Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32108 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma cartografia da produção audiovisual contemporânea engajada na luta pelo direito à cidade no Recife. A partir da análise de um corpus de mais de 80 peças audiovisuais realizadas na última década, observam-se linhas de força que atravessam os filmes, assim como a relação entre a mobilização social, as relações de poder e as subjetividades inseridas na produção de cidade, notadamente o surgimento do Movimento Ocupe Estelita e suas estratégias de intervenção midiática. Também ganham foco o espaço da autoria como um campo de formulação coletiva de sujeitos históricos e políticos, a performatividade dos corpos que empunham câmeras participativamente diante de acontecimentos desse embate pela democratização do planejamento urbano e uma disposição para o uso militante do cinema na elaboração de narrativas de engajamento, leituras do real e produção de memória. Metodologicamente esta pesquisa se volta para os filmes não apenas como objetos isolados em seus aspectos estéticos e narrativos, mas como gestos de ações colaborativas em circuitos de produção, circulação, adesão, crítica e mobilização, tanto nas redes digitais quanto em espaços presenciais, a exemplo das ocupações urbanas. Para empreender essa articulação entre os processos comunicacionais e as ações estético-políticas como gestos, mobilizo os conceitos de antropologia política das imagens (DIDI-HUBERMAN), multidão (HARDT & NEGRI), performatividade da assembleia (BUTLER), cinema de intervenção social (BRENEZ) e direito à cidade (HARVEY), entre outros, com o objetivo de sustentar a noção de cinema de ocupação. |
id |
UFPE_7171a78a4376b2bbdc215d3386a550da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/32108 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SEVERIEN, Pedro Loureirohttp://lattes.cnpq.br/3920571897897685http://lattes.cnpq.br/9124646423472615SILVA, Eduardo Gomes Duarte da2019-09-02T19:05:48Z2019-09-02T19:05:48Z2018-03-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32108O presente trabalho propõe uma cartografia da produção audiovisual contemporânea engajada na luta pelo direito à cidade no Recife. A partir da análise de um corpus de mais de 80 peças audiovisuais realizadas na última década, observam-se linhas de força que atravessam os filmes, assim como a relação entre a mobilização social, as relações de poder e as subjetividades inseridas na produção de cidade, notadamente o surgimento do Movimento Ocupe Estelita e suas estratégias de intervenção midiática. Também ganham foco o espaço da autoria como um campo de formulação coletiva de sujeitos históricos e políticos, a performatividade dos corpos que empunham câmeras participativamente diante de acontecimentos desse embate pela democratização do planejamento urbano e uma disposição para o uso militante do cinema na elaboração de narrativas de engajamento, leituras do real e produção de memória. Metodologicamente esta pesquisa se volta para os filmes não apenas como objetos isolados em seus aspectos estéticos e narrativos, mas como gestos de ações colaborativas em circuitos de produção, circulação, adesão, crítica e mobilização, tanto nas redes digitais quanto em espaços presenciais, a exemplo das ocupações urbanas. Para empreender essa articulação entre os processos comunicacionais e as ações estético-políticas como gestos, mobilizo os conceitos de antropologia política das imagens (DIDI-HUBERMAN), multidão (HARDT & NEGRI), performatividade da assembleia (BUTLER), cinema de intervenção social (BRENEZ) e direito à cidade (HARVEY), entre outros, com o objetivo de sustentar a noção de cinema de ocupação.CAPESThe present work proposes a cartography of the contemporary audiovisual production engaged in the struggle for the right to the city in Recife. From the analysis of a corpus of more than 80 audiovisual works carried out in the last decade, this research observes lines of force that permeate the films, as well as the relation between social mobilization, power relations and the subjectivities inserted in the production of the city, notably the emergence of the Occupy Estelita Movement and its strategies of mediatic intervention. This research also focusses in the space of authorship as a field of collective formulation of historical and political subjects, the performativity of the bodies that hold cameras in a participative way in face of events of this struggle for the democratization of urban planning, and a disposition for the militant use of cinema in the elaboration of narratives of engagement, readings of reality, and production of memory. Methodologically, this investigation turns itself to films not only as isolated objects in their aesthetic and narrative aspects, but as gestures of collaborative actions in circuits of production, circulation, adhesion, criticism and mobilization, both in digital networks and in face-to-face spaces, such as urban occupations. In order to undertake this articulation between communication processes and aesthetic-political actions as gestures, I mobilize the concepts of political anthropology of images (DIDI-HUBERMAN), multitude (HARDT & NEGRI), performativity of the assembly (BUTLER), social intervention cinema (BRENEZ) and the right to the city (HARVEY), among others, with the aim of sustaining the notion of occupation cinema.