“Folhas de narrativa sequestrada” : uma proposta transfeminista para o ensino de História através da HQ Xica Manicongo
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45243 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo as identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas no ensino de História. Diante do silenciamento dessas atrizes e atores sociais na narrativa histórica escolar, a pesquisa objetivou investigar sob que bases epistemológicas estão ancoradas as questões de gênero e sexualidades acerca dessas subjetividades insurgentes. Propõe-se recuperar teoricamente o caminho histórico-crítico da categoria gênero tendo como fio condutor a desestabilização do sujeito do feminismo e os tensionamentos implicados na construção teórico-política transfeminista; identificar e analisar as disputas de narrativas referentes às questões de gênero e orientações do desejo na trajetória sócio histórica das histórias em quadrinhos (HQs) além de elaborar uma proposta didática transfeminista em formato de HQ, acompanhada de orientações para prática docente. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica tencionada a responder como o ensino de História pode contribuir para o processo de construção e autoafirmação identitária de estudantes com identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas através do referencial teórico transfeminista ancorado nos trabalhos de Jesus (2014), Nascimento (2020) e Oliveira (2018). Como principais resultados, evidenciam-se lacunas entre os avanços nos estudos de gênero no espaço acadêmico e mesmo na historiografia, em contraste com os aparatos reguladores de estado e a prática docente que mantém a narrativa histórica escolar cisheterocentrada, colonialista e excludente. Como parte propositiva, elaborou-se uma proposta didática transfeminista em HQ, protagonizada por Xica Manicongo, considerada a primeira travesti brasileira. A partir de subsídios teóricos, políticos e estéticos, a proposta objetiva contribuir com educadoras, educadores e estudantes, através da mobilização de uma narrativa em quadrinhos com roteiro adaptado e ilustrações de mulheres trans e travestis, acompanhada de suplemento didático no qual foram problematizadas categorias de análise relativas aos estudos transfeministas e de gênero, além do método de investigação histórica. |
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VALENÇA, Millena Lyrahttp://lattes.cnpq.br/2138388313968382http://lattes.cnpq.br/1696659914933898FREIRE, Eleta de Carvalho2022-07-27T13:46:37Z2022-07-27T13:46:37Z2022-01-28VALENÇA, Millena Lyra. “Folhas de narrativa sequestrada”: uma proposta transfeminista para o ensino de História através da HQ Xica Manicongo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45243ark:/64986/001300000qg19Esta pesquisa tem como objeto de estudo as identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas no ensino de História. Diante do silenciamento dessas atrizes e atores sociais na narrativa histórica escolar, a pesquisa objetivou investigar sob que bases epistemológicas estão ancoradas as questões de gênero e sexualidades acerca dessas subjetividades insurgentes. Propõe-se recuperar teoricamente o caminho histórico-crítico da categoria gênero tendo como fio condutor a desestabilização do sujeito do feminismo e os tensionamentos implicados na construção teórico-política transfeminista; identificar e analisar as disputas de narrativas referentes às questões de gênero e orientações do desejo na trajetória sócio histórica das histórias em quadrinhos (HQs) além de elaborar uma proposta didática transfeminista em formato de HQ, acompanhada de orientações para prática docente. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica tencionada a responder como o ensino de História pode contribuir para o processo de construção e autoafirmação identitária de estudantes com identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas através do referencial teórico transfeminista ancorado nos trabalhos de Jesus (2014), Nascimento (2020) e Oliveira (2018). Como principais resultados, evidenciam-se lacunas entre os avanços nos estudos de gênero no espaço acadêmico e mesmo na historiografia, em contraste com os aparatos reguladores de estado e a prática docente que mantém a narrativa histórica escolar cisheterocentrada, colonialista e excludente. Como parte propositiva, elaborou-se uma proposta didática transfeminista em HQ, protagonizada por Xica Manicongo, considerada a primeira travesti brasileira. A partir de subsídios teóricos, políticos e estéticos, a proposta objetiva contribuir com educadoras, educadores e estudantes, através da mobilização de uma narrativa em quadrinhos com roteiro adaptado e ilustrações de mulheres trans e travestis, acompanhada de suplemento didático no qual foram problematizadas categorias de análise relativas aos estudos transfeministas e de gênero, além do método de investigação histórica.CAPESThis research has as its object of study the gender identities and non-hegemonic orientations of desire in the teaching of History. Faced with the silencing of these social actresses and actors in the school’s historical narrative, the research aimed to investigate on which epistemological bases are anchored the issues of gender and sexualities about these insurgent subjectivities. It was proposed to theoretically recover the historical-critical path of the gender category, having as a guideline the destabilization of the subject of feminism and the tensions implied in the transfeminist theoretical-political construction; identify and analyze the disputes of narratives related to gender issues and desire orientations in the socio-historical trajectory of comic books (comics), in addition to preparing a transfeminist didactic proposal in a comic book format marked with guidelines for teaching practice. A qualitative bibliographical research was developed, intended to answer how the teaching of History can contribute to the process of construction of the identity’s self-assertion of students with gender identities and non-hegemonic desire orientations through the transfeminist theoretical framework anchored in the works of Jesus (2014), Nascimento (2020) and Oliveira (2018). As main results, gaps between advances in gender studies in the academic space and even in historiography were highlighted, in contrast to the regulatory apparatus of the state and the teaching practice that maintains the cisheterocentered, colonialist and excluding school historical narrative. As a propositional part, a transfeminist didactic proposal was elaborated in HQ, starring Xica Manicongo, considered the first Brazilian transvestite. Based on theoretical, political and aesthetic subsidies, the proposal aims to contribute to educators and students, through the mobilization of a comic book narrative, with an adapted script and illustrations of trans and transvestite women and a didactic supplement, in which categories of analysis relating to transfeminist and gender studies were problematized, in addition to the historical investigation method.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)UFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistória – Estudo e ensinoIdentidade de gêneroMemóriaQuadrinhosTransfeminismo“Folhas de narrativa sequestrada” : uma proposta transfeminista para o ensino de História através da HQ Xica Manicongoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Millena Lyra Valença.pdfDISSERTAÇÃO Millena Lyra Valença.pdfapplication/pdf5262995https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45243/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Millena%20Lyra%20Valen%c3%a7a.pdf998f289f44e165bf22e12890b4d2de65MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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