Construção e validação da escala de empoderamento juvenil pela educação em saúde (ejedus)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52502 |
Resumo: | O reconhecimento dos adolescentes sobre o contexto de vulnerabilidades em saúde implica no empoderamento que, por meio de práticas educativas fortalecem suas vozes para tomadas de decisão e mudanças de comportamentos, um processo de libertação, humanização, e indignação frente às injustiças, um ato político e social. O engajamento dos profissionais da enfermagem no planejamento e implementação das estratégias educativas mediadas por abordagens problematizadoras fomenta mudanças de paradigmas. Para aferir estas práticas voltadas para os adolescentes, há a necessidade de instrumentos com boas propriedades psicométricas que medem constructos de caráter emancipador, de enfrentamento das relações de opressão, e iniquidades das questões de saúde. O estudo tem o objetivo de analisar o processo de construção e validação da Escala de Empoderamento Juvenil pela Educação em Saúde (EJEduS) para mensuração do empoderamento de adolescentes ante as intervenções educativas em saúde. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, exploratória sequencial quali-quantitativo realizado no período de junho de 2020 a novembro de 2022. Para a estruturação da base teórica da Escala, foram realizados Círculos de Cultura em formato remoto com adolescentes de uma escola pública em Recife e de uma comunidade remanescente Quilombola em Passira. Método proposto por Paulo Freire, os círculos de Cultura foram desenvolvidos em oito etapas e os depoimentos foram analisados pela Teoria Fundamentada nos dados (TFD). A partir desta análise e de uma revisão da literatura, os itens e as dimensões da EJEduS foram elaboradas e submetidas à validação de conteúdo com juízes especialistas e o público-alvo. Foram calculados o Índice e Coeficiente de Validade de Conteúdo, e o Gwet AC2 para a concordância intraespecialistas. Após ajustes, foram realizadas ações de educação em saúde com adolescentes de Recife e Vitória de Santo Antão para a validação de constructo pela análise fatorial exploratória por estatísticas multivariadas e índices de ajuste. Por fim, a análise da confiabilidade da escala foi realizada pela consistência interna, e a reprodutibilidade. A análise dos discursos dos adolescentes pelos círculos de cultura permitiu o desenvolvimento da Teoria substantiva sobre Práticas Educativas Comprometidas com o Empoderamento em Saúde e a construção dos itens da escala para a validação de conteúdo entre juízes especialistas com IVC/CVC de 0,93/0,92, 0,88/0,9, 0,93/0,93, e Gwet AC2 de 0,89, 0,84, 0,89, para os critérios de relevância, clareza e pertinência, respectivamente. E com os adolescentes um IVC/CVC de 0,91/0,91 e Gwet AC2 de 0,96. A EJEduS apresenta-se com dois fatores, com um KMO de 0,918, Bartlett de p<0,001, RMSEA de 0,038, CFI de 0,994 e uma confiabilidade interna por um alpha de Cronbach de 0,925. Na análise da reprodutibilidade, a escala alcança um alpha de Cronbach de 0,919. Ao construir e validar um instrumento de aferição para a qualidade das ações educacionais, a EJEduS apresenta-se como uma ferramenta de medição do empoderamento juvenil em saúde ante uma intervenção educativa com boa validade de conteúdo e de constructo, e uma forte estrutura interna, além de uma boa consistência interna e reprodutibilidade. |
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BARROS, Mariana Boulitreau Siqueira Camposhttp://lattes.cnpq.br/1383731950534662http://lattes.cnpq.br/8814068290329233MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles2023-09-28T16:19:12Z2023-09-28T16:19:12Z2023-02-03BARROS, Mariana Boulitreau Siqueira Campos. Construção e validação da escala de empoderamento juvenil pela educação em saúde (ejedus). 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52502ark:/64986/0013000003nh0O reconhecimento dos adolescentes sobre o contexto de vulnerabilidades em saúde implica no empoderamento que, por meio de práticas educativas fortalecem suas vozes para tomadas de decisão e mudanças de comportamentos, um processo de libertação, humanização, e indignação frente às injustiças, um ato político e social. O engajamento dos profissionais da enfermagem no planejamento e implementação das estratégias educativas mediadas por abordagens problematizadoras fomenta mudanças de paradigmas. Para aferir estas práticas voltadas para os adolescentes, há a necessidade de instrumentos com boas propriedades psicométricas que medem constructos de caráter emancipador, de enfrentamento das relações de opressão, e iniquidades das questões de saúde. O estudo tem o objetivo de analisar o processo de construção e validação da Escala de Empoderamento Juvenil pela Educação em Saúde (EJEduS) para mensuração do empoderamento de adolescentes ante as intervenções educativas em saúde. