Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal De Lacerda Pires, Carolina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7251
Resumo: A imagem de uma localidade imagem, nesse trabalho, entendida como idéia, conceito, impressão - é fator de suma importância no processo de tomada de decisão do turista potencial na escolha por um destino turístico. Tanto que em 2003, visando o fomento do turismo no Brasil, foi lançado o primeiro Plano Nacional de Turismo que determinava, em uma de suas diretrizes, a diversificação da imagem do país nas campanhas de promoção turística dos órgãos públicos nacionais do setor, diretriz essa a ser seguida também em âmbito estadual e municipal. Assim, interessou-nos, nesta pesquisa, identificar quais e como as imagens de Pernambuco foram construídas na publicidade turística oficial do Estado desde então. Para tanto, analisamos, à luz da Análise Semiolingüística do Discurso, 14 anúncios e dois folders da Empetur veiculados entre 2004 e 2006. Nossas análises indicaram que apesar de serem construídas imagens como a do Pernambuco cultural e a do Pernambuco moderno, ainda é a imagem do Pernambuco paradisíaco predominante nas peças publicitárias que compõem o corpus da pesquisa, especialmente em sua materialidade visual. Existe uma enfatização de certos atrativos, locais ou aspectos de Pernambuco em detrimento de outros apagados da cena discursiva, o que favorece a construção de imagens estereotipadas do Estado
id UFPE_71604c7e5bc77c6ecbfcef9c68c1f616
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/7251
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Leal De Lacerda Pires, CarolinaChambliss Hoffnagel, Judith 2014-06-12T18:30:36Z2014-06-12T18:30:36Z2008-01-31Leal De Lacerda Pires, Carolina; Chambliss Hoffnagel, Judith. Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7251A imagem de uma localidade imagem, nesse trabalho, entendida como idéia, conceito, impressão - é fator de suma importância no processo de tomada de decisão do turista potencial na escolha por um destino turístico. Tanto que em 2003, visando o fomento do turismo no Brasil, foi lançado o primeiro Plano Nacional de Turismo que determinava, em uma de suas diretrizes, a diversificação da imagem do país nas campanhas de promoção turística dos órgãos públicos nacionais do setor, diretriz essa a ser seguida também em âmbito estadual e municipal. Assim, interessou-nos, nesta pesquisa, identificar quais e como as imagens de Pernambuco foram construídas na publicidade turística oficial do Estado desde então. Para tanto, analisamos, à luz da Análise Semiolingüística do Discurso, 14 anúncios e dois folders da Empetur veiculados entre 2004 e 2006. Nossas análises indicaram que apesar de serem construídas imagens como a do Pernambuco cultural e a do Pernambuco moderno, ainda é a imagem do Pernambuco paradisíaco predominante nas peças publicitárias que compõem o corpus da pesquisa, especialmente em sua materialidade visual. Existe uma enfatização de certos atrativos, locais ou aspectos de Pernambuco em detrimento de outros apagados da cena discursiva, o que favorece a construção de imagens estereotipadas do EstadoConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise Semiolingüística do Discursoimagempublicidade turísticaImagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo3529_1.pdf.jpgarquivo3529_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7251/4/arquivo3529_1.pdf.jpgbbbee231ff53a1729808f04117c24ee1MD54ORIGINALarquivo3529_1.pdfapplication/pdf4633396https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7251/1/arquivo3529_1.pdf7d61748c54e125c6a12e1bda276471a6MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7251/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo3529_1.pdf.txtarquivo3529_1.pdf.txtExtracted texttext/plain287934https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7251/3/arquivo3529_1.pdf.txt25f63c6bd604074171560ed26f839661MD53123456789/72512019-10-25 03:52:36.476oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T06:52:36Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico
title Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico
spellingShingle Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico
Leal De Lacerda Pires, Carolina
Análise Semiolingüística do Discurso
imagem
publicidade turística
title_short Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico
title_full Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico
title_fullStr Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico
title_full_unstemmed Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico
title_sort Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico
author Leal De Lacerda Pires, Carolina
author_facet Leal De Lacerda Pires, Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal De Lacerda Pires, Carolina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chambliss Hoffnagel, Judith
contributor_str_mv Chambliss Hoffnagel, Judith
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Semiolingüística do Discurso
imagem
publicidade turística
topic Análise Semiolingüística do Discurso
imagem
publicidade turística
description A imagem de uma localidade imagem, nesse trabalho, entendida como idéia, conceito, impressão - é fator de suma importância no processo de tomada de decisão do turista potencial na escolha por um destino turístico. Tanto que em 2003, visando o fomento do turismo no Brasil, foi lançado o primeiro Plano Nacional de Turismo que determinava, em uma de suas diretrizes, a diversificação da imagem do país nas campanhas de promoção turística dos órgãos públicos nacionais do setor, diretriz essa a ser seguida também em âmbito estadual e municipal. Assim, interessou-nos, nesta pesquisa, identificar quais e como as imagens de Pernambuco foram construídas na publicidade turística oficial do Estado desde então. Para tanto, analisamos, à luz da Análise Semiolingüística do Discurso, 14 anúncios e dois folders da Empetur veiculados entre 2004 e 2006. Nossas análises indicaram que apesar de serem construídas imagens como a do Pernambuco cultural e a do Pernambuco moderno, ainda é a imagem do Pernambuco paradisíaco predominante nas peças publicitárias que compõem o corpus da pesquisa, especialmente em sua materialidade visual. Existe uma enfatização de certos atrativos, locais ou aspectos de Pernambuco em detrimento de outros apagados da cena discursiva, o que favorece a construção de imagens estereotipadas do Estado
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-12T18:30:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-06-12T18:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Leal De Lacerda Pires, Carolina; Chambliss Hoffnagel, Judith. Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7251
identifier_str_mv Leal De Lacerda Pires, Carolina; Chambliss Hoffnagel, Judith. Imagens dePernambuco: uma análise semiolingüística do discurso publicitário turístico. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7251/4/arquivo3529_1.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7251/1/arquivo3529_1.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7251/2/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7251/3/arquivo3529_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bbbee231ff53a1729808f04117c24ee1
7d61748c54e125c6a12e1bda276471a6
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
25f63c6bd604074171560ed26f839661
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310851595599872