Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRE, Adriana do Amaral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000x9hc
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25339
Resumo: Partindo da experiência religiosa mediada pelas ferramentas digitais da internet, esta tese se ancora na observação do contexto contemporâneo, no qual instituições religiosas promovem ações de marketing para se diferenciarem e conquistarem seus públicos e personalidades religiosas despontam como celebridades midiáticas. Com esta perspectiva, nos debruçamos sobre os discursos e interações que ocorrem nos espaços digitais em rede para compreender movimentos que ocorrem na esfera religiosa moderna, no âmbito cristão, considerando especificamente o ambiente das mídias sociais digitais ou, mais precisamente, do Facebook. Nesse empreendimento, analisamos a presença digital de celebridades religiosas e as interações que estas promovem com seus fiéis e seguidores, que acabam por se converterem em fãs. Para fazer isso, trabalhamos combinando as metodologias qualitativas da Netnografia e da Análise do Discurso. A pesquisa demanda a consulta de uma base teórica bem diversa para fundamentar conceitos da análise do discurso e da netnografia, que desenvolvemos com base em autores como Foucault e Orlandi na AD e Kozinets e Hine, para estudo da netnografia. Para embasar a discussão sobre mercado religioso consultamos autores como Canclini, Houtart, Carranza e Patriota. Para pensarmos a expressão celebridade religiosa, tomamos como base Alpion, Zovan, Marshal e Cashmore. E, nas perspectivas de ciber-fiel e ciber-igreja, consultamos Aoki e Machado e Jenkins, além de Heidi Campbell e Hutchings, que abordam autoridade religiosa e ciber-igreja. A ênfase apresentada no trabalho é estruturada a partir da experiência religiosa mediada pelas ferramentas da internet e pelos espaços digitais ocupados por tais líderes religiosos, que mesmo promovendo uma atmosfera espetacular, conservam algo de sagrado e que muito se assemelha aos templos religiosos presenciais. Tais perspectivas nos direcionam para a observação dos seguidores dessas celebridades religiosas no ambiente digital que, pelas características da dinâmica e interatividade, da proximidade e autonomia que as redes digitais conferem aos usuários, acabam por promover um redesenho do fazer religioso contemporâneo. Essa ideia sustenta a tese de que os fiéis religiosos tradicionais, quando passam a interagir com seus líderes dentro de ambientes digitais, convertem-se em ciber-fiéis, mas igualmente conferem a seus líderes um tratamento de celebridades, ao mesmo tempo em que se comportam como fiés-fãs.
id UFPE_6f29cc0a7f3a37b7078f4bd14e73865a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/25339
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling FREIRE, Adriana do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/0393040398533459http://lattes.cnpq.br/3518204311819015PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira2018-08-02T18:06:08Z2018-08-02T18:06:08Z2017-03-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25339ark:/64986/001300000x9hcPartindo da experiência religiosa mediada pelas ferramentas digitais da internet, esta tese se ancora na observação do contexto contemporâneo, no qual instituições religiosas promovem ações de marketing para se diferenciarem e conquistarem seus públicos e personalidades religiosas despontam como celebridades midiáticas. Com esta perspectiva, nos debruçamos sobre os discursos e interações que ocorrem nos espaços digitais em rede para compreender movimentos que ocorrem na esfera religiosa moderna, no âmbito cristão, considerando especificamente o ambiente das mídias sociais digitais ou, mais precisamente, do Facebook. Nesse empreendimento, analisamos a presença digital de celebridades religiosas e as interações que estas promovem com seus fiéis e seguidores, que acabam por se converterem em fãs. Para fazer isso, trabalhamos combinando as metodologias qualitativas da Netnografia e da Análise do Discurso. A pesquisa demanda a consulta de uma base teórica bem diversa para fundamentar conceitos da análise do discurso e da netnografia, que desenvolvemos com base em autores como Foucault e Orlandi na AD e Kozinets e Hine, para estudo da netnografia. Para embasar a discussão sobre mercado religioso consultamos autores como Canclini, Houtart, Carranza e Patriota. Para pensarmos a expressão celebridade religiosa, tomamos como base Alpion, Zovan, Marshal e Cashmore. E, nas