Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983
Resumo: Apresenta análise de estudos de usuários brasileiros publicados em artigos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Mostra seu percurso temporal e epistemológico de 1972 a 2020. Expõe estatísticas de artigos nos quais os autores apresentam resultados e conclusões de estudos de usuários executados, de forma a relatar abrangência temporal, instrumentos de coleta de dados, abordagens teóricas e metodológicas, objetivos dos estudos, tipologia do serviço informacional pesquisado, abrangência geográfica e vinculação institucional dos autores. Como resultados, mostra que: o estudo de usuários tem sido um assunto cada vez mais constante ao longo das décadas entre os acadêmicos do país; o questionário tem sido o principal instrumento de coleta de dados; a escala Likert é a categoria metodológica mais empregada, entre as poucas técnicas teórico- metodológicas vistas na literatura e aplicadas nos estudos de usuários; o perfil da clientela é o objetivo de pesquisa mais verificado; bibliotecas universitárias é o tipo de serviço de informação em que mais são feitos estudos de usuários; no Brasil, estes estudos são realizados principalmente no Nordeste e, em seguida, no Sudeste; A Universidade Federal de Minas Gerais é a instituição com mais autores a produzir tais estudos, seguida pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade de Brasília. Conclui que estudar a comunidade usuária de um serviço informacional ainda é necessário e não se esgotam facilmente as capacidades de novos estudos, visto haver uma extensa quantidade de serviços. Sugere a possibilidade de estudar os clientes do mesmo serviço informacional já estudado antes, periodicamente.
id UFPE_7186ec0b1d626ec37fa05163e362950c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/44983
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ALMEIDA, Suzane Cavalcanti dehttp://lattes.cnpq.br/1331783842048150http://lattes.cnpq.br/2565474279842382http://lattes.cnpq.br/2926539030183375SILVEIRA, Murilo Artur Araújo daSILVA, Edilene Maria da2022-07-06T11:17:07Z2022-07-06T11:17:07Z2022-02-22ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de. Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983Apresenta análise de estudos de usuários brasileiros publicados em artigos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Mostra seu percurso temporal e epistemológico de 1972 a 2020. Expõe estatísticas de artigos nos quais os autores apresentam resultados e conclusões de estudos de usuários executados, de forma a relatar abrangência temporal, instrumentos de coleta de dados, abordagens teóricas e metodológicas, objetivos dos estudos, tipologia do serviço informacional pesquisado, abrangência geográfica e vinculação institucional dos autores. Como resultados, mostra que: o estudo de usuários tem sido um assunto cada vez mais constante ao longo das décadas entre os acadêmicos do país; o questionário tem sido o principal instrumento de coleta de dados; a escala Likert é a categoria metodológica mais empregada, entre as poucas técnicas teórico- metodológicas vistas na literatura e aplicadas nos estudos de usuários; o perfil da clientela é o objetivo de pesquisa mais verificado; bibliotecas universitárias é o tipo de serviço de informação em que mais são feitos estudos de usuários; no Brasil, estes estudos são realizados principalmente no Nordeste e, em seguida, no Sudeste; A Universidade Federal de Minas Gerais é a instituição com mais autores a produzir tais estudos, seguida pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade de Brasília. Conclui que estudar a comunidade usuária de um serviço informacional ainda é necessário e não se esgotam facilmente as capacidades de novos estudos, visto haver uma extensa quantidade de serviços. Sugere a possibilidade de estudar os clientes do mesmo serviço informacional já estudado antes, periodicamente.It presents an analysis of Brasilian users studies published in articles in the Reference Database of Articles of Journals in Information Science (Brapci in portuguese). It shows its temporal and epistemological course from 1972 to 2020. It exposes statistics for articles in which the authors present results and conclusions of user studies carried out, in order to report temporal scope, data collection instruments, theoretical and methodological approaches, study objectives, typology of the researched informational service, geographic scope and institutional affiliation of the authors. As a result, it shows that: the study of users has been an increasingly constant subject over the decades among academics in the country; the questionnaire has been the main instrument for data collection; the Likert scale is the most used methodological category, among the few theoretical-methodological techniques seen in the literature applied in user studies; the customer profile is the most verified research objective; university libraries is the type of information service in which most user studies are carried out; in Brazil, these studies are carried out mainly in the Northeast and then in the Southeast; The Universidade Federal de Minas Gerais is the institution that has more authors to produce such studies, followed by the Universidade Federal da Paraíba and the Universidade de Brasília. It concludes that studying the user community of an informational service is still necessary and the capacities for further studies are not easily exhausted, since there is an extensive amount of services. It suggests the possible to study the clients of the same informational service studied before, periodically.