Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25339 |
Resumo: | Partindo da experiência religiosa mediada pelas ferramentas digitais da internet, esta tese se ancora na observação do contexto contemporâneo, no qual instituições religiosas promovem ações de marketing para se diferenciarem e conquistarem seus públicos e personalidades religiosas despontam como celebridades midiáticas. Com esta perspectiva, nos debruçamos sobre os discursos e interações que ocorrem nos espaços digitais em rede para compreender movimentos que ocorrem na esfera religiosa moderna, no âmbito cristão, considerando especificamente o ambiente das mídias sociais digitais ou, mais precisamente, do Facebook. Nesse empreendimento, analisamos a presença digital de celebridades religiosas e as interações que estas promovem com seus fiéis e seguidores, que acabam por se converterem em fãs. Para fazer isso, trabalhamos combinando as metodologias qualitativas da Netnografia e da Análise do Discurso. A pesquisa demanda a consulta de uma base teórica bem diversa para fundamentar conceitos da análise do discurso e da netnografia, que desenvolvemos com base em autores como Foucault e Orlandi na AD e Kozinets e Hine, para estudo da netnografia. Para embasar a discussão sobre mercado religioso consultamos autores como Canclini, Houtart, Carranza e Patriota. Para pensarmos a expressão celebridade religiosa, tomamos como base Alpion, Zovan, Marshal e Cashmore. E, nas perspectivas de ciber-fiel e ciber-igreja, consultamos Aoki e Machado e Jenkins, além de Heidi Campbell e Hutchings, que abordam autoridade religiosa e ciber-igreja. A ênfase apresentada no trabalho é estruturada a partir da experiência religiosa mediada pelas ferramentas da internet e pelos espaços digitais ocupados por tais líderes religiosos, que mesmo promovendo uma atmosfera espetacular, conservam algo de sagrado e que muito se assemelha aos templos religiosos presenciais. Tais perspectivas nos direcionam para a observação dos seguidores dessas celebridades religiosas no ambiente digital que, pelas características da dinâmica e interatividade, da proximidade e autonomia que as redes digitais conferem aos usuários, acabam por promover um redesenho do fazer religioso contemporâneo. Essa ideia sustenta a tese de que os fiéis religiosos tradicionais, quando passam a interagir com seus líderes dentro de ambientes digitais, convertem-se em ciber-fiéis, mas igualmente conferem a seus líderes um tratamento de celebridades, ao mesmo tempo em que se comportam como fiés-fãs. |
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Nesse empreendimento, analisamos a presença digital de celebridades religiosas e as interações que estas promovem com seus fiéis e seguidores, que acabam por se converterem em fãs. Para fazer isso, trabalhamos combinando as metodologias qualitativas da Netnografia e da Análise do Discurso. A pesquisa demanda a consulta de uma base teórica bem diversa para fundamentar conceitos da análise do discurso e da netnografia, que desenvolvemos com base em autores como Foucault e Orlandi na AD e Kozinets e Hine, para estudo da netnografia. Para embasar a discussão sobre mercado religioso consultamos autores como Canclini, Houtart, Carranza e Patriota. Para pensarmos a expressão celebridade religiosa, tomamos como base Alpion, Zovan, Marshal e Cashmore. E, nas perspectivas de ciber-fiel e ciber-igreja, consultamos Aoki e Machado e Jenkins, além de Heidi Campbell e Hutchings, que abordam autoridade religiosa e ciber-igreja. 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Essa ideia sustenta a tese de que os fiéis religiosos tradicionais, quando passam a interagir com seus líderes dentro de ambientes digitais, convertem-se em ciber-fiéis, mas igualmente conferem a seus líderes um tratamento de celebridades, ao mesmo tempo em que se comportam como fiés-fãs.CAPESBased on the religious experience mediated through the internet digital tools, this thesis is anchored on the observation of the contemporary context, in which religious institutions are promoting marketing actions to be differenciated and conquer their publics and religious personalities emerge to become mediatic celebrities. With this perspective we are looking at the discourses and interactions in the digital networks spaces to understand the movements that happen in the modern religious sphere of the Christian ambit, specifically considering the digital media environment or more precisely the Facebook. In this context we analyze the digital presence of religious celebrities and the interactions that those celebrities promote with their believers and followers who became fans. To accomplish the analysis we combined the qualitative methodologies of Netnography and Discourse Analysis. The research requires a very diverse theoretical basis to support concepts like Discourse Analyze (DA) and Nethnography, which we developed based in authors such as Foucault and Orlandi to study DA, and Kozinets and Hine to study Nethnography. For the discussion of religious market we consulted authors such as Canclini, Houtart, Carranza and Patriota. To come up with the expression "Religious Celebrity" we had base on Alpion, Zovan, Marshal and Cashmore. And, for the perspective of cyber-believer and cyber-church we consulted Aoki and Machado, and Jenkins, beyond Heidi Campbell and Hutchings who have approached religious authority and cyber-church. The emphasis that we present in this research is structured on the religious experience mediated through the internet tools and the digital spaces occupied by those religious leaders who are able to promote this spectacular atmosphere while preserving something sacred that much resembles to the face-to-face religious temples. Such perspective led us to observe these followers of religious celebrities on the digital environment. Because to the characteristics of dynamics and interactivity and the proximity and autonomy which the digital networks give to their users, these followers end up promoting the redesign of contemporary religious practices. This concept supports the thesis that when the traditional believer starts to interact with their leaders in the digital environments they become cyber-believers and at the same time they give to their leaders a treatment of celebrities and they act like fans.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCelebridades religiosasFacebookCiber-fiéisFiéis-fãsCiber-igrejaQuando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Adriana Amaral Freire.pdf.jpgTESE Adriana Amaral Freire.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/5/TESE%20Adriana%20Amaral%20Freire.pdf.jpgab526bf7c53cb36d5e52af6261368d86MD55ORIGINALTESE Adriana Amaral Freire.pdfTESE Adriana Amaral Freire.pdfapplication/pdf4018656https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/1/TESE%20Adriana%20Amaral%20Freire.pdfd884540e0ba01a6550b774e0a40dd1c2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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