Análise da ação administrativa no fomento à educação empreendedora na formação dos alunos do Centro de Informática da UFPE
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49289 |
Resumo: | Este estudo analisa o empreendedorismo e a educação empreendedora no ecossistema do Centro de Informática da UFPE. O objetivo foi avaliar como os gestores do Centro observam os fatos, ações administrativas e estrutura organizacional que promovem uma educação voltada ao empreendedorismo. A abordagem teórica seguiu os preceitos propostos pelo sociólogo Alberto Guerreiro Ramos ao tratar do fato e da ação administrativa. Para estabelecer a conexão com o empreendedorismo e a educação empreendedora, foi verificado se o CIn se enquadra como um centro empreendedor, usando os pilares da Hélice Tríplice de Henry Etzkowitz. Foi verificado se a estrutura do centro fornece aos alunos capacidade crítica e de reflexão sobre problemas sociais e se busca fomentar no discente o espírito empreendedor e inovador. Em seguida, foi traçado o perfil dos seus alunos, com o intuito de confirmar se o projeto adotado pelo CIn fomenta, efetivamente, a educação empreendedora. Por fim, foi realizada uma entrevista como o gestor no período de 2013 a 2021, para analisar a visão da gestão, para identificar como ela enxerga a educação empreendedora, promoção do empreendedorismo por parte do CIn, como a ação administrativa afeta esse ecossistema e quais os impactos dessa metodologia na formação dos alunos e no desenvolvimento econômico e social regional. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é qualitativa e do ponto de vista dos objetivos, se classifica como descritiva. Foram utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista e questionário. Os resultados evidenciaram que o CIn é um centro de excelência em educação empreendedora na UFPE, realizando ações que visam o desenvolvimento a longo prazo, permitindo que os resultados positivos sejam obtidos e mantidos de forma perene e sustentável. Por fim, foi identificado que o modelo de educação empreendedora tem sido eficiente, agregando alunos e professores, provocando uma maior integração dos alunos aos seus respectivos cursos e tem aproximado o CIn da sociedade. |
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Para estabelecer a conexão com o empreendedorismo e a educação empreendedora, foi verificado se o CIn se enquadra como um centro empreendedor, usando os pilares da Hélice Tríplice de Henry Etzkowitz. Foi verificado se a estrutura do centro fornece aos alunos capacidade crítica e de reflexão sobre problemas sociais e se busca fomentar no discente o espírito empreendedor e inovador. Em seguida, foi traçado o perfil dos seus alunos, com o intuito de confirmar se o projeto adotado pelo CIn fomenta, efetivamente, a educação empreendedora. Por fim, foi realizada uma entrevista como o gestor no período de 2013 a 2021, para analisar a visão da gestão, para identificar como ela enxerga a educação empreendedora, promoção do empreendedorismo por parte do CIn, como a ação administrativa afeta esse ecossistema e quais os impactos dessa metodologia na formação dos alunos e no desenvolvimento econômico e social regional. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é qualitativa e do ponto de vista dos objetivos, se classifica como descritiva. Foram utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista e questionário. Os resultados evidenciaram que o CIn é um centro de excelência em educação empreendedora na UFPE, realizando ações que visam o desenvolvimento a longo prazo, permitindo que os resultados positivos sejam obtidos e mantidos de forma perene e sustentável. Por fim, foi identificado que o modelo de educação empreendedora tem sido eficiente, agregando alunos e professores, provocando uma maior integração dos alunos aos seus respectivos cursos e tem aproximado o CIn da sociedade.This study analyzes entrepreneurship and entrepreneurial education in the ecosystem of the Center for Informatics at UFPE. The objective is to evaluate how the managers of the Center observe the facts, administrative actions, and organizational structure that promote entrepreneurship education. The theoretical approach followed the precepts proposed by sociologist Alberto Guerreiro Ramos in dealing with fact and administrative action. To establish the connection with entrepreneurship and entrepreneurial education, it was verified if CIn qualifies as an entrepreneurial center, using the Triple Helix pillars of Henry Etzkowitz. It was verified if the center's structure provides students with critical capacity and reflection on social problems and seeks to foster an entrepreneurial and innovative spirit in the student. Next, the profile of its students was traced, with the aim of confirming whether the project adopted by CIn effectively fosters entrepreneurial education. Finally, an interview was conducted with the manager during the period from 2013 to 2021 to analyze the management's vision, to identify how it sees entrepreneurial education, promotion of entrepreneurship by CIn, how administrative action affects this ecosystem, and what the impacts of this methodology are on the training of students and on regional economic and social development. From the point of view of the approach, the research is qualitative, and from the point of view of the objectives, it is classified as descriptive. The following procedures were used: literature research, documentary research, interview, and questionnaire. The results show that CIn is a center of excellence in entrepreneurial education at UFPE, carrying out actions that aim at long-term development, allowing positive results to be obtained and maintained in a perennial and sustainable way. Finally, it was identified that the entrepreneurial education model has been effective, adding students and teachers, provoking greater integration of students into their respective courses, as well as bringing CIn closer to society.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do NordesteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGestão públicaEmpreendedorismoAção administrativaAnálise da ação administrativa no fomento à educação empreendedora na formação dos alunos do Centro de Informática da UFPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Rogério Vieira de Lima.pdfDISSERTAÇÃO Rogério Vieira de Lima.pdfapplication/pdf2205774https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49289/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rog%c3%a9rio%20Vieira%20de%20Lima.pdf2387f2894ff94ed7366c7950c2956bd5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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