Das colinas aos alagados : paisagens e lugares de uma Olinda musical entre grooves e tambores
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41469 |
Resumo: | O foco desse trabalho são as geografias da música olindense ampliadas na paisagem cultural do Sítio Histórico da cidade (colinas) e no bairro de Peixinhos (alagados). Tal investigação se pauta na conexão sonora dos grupos musicais – Banda Eddie e Afoxé Alafin Oyó representando as Colinas e o Bloco Afro Cultural Lamento Negro e o Grupo Batuque representado os alagados– analisados a partir da experiência do lugar, das identidades e territorialidades que enredam o fazer artístico desses grupos nessas paisagens musicais de centro–periferia. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa se deu na perspectiva da geografia humanista e cultural que envolveu revisão bibliográfica, análise de documentos, pesquisa de campo, entrevistas, participação em shows e análises das músicas que dialogam com o recorte geográfico em questão. O município abriga musicalidades de variados estilos locais (Frevo, Afoxé, Coco, Maracatu, Samba.) e outros mais universais (Rock, Pop, Reggae) na qual muitos são parte da identidade sonora dos grupos envolvidos na pesquisa. Olinda é um município com muitas desigualdades socioterritoriais, embora em decorrência do sítio tombado tem um imaginário que reporta ao patrimônio histórico, além da riqueza arquitetônica há também uma grande expressão de valores musicais. Dentre os espaços olindenses, fora do Sítio Histórico, onde pulsa um importante conjunto de expressões musicais está o bairro de Peixinhos e adjacências. Território com muitos problemas sociais em que o contexto de gênero de vida da maioria de sua população se coloca pelas dificuldades de sobrevivência do seu habitar/viver. Desse modo, a pesquisa foi identificou por meio da paisagem sonora, da experiência do lugar, do cotidiano vivido das pessoas entrevistadas e da identidade territorial dos grupos os significados que ensejam as espacialidades de uma Olinda musical. Também foi constatado que nessa relação socioespacial, relativamente díspar entre as colinas e os alagados, os grupos pesquisados do Sítio Histórico e de Peixinhos não estão necessariamente em oposição, mas sim, interagem e solidarizam constituindo parte do manancial cultural que envolve o município. |
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Tal investigação se pauta na conexão sonora dos grupos musicais – Banda Eddie e Afoxé Alafin Oyó representando as Colinas e o Bloco Afro Cultural Lamento Negro e o Grupo Batuque representado os alagados– analisados a partir da experiência do lugar, das identidades e territorialidades que enredam o fazer artístico desses grupos nessas paisagens musicais de centro–periferia. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa se deu na perspectiva da geografia humanista e cultural que envolveu revisão bibliográfica, análise de documentos, pesquisa de campo, entrevistas, participação em shows e análises das músicas que dialogam com o recorte geográfico em questão. O município abriga musicalidades de variados estilos locais (Frevo, Afoxé, Coco, Maracatu, Samba.) e outros mais universais (Rock, Pop, Reggae) na qual muitos são parte da identidade sonora dos grupos envolvidos na pesquisa. Olinda é um município com muitas desigualdades socioterritoriais, embora em decorrência do sítio tombado tem um imaginário que reporta ao patrimônio histórico, além da riqueza arquitetônica há também uma grande expressão de valores musicais. Dentre os espaços olindenses, fora do Sítio Histórico, onde pulsa um importante conjunto de expressões musicais está o bairro de Peixinhos e adjacências. Território com muitos problemas sociais em que o contexto de gênero de vida da maioria de sua população se coloca pelas dificuldades de sobrevivência do seu habitar/viver. Desse modo, a pesquisa foi identificou por meio da paisagem sonora, da experiência do lugar, do cotidiano vivido das pessoas entrevistadas e da identidade territorial dos grupos os significados que ensejam as espacialidades de uma Olinda musical. Também foi constatado que nessa relação socioespacial, relativamente díspar entre as colinas e os alagados, os grupos pesquisados do Sítio Histórico e de Peixinhos não estão necessariamente em oposição, mas sim, interagem e solidarizam constituindo parte do manancial cultural que envolve o município.The focus of this work is the geographies of Olinda music expanded in the cultural landscape of the city's Historic Site (hills) and in the neighborhood of Peixinhos (flooded). Such investigation is based on the sound connection of the musical groups – Banda Eddie and Afoxé Alafin Oyó representing the Colinas and the Bloco Afro Cultural Lamento Negro and the Grupo Batuque representing the alagados – analyzed from the experience of the place, the identities and territorialities that entangle the the artistic work of these groups in these musical landscapes of the center-periphery. The theoretical-methodological approach of the research took place from the perspective of humanist and cultural geography, which involved bibliographical review, document analysis, field research, interviews, participation in concerts and analysis of songs that dialogue with the geographic area in question. The municipality houses musical styles of various local styles (Frevo, Afoxé, Coco, Maracatu, Samba.) and more universal ones (Rock, Pop, Reggae) in which many are part of the sound identity of the groups involved in the research. Olinda is a municipality with many socio-territorial inequalities, although as a result of the listed site it has an imagery that refers to the historical heritage, in addition to its architectural wealth, there is also a great expression of musical values. Among the spaces in Olinda, outside the Historic Site, where an important group of musical expressions pulsates, is the neighborhood of Peixinhos and its surroundings. Territory with many social problems in which the gender context of the majority of its population is posed by the difficulties of survival of its dwelling/living. Thus, the research was identified through the soundscape, the experience of the place, the daily lives of the people interviewed and the territorial identity of the groups, the meanings that give rise to the spatialities of a musical Olinda. It was also found that in this socio-spatial relationship, relatively disparate between the hills and the wetlands, the researched groups from the Historic Site and from Peixinhos are not necessarily in opposition, but rather interact and solidarize, constituting part of the cultural source that surrounds the municipality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em GeografiaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGeografiaGeografia culturalMúsica e GeografiaPaisagemSítios históricos - Olinda (PE)Peixinhos (Olinda, PE)Das colinas aos alagados : paisagens e lugares de uma Olinda musical entre grooves e tamboresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Jose Helber Siqueira Gomes Ribeiro.pdfDISSERTAÇÃO Jose Helber Siqueira Gomes Ribeiro.pdfapplication/pdf5319678https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41469/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jose%20Helber%20Siqueira%20Gomes%20Ribeiro.pdfd942c0d7ba9998392ba1151282521805MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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