissertacao_Ananias_Queiroga.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18287/5/Dissertacao_Ananias_Queiroga.pdf.jpge7869f82994a1d918d6a5c6d2b09f9f2MD55ORIGINALDissertacao_Ananias_Queiroga.pdfDissertacao_Ananias_Queiroga.pdfapplication/pdf957386https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18287/1/Dissertacao_Ananias_Queiroga.pdfccb17448113ceec91756842f6485a7f0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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