Um estudo sobre avaliação da maturidade em gerenciamento de projetos através dos dados de um Observatório de Projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORTO, Carlos Alexandre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40459
Resumo: Nos últimos anos as instituições de ensino público cresceram de forma bastante elevada, tanto em estrutura física quanto em contingente de alunos e servidores. Com todo esse desenvolvimento houve também um significativo aumento das demandas das áreas de planejamento e gerenciamento de projetos, bem como uma maior cobrança na qualidade das entregas do departamento de gestão de projetos por parte dos líderes das organizações. Nesse contexto, para apoiar a implantação e sistematização das metodologias de gerenciamento de projetos, surgiram os modelos de avaliação da maturidade organizacional. No caso dos Institutos Federais (IFs), que têm pouco mais de dez anos de existência, as boas práticas com gerenciamento de projetos ainda não são amplamente desenvolvidas como em instituições mais antigas e experientes. Contudo, muitas dessas organizações mantêm um registro de todos os seus projetos, sejam eles em execução ou finalizados. Esses dados armazenados em forma de repositório não estão sendo explorados para gerar conhecimento útil. Entretanto, esses acervos podem ser transformados em um Observatório de Projetos (OP), criando um ambiente onde se pode evoluir as competências relacionadas a projetos de forma dinâmica e colaborativa. Diante disso, surge a questão: é possível aferir a maturidade em gerenciamento de projetos de uma organização utilizando-se os dados de um Observatório de Projetos? Para isso, é necessário realizar estudo básico dos principais Modelos de Maturidade em gerenciamento de projetos, visando identificar qual deles possui o método de avaliação de mais fácil adaptação para a utilização dos dados disponíveis no Observatório para medir a maturidade. O Modelo Prado-MMGP foi escolhido para servir de modelo padrão para os estudos e seu questionário foi comparado com os dados de um OP a fim de responder as questões apenas através dos dados coletados, criando assim uma nova abordagem de avaliação da maturidade. Os resultados obtidos através da abordagem tradicional do Modelo Prado-MMGP e dos dados do OP foram analisados e comparados como parte final do trabalho. Essa pesquisa busca evidenciar a importância dos Observatórios de Projetos na evolução da maturidade em projetos dentro das organizações.
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Nesse contexto, para apoiar a implantação e sistematização das metodologias de gerenciamento de projetos, surgiram os modelos de avaliação da maturidade organizacional. No caso dos Institutos Federais (IFs), que têm pouco mais de dez anos de existência, as boas práticas com gerenciamento de projetos ainda não são amplamente desenvolvidas como em instituições mais antigas e experientes. Contudo, muitas dessas organizações mantêm um registro de todos os seus projetos, sejam eles em execução ou finalizados. Esses dados armazenados em forma de repositório não estão sendo explorados para gerar conhecimento útil. Entretanto, esses acervos podem ser transformados em um Observatório de Projetos (OP), criando um ambiente onde se pode evoluir as competências relacionadas a projetos de forma dinâmica e colaborativa. Diante disso, surge a questão: é possível aferir a maturidade em gerenciamento de projetos de uma organização utilizando-se os dados de um Observatório de Projetos? Para isso, é necessário realizar estudo básico dos principais Modelos de Maturidade em gerenciamento de projetos, visando identificar qual deles possui o método de avaliação de mais fácil adaptação para a utilização dos dados disponíveis no Observatório para medir a maturidade. O Modelo Prado-MMGP foi escolhido para servir de modelo padrão para os estudos e seu questionário foi comparado com os dados de um OP a fim de responder as questões apenas através dos dados coletados, criando assim uma nova abordagem de avaliação da maturidade. Os resultados obtidos através da abordagem tradicional do Modelo Prado-MMGP e dos dados do OP foram analisados e comparados como parte final do trabalho. Essa pesquisa busca evidenciar a importância dos Observatórios de Projetos na evolução da maturidade em projetos dentro das organizações.In recent years, public education institutions have grown quite high, both in physical structure and in numbers of students and government employees. With all this development there was also a significant increase in the demands of the planning and project management areas, as well as a greater demand by the organization’s leaders on the quality of deliveries by the project management department. In that context, to support the implementation and systematization of project management methodologies, maturity models emerged for assessing organizational maturity related to projects. At the Federal Institutes (FIs), which have been in existence for about ten years, good practices with project management are not yet widely developed as in older and more experienced institutions. Although, many of these organizations keep a record of all of their projects, whether they are in the execution or completed phase. All of this data stored in the form of a repository is not being explored to generate useful knowledge. However, these collections can be transformed into a Project Observatory (PO), creating an environment where the skills related to projects can evolve in a dynamic and collaborative way. For that reason, the following question arises: is it possible to assess the maturity in project management of an organization using data from a Project Observatory? Therefore, it’s necessary to carry out a basic study of the main Maturity Models in project management to identify which one has the easiest assessment method to use the available Observatory data to measure maturity. The Prado-MMGP Model was chosen to serve as a standard model for the studies and its questionnaire was compared with the data from a PO in order to answer the questions only through the data collected, thus creating a new approach to assess maturity. The results obtained through the traditional approach of the Prado-MMGP Model and the OP data approach were analyzed and compared as a final part of this essay. This research seeks to highlight the importance of Project Observatories in the evolution of project maturity within organizations.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistemas de InformaçãoGerenciamento de projetosModelos de maturidadePrado-MMGPUm estudo sobre avaliação da maturidade em gerenciamento de projetos através dos dados de um Observatório de Projetosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Carlos Alexandre Porto.pdfDISSERTAÇÃO Carlos Alexandre Porto.pdfapplication/pdf2089912https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40459/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Carlos%20Alexandre%20Porto.pdff6aa93f48ddae94ec1982b35603d90e8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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