Bancada didática para testes e estudos das vibrações em máquinas rotativas acopladas
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27540 |
Resumo: | Máquinas com componentes girantes interligados estão presentes em muitos sistemas mecânicos quer sejam ligados a mobilidade ou às aplicações industriais. As bancadas didáticas são instrumentos de grande utilidade para o alinhamento dos conhecimentos teóricos com a realidade das execuções práticas de problemas na engenharia. Nos cursos de graduação em engenharia mecânica, a grande maioria das universidades não dispõe destas bancadas didáticas para aulas práticas em análise das vibrações em máquinas rotativas, as quais são provocadas por diversos fatores, entre eles o desalinhamento e desbalanceamento. Este trabalho teve por objetivo o projeto, fabricação, montagem e teste de uma bancada didática para simulações de problemas em máquinas rotativas com aplicações em cursos e disciplinas acadêmicas. Na verificação funcional do projeto foram realizadas várias medições de vibração e potência consumida, nas condições de máquina alinhada e balanceada e posteriormente puramente desalinhada e puramente desbalanceada, buscando assim avaliar sua utilização no meio acadêmico. Os resultados encontrados nas análises realizadas são coerentes com literaturas referenciadas. Nesse sentido, concluiu-se que esta bancada é viável para aplicações didáticas contribuindo na formação dos discentes que a partir da realização de experimentos adquirirão conhecimento para posterior diagnóstico em máquinas rotativas, ressaltando dessa forma a sua importância na aplicação de conhecimentos teóricos e práticos junto ao discente. |
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CAVALCANTE, Laertty Moraeshttp://lattes.cnpq.br/5282611598000319http://lattes.cnpq.br/8580107174610930ROLIM, Tiago Leite2018-11-19T20:36:16Z2018-11-19T20:36:16Z2017-03-10https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27540ark:/64986/001300000svn1Máquinas com componentes girantes interligados estão presentes em muitos sistemas mecânicos quer sejam ligados a mobilidade ou às aplicações industriais. As bancadas didáticas são instrumentos de grande utilidade para o alinhamento dos conhecimentos teóricos com a realidade das execuções práticas de problemas na engenharia. Nos cursos de graduação em engenharia mecânica, a grande maioria das universidades não dispõe destas bancadas didáticas para aulas práticas em análise das vibrações em máquinas rotativas, as quais são provocadas por diversos fatores, entre eles o desalinhamento e desbalanceamento. Este trabalho teve por objetivo o projeto, fabricação, montagem e teste de uma bancada didática para simulações de problemas em máquinas rotativas com aplicações em cursos e disciplinas acadêmicas. Na verificação funcional do projeto foram realizadas várias medições de vibração e potência consumida, nas condições de máquina alinhada e balanceada e posteriormente puramente desalinhada e puramente desbalanceada, buscando assim avaliar sua utilização no meio acadêmico. Os resultados encontrados nas análises realizadas são coerentes com literaturas referenciadas. Nesse sentido, concluiu-se que esta bancada é viável para aplicações didáticas contribuindo na formação dos discentes que a partir da realização de experimentos adquirirão conhecimento para posterior diagnóstico em máquinas rotativas, ressaltando dessa forma a sua importância na aplicação de conhecimentos teóricos e práticos junto ao discente.Machines with interconnected rotating components are present in many mechanical systems whether linked to mobility or industrial applications. The didactic workbenches are very useful instruments for the alignment of theoretical knowledge with a reality of practical executions in engineering problems. In undergraduate courses of mechanical engineering, a large majority of universities do not have didactic workbenches for practical classes in vibrations analyzes of rotating machines caused by various factors such as misalignment and unbalanced. The objective of this work was modeling, manufacture and test a didactic workbench for simulations of problems in rotating machines with applications in courses and academic subjects. In the validation of the project, several measurements of vibration and consumed power were employed, being a machine aligned and balanced and later purely misaligned and purely unbalanced, looking for its use in the academic environment. The results founded in the analyzes carried out are consistent with literature already referenced. Therefore, it was concluded that the workbench is proper for didactic applications contributing in the training of the students that from the realization of experiments to acquire knowledge for later diagnosis in rotary machine, thus highlighting, their application of theoretical and practical knowledge to the student.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaBancada didáticaMáquinas rotativasAnálise de vibraçõesBancada didática para testes e estudos das vibrações em máquinas rotativas acopladasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Laertty Moraes Cavalcante.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Laertty Moraes Cavalcante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27540/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laertty%20Moraes%20Cavalcante.pdf.jpg81d114feab27fedc42239cb6bf0b91adMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Laertty Moraes Cavalcante.pdfDISSERTAÇÃO Laertty Moraes Cavalcante.pdfapplication/pdf2451475https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27540/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Laertty%20Moraes%20Cavalcante.pdff80f0b25ffccd48452dc917055d97238MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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