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinema e cidadeDireito à cidadeEstética e cultura midiáticaAtivismo audiovisualCartografia das subjetividadesCinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Pedro Loureiro Sererien.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Pedro Loureiro Sererien.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Loureiro%20Sererien.pdf.jpg9994182be731b43bbdca5019bb6b8b7bMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Pedro Loureiro Sererien.pdfDISSERTAÇÃO Pedro Loureiro Sererien.pdfapplication/pdf4499437https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Loureiro%20Sererien.pdf97dabb4257456bc3f11dff1783ea7159MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Pedro Loureiro Sererien.pdf.txtDISSERTAÇÃO Pedro Loureiro Sererien.pdf.txtExtracted texttext/plain440435https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Loureiro%20Sererien.pdf.txtad57b6e7a58a8cdd7d3d77ab71309acaMD54123456789/321082019-10-26 03:42:22.763oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T06:42:22Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife |
title |
Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife |
spellingShingle |
Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife SEVERIEN, Pedro Loureiro Cinema e cidade Direito à cidade Estética e cultura midiática Ativismo audiovisual Cartografia das subjetividades |
title_short |
Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife |
title_full |
Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife |
title_fullStr |
Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife |
title_full_unstemmed |
Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife |
title_sort |
Cinema de ocupação: uma cartografia da produção audiovisual engajada na luta pelo direito à cidade no Recife |
author |
SEVERIEN, Pedro Loureiro |
author_facet |
SEVERIEN, Pedro Loureiro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3920571897897685 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9124646423472615 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SEVERIEN, Pedro Loureiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SILVA, Eduardo Gomes Duarte da |
contributor_str_mv |
SILVA, Eduardo Gomes Duarte da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema e cidade Direito à cidade Estética e cultura midiática Ativismo audiovisual Cartografia das subjetividades |
topic |
Cinema e cidade Direito à cidade Estética e cultura midiática Ativismo audiovisual Cartografia das subjetividades |
description |
O presente trabalho propõe uma cartografia da produção audiovisual contemporânea engajada na luta pelo direito à cidade no Recife. A partir da análise de um corpus de mais de 80 peças audiovisuais realizadas na última década, observam-se linhas de força que atravessam os filmes, assim como a relação entre a mobilização social, as relações de poder e as subjetividades inseridas na produção de cidade, notadamente o surgimento do Movimento Ocupe Estelita e suas estratégias de intervenção midiática. Também ganham foco o espaço da autoria como um campo de formulação coletiva de sujeitos históricos e políticos, a performatividade dos corpos que empunham câmeras participativamente diante de acontecimentos desse embate pela democratização do planejamento urbano e uma disposição para o uso militante do cinema na elaboração de narrativas de engajamento, leituras do real e produção de memória. Metodologicamente esta pesquisa se volta para os filmes não apenas como objetos isolados em seus aspectos estéticos e narrativos, mas como gestos de ações colaborativas em circuitos de produção, circulação, adesão, crítica e mobilização, tanto nas redes digitais quanto em espaços presenciais, a exemplo das ocupações urbanas. Para empreender essa articulação entre os processos comunicacionais e as ações estético-políticas como gestos, mobilizo os conceitos de antropologia política das imagens (DIDI-HUBERMAN), multidão (HARDT & NEGRI), performatividade da assembleia (BUTLER), cinema de intervenção social (BRENEZ) e direito à cidade (HARVEY), entre outros, com o objetivo de sustentar a noção de cinema de ocupação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-02T19:05:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-02T19:05:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32108 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Loureiro%20Sererien.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Loureiro%20Sererien.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32108/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Loureiro%20Sererien.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9994182be731b43bbdca5019bb6b8b7b 97dabb4257456bc3f11dff1783ea7159 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 ad57b6e7a58a8cdd7d3d77ab71309aca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310722134212608 |