perspectivas de ciber-fiel e ciber-igreja, consultamos Aoki e Machado e Jenkins, além de Heidi Campbell e Hutchings, que abordam autoridade religiosa e ciber-igreja. A ênfase apresentada no trabalho é estruturada a partir da experiência religiosa mediada pelas ferramentas da internet e pelos espaços digitais ocupados por tais líderes religiosos, que mesmo promovendo uma atmosfera espetacular, conservam algo de sagrado e que muito se assemelha aos templos religiosos presenciais. Tais perspectivas nos direcionam para a observação dos seguidores dessas celebridades religiosas no ambiente digital que, pelas características da dinâmica e interatividade, da proximidade e autonomia que as redes digitais conferem aos usuários, acabam por promover um redesenho do fazer religioso contemporâneo. Essa ideia sustenta a tese de que os fiéis religiosos tradicionais, quando passam a interagir com seus líderes dentro de ambientes digitais, convertem-se em ciber-fiéis, mas igualmente conferem a seus líderes um tratamento de celebridades, ao mesmo tempo em que se comportam como fiés-fãs.CAPESBased on the religious experience mediated through the internet digital tools, this thesis is anchored on the observation of the contemporary context, in which religious institutions are promoting marketing actions to be differenciated and conquer their publics and religious personalities emerge to become mediatic celebrities. With this perspective we are looking at the discourses and interactions in the digital networks spaces to understand the movements that happen in the modern religious sphere of the Christian ambit, specifically considering the digital media environment or more precisely the Facebook. In this context we analyze the digital presence of religious celebrities and the interactions that those celebrities promote with their believers and followers who became fans. To accomplish the analysis we combined the qualitative methodologies of Netnography and Discourse Analysis. The research requires a very diverse theoretical basis to support concepts like Discourse Analyze (DA) and Nethnography, which we developed based in authors such as Foucault and Orlandi to study DA, and Kozinets and Hine to study Nethnography. For the discussion of religious market we consulted authors such as Canclini, Houtart, Carranza and Patriota. To come up with the expression "Religious Celebrity" we had base on Alpion, Zovan, Marshal and Cashmore. And, for the perspective of cyber-believer and cyber-church we consulted Aoki and Machado, and Jenkins, beyond Heidi Campbell and Hutchings who have approached religious authority and cyber-church. The emphasis that we present in this research is structured on the religious experience mediated through the internet tools and the digital spaces occupied by those religious leaders who are able to promote this spectacular atmosphere while preserving something sacred that much resembles to the face-to-face religious temples. Such perspective led us to observe these followers of religious celebrities on the digital environment. Because to the characteristics of dynamics and interactivity and the proximity and autonomy which the digital networks give to their users, these followers end up promoting the redesign of contemporary religious practices. This concept supports the thesis that when the traditional believer starts to interact with their leaders in the digital environments they become cyber-believers and at the same time they give to their leaders a treatment of celebrities and they act like fans.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCelebridades religiosasFacebookCiber-fiéisFiéis-fãsCiber-igrejaQuando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Adriana Amaral Freire.pdf.jpgTESE Adriana Amaral Freire.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/5/TESE%20Adriana%20Amaral%20Freire.pdf.jpgab526bf7c53cb36d5e52af6261368d86MD55ORIGINALTESE Adriana Amaral Freire.pdfTESE Adriana Amaral Freire.pdfapplication/pdf4018656https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/1/TESE%20Adriana%20Amaral%20Freire.pdfd884540e0ba01a6550b774e0a40dd1c2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Adriana Amaral Freire.pdf.txtTESE Adriana Amaral Freire.pdf.txtExtracted texttext/plain409748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/4/TESE%20Adriana%20Amaral%20Freire.pdf.txt4f0292efe7580c21d48be1bb9ab551eaMD54123456789/253392019-10-26 01:20:24.786oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T04:20:24Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
title Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
spellingShingle Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
FREIRE, Adriana do Amaral
Celebridades religiosas
Facebook
Ciber-fiéis
Fiéis-fãs
Ciber-igreja
title_short Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
title_full Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
title_fullStr Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
title_full_unstemmed Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
title_sort Quando o fiel vira fã: celebridades religiosas e interações no Facebook
author FREIRE, Adriana do Amaral
author_facet FREIRE, Adriana do Amaral
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0393040398533459
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3518204311819015
dc.contributor.author.fl_str_mv FREIRE, Adriana do Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira
contributor_str_mv PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Celebridades religiosas
Facebook
Ciber-fiéis
Fiéis-fãs
Ciber-igreja
topic Celebridades religiosas
Facebook
Ciber-fiéis
Fiéis-fãs
Ciber-igreja
description Partindo da experiência religiosa mediada pelas ferramentas digitais da internet, esta tese se ancora na observação do contexto contemporâneo, no qual instituições religiosas promovem ações de marketing para se diferenciarem e conquistarem seus públicos e personalidades religiosas despontam como celebridades midiáticas. Com esta perspectiva, nos debruçamos sobre os discursos e interações que ocorrem nos espaços digitais em rede para compreender movimentos que ocorrem na esfera religiosa moderna, no âmbito cristão, considerando especificamente o ambiente das mídias sociais digitais ou, mais precisamente, do Facebook. Nesse empreendimento, analisamos a presença digital de celebridades religiosas e as interações que estas promovem com seus fiéis e seguidores, que acabam por se converterem em fãs. Para fazer isso, trabalhamos combinando as metodologias qualitativas da Netnografia e da Análise do Discurso. A pesquisa demanda a consulta de uma base teórica bem diversa para fundamentar conceitos da análise do discurso e da netnografia, que desenvolvemos com base em autores como Foucault e Orlandi na AD e Kozinets e Hine, para estudo da netnografia. Para embasar a discussão sobre mercado religioso consultamos autores como Canclini, Houtart, Carranza e Patriota. Para pensarmos a expressão celebridade religiosa, tomamos como base Alpion, Zovan, Marshal e Cashmore. E, nas perspectivas de ciber-fiel e ciber-igreja, consultamos Aoki e Machado e Jenkins, além de Heidi Campbell e Hutchings, que abordam autoridade religiosa e ciber-igreja. A ênfase apresentada no trabalho é estruturada a partir da experiência religiosa mediada pelas ferramentas da internet e pelos espaços digitais ocupados por tais líderes religiosos, que mesmo promovendo uma atmosfera espetacular, conservam algo de sagrado e que muito se assemelha aos templos religiosos presenciais. Tais perspectivas nos direcionam para a observação dos seguidores dessas celebridades religiosas no ambiente digital que, pelas características da dinâmica e interatividade, da proximidade e autonomia que as redes digitais conferem aos usuários, acabam por promover um redesenho do fazer religioso contemporâneo. Essa ideia sustenta a tese de que os fiéis religiosos tradicionais, quando passam a interagir com seus líderes dentro de ambientes digitais, convertem-se em ciber-fiéis, mas igualmente conferem a seus líderes um tratamento de celebridades, ao mesmo tempo em que se comportam como fiés-fãs.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-02T18:06:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-02T18:06:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25339
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000x9hc
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25339
identifier_str_mv ark:/64986/001300000x9hc
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/5/TESE%20Adriana%20Amaral%20Freire.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/1/TESE%20Adriana%20Amaral%20Freire.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25339/4/TESE%20Adriana%20Amaral%20Freire.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ab526bf7c53cb36d5e52af6261368d86
d884540e0ba01a6550b774e0a40dd1c2
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
4f0292efe7580c21d48be1bb9ab551ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172942205550592