Multimediação inclusiva como objeto de aprendizagem para conservação do Rio Ipojuca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Álison Bruno da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38770
Resumo: Novas práticas pedagógicas que utilizam a tecnologia como instrumento mediador na aquisição do conhecimento estão sendo cada vez mais empregadas pelos educadores. O uso de vídeos estimula um processo de mudança na postura tanto do educador quanto do educando. O educador deve implementar o uso de novas tecnologias em sua prática pedagógica em sala de aula, contemplando os interesses do educando. Desta forma, esta pesquisa objetivou analisar a influência do uso de cinco vídeos, com recurso de acessibilidade, como uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e a mudança comportamental dos educandos em relação a conservação do rio Ipojuca. Ainda, esses vídeos foram disponibilizados em um canal no Youtube, bem como links com atividades relacionada ao produto audiovisual. O aporte teórico foi respaldado na abordagem vigotskyana, mais especificamente no que confere ao sociointeracionismo. Esta pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi realizada com educandos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Elisete Lopes de Lima Pires, do município de Caruaru, região agreste de Pernambuco. Para a validação dessa ferramenta midiática e como ela contribuiu no processo de ensino e aprendizagem, um questionário foi aplicado junto aos participantes. O uso dos vídeos em aulas contribuiu de maneira efetiva, proporcionando a discussão entre educadores e educandos, criando uma postura de criticidade no que confere a educação ambiental e promovendo a inclusão do educando com limitações auditivas. Ao término desta pesquisa, espera-se ter acrescentado um novo conhecimento a Educação Ambiental, bem como aos estudos que abordem preservação e manutenção do rio Ipojuca.
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Desta forma, esta pesquisa objetivou analisar a influência do uso de cinco vídeos, com recurso de acessibilidade, como uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e a mudança comportamental dos educandos em relação a conservação do rio Ipojuca. Ainda, esses vídeos foram disponibilizados em um canal no Youtube, bem como links com atividades relacionada ao produto audiovisual. O aporte teórico foi respaldado na abordagem vigotskyana, mais especificamente no que confere ao sociointeracionismo. Esta pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi realizada com educandos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Elisete Lopes de Lima Pires, do município de Caruaru, região agreste de Pernambuco. Para a validação dessa ferramenta midiática e como ela contribuiu no processo de ensino e aprendizagem, um questionário foi aplicado junto aos participantes. O uso dos vídeos em aulas contribuiu de maneira efetiva, proporcionando a discussão entre educadores e educandos, criando uma postura de criticidade no que confere a educação ambiental e promovendo a inclusão do educando com limitações auditivas. Ao término desta pesquisa, espera-se ter acrescentado um novo conhecimento a Educação Ambiental, bem como aos estudos que abordem preservação e manutenção do rio Ipojuca.New pedagogical practices that use technology as a mediating tool in the acquisition of knowledge are being increasingly used by educators. The use of videos stimulates a process of change in the attitude of both the educator and the student. The educator must implement the use of new technologies in his pedagogical practice in the classroom, considering the interests of the student. Thus, this research aimed at analyzing the influence of the use of five videos, with accessibility resource, as a tool that facilitates learning and the behavioral change of students in relation to the conservation of the Ipojuca River. In addition, these videos were made available on a YouTube channel, as well as links to activities related to the audiovisual product. The theoretical contribution was supported by the Vygotskyan approach, more specifically with regard to sociointeractionism. This field research, with a qualitative approach, was carried out with students from the 3rd year of high school at the State School Teacher Elisete Lopes de Lima Pires in Caruaru/Pernambuco. For the validation of this media tool and how it contributed to the teaching and learning process, a questionnaire was applied to the participants. The use of videos in classes contributed effectively, providing a discussion between educators and students, creating a critical attitude in what gives environmental education and promoting the inclusion of students with hearing limitations. At the end of this research, it is expected to have added new knowledge to Environmental Education, as well as to studies that address the preservation and maintenance of the Ipojuca River.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências AmbientaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação ambientalAcessibilidadePernambucoMultimediação inclusiva como objeto de aprendizagem para conservação do Rio Ipojucainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Álison Bruno da Silva Santos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Álison Bruno da Silva Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain98219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38770/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20Bruno%20da%20Silva%20Santos.pdf.txtcdf8a50f0ffbae6184852cd144bd9805MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Álison Bruno da Silva Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Álison Bruno da Silva Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38770/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20Bruno%20da%20Silva%20Santos.pdf.jpga68ec4fa3c9f175e833c2b0b629f9c08MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Álison Bruno da Silva Santos.pdfDISSERTAÇÃO Álison Bruno da Silva Santos.pdfapplication/pdf1450732https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38770/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20Bruno%20da%20Silva%20Santos.pdfadd99d42a9e5d697d87b70a782a69b66MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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