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, exploratória sequencial quali-quantitativo realizado no período de junho de 2020 a novembro de 2022. Para a estruturação da base teórica da Escala, foram realizados Círculos de Cultura em formato remoto com adolescentes de uma escola pública em Recife e de uma comunidade remanescente Quilombola em Passira. Método proposto por Paulo Freire, os círculos de Cultura foram desenvolvidos em oito etapas e os depoimentos foram analisados pela Teoria Fundamentada nos dados (TFD). A partir desta análise e de uma revisão da literatura, os itens e as dimensões da EJEduS foram elaboradas e submetidas à validação de conteúdo com juízes especialistas e o público-alvo. Foram calculados o Índice e Coeficiente de Validade de Conteúdo, e o Gwet AC2 para a concordância intraespecialistas. Após ajustes, foram realizadas ações de educação em saúde com adolescentes de Recife e Vitória de Santo Antão para a validação de constructo pela análise fatorial exploratória por estatísticas multivariadas e índices de ajuste. Por fim, a análise da confiabilidade da escala foi realizada pela consistência interna, e a reprodutibilidade. A análise dos discursos dos adolescentes pelos círculos de cultura permitiu o desenvolvimento da Teoria substantiva sobre Práticas Educativas Comprometidas com o Empoderamento em Saúde e a construção dos itens da escala para a validação de conteúdo entre juízes especialistas com IVC/CVC de 0,93/0,92, 0,88/0,9, 0,93/0,93, e Gwet AC2 de 0,89, 0,84, 0,89, para os critérios de relevância, clareza e pertinência, respectivamente. E com os adolescentes um IVC/CVC de 0,91/0,91 e Gwet AC2 de 0,96. A EJEduS apresenta-se com dois fatores, com um KMO de 0,918, Bartlett de p<0,001, RMSEA de 0,038, CFI de 0,994 e uma confiabilidade interna por um alpha de Cronbach de 0,925. Na análise da reprodutibilidade, a escala alcança um alpha de Cronbach de 0,919. Ao construir e validar um instrumento de aferição para a qualidade das ações educacionais, a EJEduS apresenta-se como uma ferramenta de medição do empoderamento juvenil em saúde ante uma intervenção educativa com boa validade de conteúdo e de constructo, e uma forte estrutura interna, além de uma boa consistência interna e reprodutibilidade.CNPqThe recognition of adolescents about the context of vulnerabilities in health implies empowerment that, through educational practices strengthen their voices for decision-making and behavior changes, a process of liberation, humanization, and indignation in the face of injustices, a political and social act. The engagement of nursing professionals in the planning and implementation of educational strategies mediated by problematizing approaches promotes paradigm changes. To measure these practices aimed at adolescents, there is a need for instruments with good psychometric properties that measure constructs of emancipatory character, coping with the relations of oppression, and iniquities of health issues. The study aims to analyze the process of construction and validation of the Youth Empowerment Scale for Health Education (YES-HE) to measure the empowerment of adolescents in the face of educational interventions in health. This is a methodological study of a mixed, sequential exploratory quali-quantitative approach conducted from June 2020 to November 2022. For the structuring of the theoretical basis of the Scale, culture circles were held in remote format with adolescents from a public school in Recife and from a remaining quilombola community in Passira. A method proposed by Paulo Freire, culture circles were developed in eight stages and the statements were analyzed by the Grounded Theory. Based on this analysis and a literature review, the items and dimensions of the YES-HE were elaborated and submitted to content validation with expert judges and the target audience. The Content Index and Coefficient of Validity and Content Coefficient and the Gwet AC2 were calculated for intraspecialist agreement. After adjustments, health education actions were performed with adolescents from Recife and Vitória de Santo Antão for construct validation by exploratory factor analysis by multivariate statistics and adjustment indexes. Finally, the reliability analysis of the scale was performed by internal consistency, and reproducibility. The analysis of adolescent discourses by culture circles allowed the development of the substantive Theory on Educational Practices Committed to Health Empowerment and the construction of the items of the scale for the validation of content among expert judges with IVC/CVC of 0.93/0.92, 0.88/0.9, 0.93/0.93, and Gwet AC2 of 0.89, 0.84, 0.89, for relevance criteria, clarity and relevance, respectively. And with adolescents, a IVC/CVC of 0.91/0.91 and Gwet AC2 of 0.96. The EJEduS presents with two factors, with a KMO of 0.918, Bartlett of p<0.001, RMSEA of 0.038, CFI of 0.994 and an internal reliability by a Cronbach alpha of 0.925. In the analysis of reproducibility, the scale reaches a Cronbach alpha of 0.919. By constructing and validating a measurement instrument for the quality of educational actions, YES-HE presents itself as a tool for measuring youth empowerment in health in the face of an educational intervention with good content and construct validity, and a strong internal structure, in addition to good internal consistency and reproducibility. Keywords: empowerment; adolescent; health education; nursing.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEmpoderamentoAdolescenteEducação em SaúdeEnfermagemConstrução e validação da escala de empoderamento juvenil pela educação em saúde (ejedus)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros.pdfTESE Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros.pdfapplication/pdf8926432https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52502/1/TESE%20Mariana%20Boulitreau%20Siqueira%20Campos%20Barros.pdfe0a1a4623333e33a4b7c58126c5b7d5aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52502/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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