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da InformacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstudo de usuáriosServiços informacionaisUsuários da informaçãoTrajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Suzane Cavalcanti de Almeida.pdfDISSERTAÇÃO Suzane Cavalcanti de Almeida.pdfapplication/pdf1205922https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzane%20Cavalcanti%20de%20Almeida.pdfdbaaa9b646966cb52ebe8c0b7cb3ee43MD51TEXTDISSERTAÇÃO Suzane Cavalcanti de Almeida.pdf.txtDISSERTAÇÃO Suzane Cavalcanti de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain300527https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzane%20Cavalcanti%20de%20Almeida.pdf.txtfb8b4d21cce0b53bebfffd45abfc0286MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Suzane Cavalcanti de Almeida.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Suzane Cavalcanti de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzane%20Cavalcanti%20de%20Almeida.pdf.jpgbac9a99892530bc1b4c7d3d85096649fMD55123456789/449832022-07-07 02:21:56.464oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-07-07T05:21:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
title Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
spellingShingle Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de
Estudo de usuários
Serviços informacionais
Usuários da informação
title_short Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
title_full Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
title_fullStr Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
title_full_unstemmed Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
title_sort Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)
author ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de
author_facet ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1331783842048150
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2565474279842382
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2926539030183375
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVEIRA, Murilo Artur Araújo da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv SILVA, Edilene Maria da
contributor_str_mv SILVEIRA, Murilo Artur Araújo da
SILVA, Edilene Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de usuários
Serviços informacionais
Usuários da informação
topic Estudo de usuários
Serviços informacionais
Usuários da informação
description Apresenta análise de estudos de usuários brasileiros publicados em artigos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Mostra seu percurso temporal e epistemológico de 1972 a 2020. Expõe estatísticas de artigos nos quais os autores apresentam resultados e conclusões de estudos de usuários executados, de forma a relatar abrangência temporal, instrumentos de coleta de dados, abordagens teóricas e metodológicas, objetivos dos estudos, tipologia do serviço informacional pesquisado, abrangência geográfica e vinculação institucional dos autores. Como resultados, mostra que: o estudo de usuários tem sido um assunto cada vez mais constante ao longo das décadas entre os acadêmicos do país; o questionário tem sido o principal instrumento de coleta de dados; a escala Likert é a categoria metodológica mais empregada, entre as poucas técnicas teórico- metodológicas vistas na literatura e aplicadas nos estudos de usuários; o perfil da clientela é o objetivo de pesquisa mais verificado; bibliotecas universitárias é o tipo de serviço de informação em que mais são feitos estudos de usuários; no Brasil, estes estudos são realizados principalmente no Nordeste e, em seguida, no Sudeste; A Universidade Federal de Minas Gerais é a instituição com mais autores a produzir tais estudos, seguida pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade de Brasília. Conclui que estudar a comunidade usuária de um serviço informacional ainda é necessário e não se esgotam facilmente as capacidades de novos estudos, visto haver uma extensa quantidade de serviços. Sugere a possibilidade de estudar os clientes do mesmo serviço informacional já estudado antes, periodicamente.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-06T11:17:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-06T11:17:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de. Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983
identifier_str_mv ALMEIDA, Suzane Cavalcanti de. Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzane%20Cavalcanti%20de%20Almeida.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzane%20Cavalcanti%20de%20Almeida.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44983/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suzane%20Cavalcanti%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
dbaaa9b646966cb52ebe8c0b7cb3ee43
fb8b4d21cce0b53bebfffd45abfc0286
bac9a99892530bc1b4c7d3d85096649f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310864596893696