Caracterização geotécnica e estudo da capacidade de carga de estaca escavada, instrumentada, submetida à compressão axial em solo de Formação Barreiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROLIM NETO, Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000013gzn
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32486
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a capacidade de carga de estacas escavadas, executadas em solo não saturado da Formação Barreiras da cidade de João Pessoa- PB, Brasil. Nesta pesquisa foi analisado o comportamento de uma estaca escavada de diâmetro  = 0,80 m (8 mm) e comprimento L= 18 m. Tal estaca foi submetida à esforço de compressão através da realização de prova de carga (lenta). O subsolo local é composto por solo arenoso (0 a 1,70 m de profundidade), arenito (1,70 a 2,80 m), silte argiloso (2,80 a 15,80 m), silte argiloso com pedregulho (15,80 a 17,0 m), silte argiloso com pouca laterita (17,0 a 20,80 m). A estaca foi instrumentada ao longo do fuste com extensômetros elétricos, de maneira a se obter os dados do mecanismo de transferência de carga e de deslocamento em profundidade. Desta maneira obteve-se o valor da carga de ruptura, através da completa solicitação por atrito lateral e por resistência de ponta (extrapolação da curva carga recalque), apresentados pela interação do sistema solo-estaca, ou estipulando-se uma ruptura em função de um recalque limite ou ainda de critérios de ruptura física, como o Método da Rigidez (Décourt), Chin e outros. Assim, analisa-se os métodos de previsão de carga, realizando uma comparação entre os resultados reais e os previstos através de métodos semiempíricos para o elemento fundação, com o auxílio da curva carga x recalque e da instrumentação. Confrontando os resultados experimentais com os resultados de previsão de capacidade de carga, pretende-se chegar a um entendimento sobre a interação estaca/solo e seu modo de transferência de carga para o solo. O mecanismo de transferência da carga ao solo deu-se predominantemente por atrito e os métodos de extrapolação da carga de ruptura não foram eficazes para o nível de carregamento/deslocamento. O Método da Rigidez adequou-se para esta pesquisa, com resultados praticamente iguais com os da instrumentação. O método de capacidade de carga de Décourt e Quaresma, com a utilização do coeficiente  = 2,50, proporcionou resultados acurados para a parcela de atrito lateral.
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spelling ROLIM NETO, Carloshttp://lattes.cnpq.br/4001048930952669http://lattes.cnpq.br/3333925962323676COUTINHO, Roberto Quental2019-09-10T21:48:45Z2019-09-10T21:48:45Z2018-10-19https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32486ark:/64986/0013000013gznEsta dissertação apresenta um estudo sobre a capacidade de carga de estacas escavadas, executadas em solo não saturado da Formação Barreiras da cidade de João Pessoa- PB, Brasil. Nesta pesquisa foi analisado o comportamento de uma estaca escavada de diâmetro  = 0,80 m (8 mm) e comprimento L= 18 m. Tal estaca foi submetida à esforço de compressão através da realização de prova de carga (lenta). O subsolo local é composto por solo arenoso (0 a 1,70 m de profundidade), arenito (1,70 a 2,80 m), silte argiloso (2,80 a 15,80 m), silte argiloso com pedregulho (15,80 a 17,0 m), silte argiloso com pouca laterita (17,0 a 20,80 m). A estaca foi instrumentada ao longo do fuste com extensômetros elétricos, de maneira a se obter os dados do mecanismo de transferência de carga e de deslocamento em profundidade. Desta maneira obteve-se o valor da carga de ruptura, através da completa solicitação por atrito lateral e por resistência de ponta (extrapolação da curva carga recalque), apresentados pela interação do sistema solo-estaca, ou estipulando-se uma ruptura em função de um recalque limite ou ainda de critérios de ruptura física, como o Método da Rigidez (Décourt), Chin e outros. Assim, analisa-se os métodos de previsão de carga, realizando uma comparação entre os resultados reais e os previstos através de métodos semiempíricos para o elemento fundação, com o auxílio da curva carga x recalque e da instrumentação. Confrontando os resultados experimentais com os resultados de previsão de capacidade de carga, pretende-se chegar a um entendimento sobre a interação estaca/solo e seu modo de transferência de carga para o solo. O mecanismo de transferência da carga ao solo deu-se predominantemente por atrito e os métodos de extrapolação da carga de ruptura não foram eficazes para o nível de carregamento/deslocamento. O Método da Rigidez adequou-se para esta pesquisa, com resultados praticamente iguais com os da instrumentação. O método de capacidade de carga de Décourt e Quaresma, com a utilização do coeficiente  = 2,50, proporcionou resultados acurados para a parcela de atrito lateral.This dissertation presents a study about the load capacity of bored pile, executed in unsaturated soil of the Barreiras Formation located at João Pessoa- PB, Brazil. In this research the behavior of an bored pile of diameter  = 0.80 m (8 mm) and length L= 18 m was analyzed. Such a pile was submitted to the compression effort by carrying out a load test (SMLT). The local subsoil is composed of sandy soil (0 to 1.70 m depth), sandstone (1.70 to 2.80 m depth), clayey silt (2.80 to 15.80 m depth), clayey silt with gravel (15.80 to 17.0 m depth), clayey silt with little laterite (17.0 to 20.80 m depth). The pile was instrumented along its shaft with strain gages, in order to obtain the data of the mechanism of transfer of load and of settlement in depth. In this way, the value of the rupture load was obtained, through the complete skin friction and tip resistance (extrapolation of the load-settlement curve), presented by the interaction of the soil-pile system, or by stipulating a failure as a function of a limiting settlement or even criteria of physical rupture, such as the Stiffness Method (Décourt), Chin and al. Thus, load prediction methods are analyzed by comparing actual and predicted results using semi-empirical methods for the foundation element with the aid of the load x settlement curve and the instrumentation. Confronting the experimental results with the prediction results of load capacity, we intend to reach an understanding about the pile / soil interaction and its mode of transfer of load to the soil. The transfer mechanism of the load to the soil occurred predominantly through friction and the extrapolation methods of the failure load were not effective enough to the load level. The Stiffness Method was suited for this research, with results almost as equals as with of the instrumentation. The load capacity method of Décourt and Quaresma, with the  = 2,50 coefficient use provided accurate results towards skin friction.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilEstacas escavadasProva de cargaInstrumentaçãoCaracterização geotécnica e estudo da capacidade de carga de estaca escavada, instrumentada, submetida à compressão axial em solo de Formação Barreirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Carlos Rolim Neto.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Carlos Rolim Neto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32486/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Rolim%20Neto.pdf.jpg2a3cae72b3edd7b4ed1c241109f3b142MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Carlos Rolim Neto.pdfDISSERTAÇÃO Carlos Rolim Neto.pdfapplication/pdf9849219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32486/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Rolim%20Neto.pdf129fd286fd9f560f2604c39fcd9fc720MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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