A logística de transporte multimodal como diferencial competitivo: uma abordagem multicritério
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11760 |
Resumo: | A logística dentro das organizações cada vez mais tem demandado resultados enxutos e custos mais competitivos. Essa preocupação engloba o nível de serviço logístico (prazo de entrega, qualidade do material) em resposta à demanda mais customizada. Diante de tal panorama, este trabalho tem por objetivo propor um modelo de decisão multicritério para a utilização de modal ou multimodal em uma Empresa Estudo de Caso. Essa empresa atua no segmento econômico de siderurgia e necessita de um sistema logístico mais eficiente, pois, o transporte de suas cargas mediante a combinação dos modais rodoviário, ferroviário e cabotagem é realizado pela contratação de empresas terceirizadas. A partir das revisões bibliográficas e diante da estrutura da Empresa Estudo de Caso, juntamente com seus decisores, foi elaborado um modelo de decisão baseado no método multicritério SMARTER. Os critérios para a tomada de decisão utilizados neste trabalho foram: custo global da operação, volumes a serem transportados, tempo de transito total, frequência dos embarques, confiabilidade na programação, avarias, nível de serviço e disponibilidade de equipamentos. Após a aplicação do modelo com esses critérios, foi obtido o modal mais apropriado em termos gerenciais, de acordo com o decisor.Dessa forma, o modal rodoviário representou a opção de modal mais recomendado na escolha pelo decisor para a contratação de empresas logísticas terceirizadas; em seguida, está o multimodal rodoviário-cabotagem-rodoviário e, por último na ordenação, a opção rodoviário-ferroviário-rodoviário. Para a Empresa Estudo de Caso, essa decisão possui caráter estratégico, no qual os efeitos da escolha correta do modal ditarão o seu grau de competitividade. |
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Moraes, Danilo Farias deMorais, Danielle Costa de2015-03-10T18:39:17Z2015-03-10T18:39:17Z2013-08-21Universidade Federal de Pernambucohttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11760ark:/64986/001300000m69xA logística dentro das organizações cada vez mais tem demandado resultados enxutos e custos mais competitivos. Essa preocupação engloba o nível de serviço logístico (prazo de entrega, qualidade do material) em resposta à demanda mais customizada. Diante de tal panorama, este trabalho tem por objetivo propor um modelo de decisão multicritério para a utilização de modal ou multimodal em uma Empresa Estudo de Caso. Essa empresa atua no segmento econômico de siderurgia e necessita de um sistema logístico mais eficiente, pois, o transporte de suas cargas mediante a combinação dos modais rodoviário, ferroviário e cabotagem é realizado pela contratação de empresas terceirizadas. A partir das revisões bibliográficas e diante da estrutura da Empresa Estudo de Caso, juntamente com seus decisores, foi elaborado um modelo de decisão baseado no método multicritério SMARTER. Os critérios para a tomada de decisão utilizados neste trabalho foram: custo global da operação, volumes a serem transportados, tempo de transito total, frequência dos embarques, confiabilidade na programação, avarias, nível de serviço e disponibilidade de equipamentos. Após a aplicação do modelo com esses critérios, foi obtido o modal mais apropriado em termos gerenciais, de acordo com o decisor.Dessa forma, o modal rodoviário representou a opção de modal mais recomendado na escolha pelo decisor para a contratação de empresas logísticas terceirizadas; em seguida, está o multimodal rodoviário-cabotagem-rodoviário e, por último na ordenação, a opção rodoviário-ferroviário-rodoviário. 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