Retratos da violência contra a criança : as produções discursivas de cuidadoras que frequentam uma instituição de atendimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8634 |
Resumo: | Trata-se de um trabalho que tem como foco de interesse os discursos que cuidadoras de crianças que sofreram violência produzem sobre a violência doméstica. A pesquisa foi realizada numa organização não-governamental (ONG) da cidade do Recife que atende crianças e adolescentes vítimas de violência. A partir das intervenções profissionais na instituição de reuniões de orientação, oficinas, capacitações, cursos, palestras etc. as cuidadoras têm contato com conceitos acerca da violência que não tinham anteriormente. Tais conceitos, porém, podem não ser bem aceitos, havendo resistências em serem adotados já que não fazem parte de suas vivências ou até mesmo contradizem práticas e conceitos antigos. É relevante, portanto, explorar os discursos sobre a violência doméstica que as cuidadoras produzem para compreender que atos/eventos passam a ser entendidos como violência em suas trajetórias de vida e na relação com seus/suas filhos/as a partir da intervenção institucional. Este é um trabalho de natureza qualitativa que teve como participantes cinco cuidadoras (mulheres) que frequentam o atendimento desta ONG. Duas entrevistas com grupos focais foram utilizadas como instrumento de geração de material discursivo, sendo gravadas para posterior transcrição, e tiveram duração média de 2h15min cada. O material foi analisado a partir da psicologia social de natureza discursiva desenvolvida por autores como Jonathan Potter, Margareth Wetherell, Derek Edwards e Michael Billig, que enfatizam o caráter retórico do discurso (como as pessoas argumentam sobre eventos e fenômenos), sua função (ação e consequências do discurso) e variabilidade. Os relatos dessas mulheres focalizam, em sua maioria, suas experiências pessoais. Nesses relatos cada participante deu ênfase a características ou eventos distintos que envolveram a violência contra seus/suas filhos/as. Foram também produzidos discursos que descrevem experiências anteriores de violência sofridas geralmente na infância por essas mulheres. Essas experiências, e outras experiências do cotidiano familiar dessas mulheres, influenciaram, segundo elas, no reconhecimento, ou na ignorância, da violência que seus/suas filhos/as estariam sofrendo, pois forneceram repertórios que determinavam os atos que poderiam ser classificados ou não como atos violentos. Relatam a importância das intervenções na instituição para que compreendessem a violência doméstica e pudessem reconhecê-la, bem como significar eventos passados a partir de novos referenciais fornecidos pela instituição. Também discutem como, em um primeiro momento, o apoio (ou a falta de apoio) da família e/ou de grupos religiosos tornou-se essencial no momento de decidir sobre como proceder para impedir a continuação daquilo que passaram a reconhecer como violência contra seus/suas filhos/as. Através de seus relatos, podemos compreender exemplos de conceitos e práticas que foram apropriadas pelas participantes a partir de repertórios sobre o fenômeno da violência doméstica fornecidos pela instituição. Estes repertórios permitiram que elas passassem a nomear e significar eventos recentes e antigos que antes não eram reconhecidos como sendo violentos |
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Paulo Viana Figueiredo, PedroDe Oliveira Filho, Pedro 2014-06-12T23:01:37Z2014-06-12T23:01:37Z2010-01-31Paulo Viana Figueiredo, Pedro; De Oliveira Filho, Pedro. Retratos da violência contra a criança : as produções discursivas de cuidadoras que frequentam uma instituição de atendimento. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8634Trata-se de um trabalho que tem como foco de interesse os discursos que cuidadoras de crianças que sofreram violência produzem sobre a violência doméstica. A pesquisa foi realizada numa organização não-governamental (ONG) da cidade do Recife que atende crianças e adolescentes vítimas de violência. A partir das intervenções profissionais na instituição de reuniões de orientação, oficinas, capacitações, cursos, palestras etc. as cuidadoras têm contato com conceitos acerca da violência que não tinham anteriormente. Tais conceitos, porém, podem não ser bem aceitos, havendo resistências em serem adotados já que não fazem parte de suas vivências ou até mesmo contradizem práticas e conceitos antigos. É relevante, portanto, explorar os discursos sobre a violência doméstica que as cuidadoras produzem para compreender que atos/eventos passam a ser entendidos como violência em suas trajetórias de vida e na relação com seus/suas filhos/as a partir da intervenção institucional. Este é um trabalho de natureza qualitativa que teve como participantes cinco cuidadoras (mulheres) que frequentam o atendimento desta ONG. Duas entrevistas com grupos focais foram utilizadas como instrumento de geração de material discursivo, sendo gravadas para posterior transcrição, e tiveram duração média de 2h15min cada. O material foi analisado a partir da psicologia social de natureza discursiva desenvolvida por autores como Jonathan Potter, Margareth Wetherell, Derek Edwards e Michael Billig, que enfatizam o caráter retórico do discurso (como as pessoas argumentam sobre eventos e fenômenos), sua função (ação e consequências do discurso) e variabilidade. Os relatos dessas mulheres focalizam, em sua maioria, suas experiências pessoais. Nesses relatos cada participante deu ênfase a características ou eventos distintos que envolveram a violência contra seus/suas filhos/as. Foram também produzidos discursos que descrevem experiências anteriores de violência sofridas geralmente na infância por essas mulheres. Essas experiências, e outras experiências do cotidiano familiar dessas mulheres, influenciaram, segundo elas, no reconhecimento, ou na ignorância, da violência que seus/suas filhos/as estariam sofrendo, pois forneceram repertórios que determinavam os atos que poderiam ser classificados ou não como atos violentos. Relatam a importância das intervenções na instituição para que compreendessem a violência doméstica e pudessem reconhecê-la, bem como significar eventos passados a partir de novos referenciais fornecidos pela instituição. Também discutem como, em um primeiro momento, o apoio (ou a falta de apoio) da família e/ou de grupos religiosos tornou-se essencial no momento de decidir sobre como proceder para impedir a continuação daquilo que passaram a reconhecer como violência contra seus/suas filhos/as. Através de seus relatos, podemos compreender exemplos de conceitos e práticas que foram apropriadas pelas participantes a partir de repertórios sobre o fenômeno da violência doméstica fornecidos pela instituição. 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