Avaliação da comunicação nos três primeiros anos de vida : elaboração de um instrumento de rastreio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, Camila Arruda Manchester de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36062
Resumo: A avaliação do desenvolvimento da comunicação nos primeiros anos de vida deve ser uma preocupação dos profissionais de saúde e educação que atuam com crianças. No Brasil, existem poucos instrumentos disponíveis para rastreio e avaliação do desenvolvimento da comunicação de crianças na faixa etária de 0 a 36 meses. Assim, torna-se importante a construção e validação psicométrica de instrumentos que possibilitem o rastreio das alterações do desenvolvimento da comunicação em crianças pequenas, visando sua identificação precoce. O objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento de rastreio para o desenvolvimento da comunicação de crianças de 0-36 meses com evidência de validade baseada no conteúdo. A elaboração do instrumento foi dividida em duas etapas. A primeira etapa – teórica, contou com a revisão da literatura, a construção dos itens que compõe o instrumento e a avaliação destes itens por um comitê de juízes, composto por sete fonoaudiólogos atuantes na área de linguagem. A segunda etapa – empírica, consistiu na aplicação do instrumento elaborado com 30 responsáveis de crianças de 0 a 36 meses de idade. A fim de verificar o nível de concordância entre as análises dos juízes, foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo Individual (IVC-I) para cada item do instrumento e o Índice de Validade de Conteúdo Total (IVC-T) para cada categoria. Para a validação de conteúdo se fez necessária, ainda, uma análise dos critérios essenciais, considerando cada item de cada categoria. Para tal, foi realizada uma análise estatística de confiabilidade e concordância, utilizando o coeficiente Alfa de Cronbach. Os resultados dos IVC-I e IVC-T permitiram concluir que houve alto índice de concordância entre os juízes. Os coeficientes de alfa de Cronbach em todas as categorias indicaram que houve alta consistência interna entre as respostas dos juízes. Os resultados da aplicação do instrumento permitiram concluir que o instrumento se mostra sensível à discriminação de crianças em risco para alterações da comunicação, mas segundo os aplicadores do instrumento, algumas alterações podem ser realizadas a fim de ampliar a obtenção de dados qualitativos. Conclui-se que foi possível desenvolver um instrumento de rastreio para identificação dos marcos do desenvolvimento da comunicação de crianças de 0-36 meses com evidência de validade baseada no conteúdo.
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Assim, torna-se importante a construção e validação psicométrica de instrumentos que possibilitem o rastreio das alterações do desenvolvimento da comunicação em crianças pequenas, visando sua identificação precoce. O objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento de rastreio para o desenvolvimento da comunicação de crianças de 0-36 meses com evidência de validade baseada no conteúdo. A elaboração do instrumento foi dividida em duas etapas. A primeira etapa – teórica, contou com a revisão da literatura, a construção dos itens que compõe o instrumento e a avaliação destes itens por um comitê de juízes, composto por sete fonoaudiólogos atuantes na área de linguagem. A segunda etapa – empírica, consistiu na aplicação do instrumento elaborado com 30 responsáveis de crianças de 0 a 36 meses de idade. A fim de verificar o nível de concordância entre as análises dos juízes, foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo Individual (IVC-I) para cada item do instrumento e o Índice de Validade de Conteúdo Total (IVC-T) para cada categoria. Para a validação de conteúdo se fez necessária, ainda, uma análise dos critérios essenciais, considerando cada item de cada categoria. Para tal, foi realizada uma análise estatística de confiabilidade e concordância, utilizando o coeficiente Alfa de Cronbach. Os resultados dos IVC-I e IVC-T permitiram concluir que houve alto índice de concordância entre os juízes. Os coeficientes de alfa de Cronbach em todas as categorias indicaram que houve alta consistência interna entre as respostas dos juízes. 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Thus, it is important the construction and psychometric validation of instruments that enable the tracking of communication development disorders in young children, aiming at their early identification. To develop a screening instrument for the development of communication of children aged 0-36 months with evidence of validity based on content. The elaboration of the instrument was divided into two stages. The first stage - theoretical, had the literature review, the construction of the items that make up the instrument and the evaluation of these items by a committee of judges, composed of seven speech therapists working in the language area. The second - empirical step consisted of applying the instrument designed with 30 parents or guardians of children from 0 to 36 months of age. In order to verify the level of agreement between the judges' analyzes, the Individual Content Validity Index (IVC-I) was calculated for each instrument item and the Total Content Validity Index (IVC-T) for each category. For content validation, it was also necessary to analyze the essential criteria, considering each item of each category. For this, a statistical analysis of reliability and agreement was performed using Cronbach's alpha coefficient. The results of the IVC-I and IVC-T led to the conclusion that there was a high level of agreement among the judges. Cronbach's alpha coefficients in all categories indicated that there was high internal consistency between the judges' answers. The results of the application of the instrument led to the conclusion that the instrument is sensitive to the discrimination of children at risk for communication disorders, but according to the applicators of the instrument, some changes may be made in order to expand the qualitative data. It was possible to develop a screening instrument to identify communication development milestones of children aged 0-36 months with evidence of validity based on content.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao HumanaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessLinguagem infantilDiagnósticoTriagemRastreioAvaliação da comunicação nos três primeiros anos de vida : elaboração de um instrumento de rastreioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Camila Arruda Manchester de Queiroga.pdfDISSERTAÇÃO Camila Arruda Manchester de Queiroga.pdfapplication/pdf2374747https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36062/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Arruda%20Manchester%20de%20Queiroga.pdfd79c67b3730763c6c86d70f4c7974620MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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