A aprendizagem 4.0 como fator mediador do desenvolvimento de competências profissionais no contexto da quarta revolução industrial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AQUINO, Leonardo Mohandas Pantoja de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50720
Resumo: A quarta revolução industrial tem trazido mudanças significativas no mercado de trabalho, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Neste contexto surge a demanda por novas competências profissionais e as necessidades dos indivíduos de desenvolver habilidades de aprendizagem contextualizadas com estas mudanças. Desse fenômeno surge o conceito de Aprendizagem 4.0. No entanto, por hora este conceito não está devidamente solidificado partindo-se desta lacuna teórica este estudo teve por objetivo verificar empiricamente o construto Aprendizagem 4.0 e posteriormente mensurar o possível fator mediador deste construto nos desenvolvimentos das competências profissionais no contexto da Indústria 4.0. Para tanto, foi aplicado um questionário com variáveis sociodemográficas e laborais, avaliação dos 4 Cs da aprendizagem e das 15 competências do futuro de acordo com o Forum Econômico Mundial. A amostra foi composta por 179 respondentes com representatividade em relação a gênero, nível de formação, cargos, gerações e áreas do conhecimento. Foram realizados cálculos de estatística descritiva e inferencial, por meio de testes de normalidade, análises fatoriais, testes de Pearson e Mann Whitney U e análise spectral singular SSA. A partir das análises, o conceito de Aprendizagem 4.0 foi definido como uma combinação de soft e hard skills diretamente relacionadas ao processo de aprendizado. As soft skills englobam comunicação, colaboração, pensamento crítico e criatividade, enquanto as hard skills incluem domínio do inglês, conhecimento dos conceitos da Indústria 4.0 e habilidades em áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Os testes de correlação apontaram que as soft skills e hard skills da aprendizagem influenciam-se mutuamente e, quando atuam de forma conjuntas, compõem a Aprendizagem 4.0, que possui um fator de mediação estatisticamente significativo para o desenvolvimento das competências 4.0. Adicionalmente, foram identificados impactos positivos das competências 4.0 em vantagens ocupacionais como cargos mais elevados, salários maiores e melhor qualidade de vida no trabalho. Além de, menor propensão à obsolescência e maior facilidade na transição de carreira ou recolocação profissional.
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No entanto, por hora este conceito não está devidamente solidificado partindo-se desta lacuna teórica este estudo teve por objetivo verificar empiricamente o construto Aprendizagem 4.0 e posteriormente mensurar o possível fator mediador deste construto nos desenvolvimentos das competências profissionais no contexto da Indústria 4.0. Para tanto, foi aplicado um questionário com variáveis sociodemográficas e laborais, avaliação dos 4 Cs da aprendizagem e das 15 competências do futuro de acordo com o Forum Econômico Mundial. A amostra foi composta por 179 respondentes com representatividade em relação a gênero, nível de formação, cargos, gerações e áreas do conhecimento. Foram realizados cálculos de estatística descritiva e inferencial, por meio de testes de normalidade, análises fatoriais, testes de Pearson e Mann Whitney U e análise spectral singular SSA. 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Além de, menor propensão à obsolescência e maior facilidade na transição de carreira ou recolocação profissional.CAPESThe fourth industrial revolution has brought significant changes to the job market, driven by technological advancements. In this context, there is a demand for new professional competencies and the need for individuals to develop learning abilities that are contextualized with these changes. From this phenomenon, the concept of Learning 4.0 emerges. However, currently, this concept is not properly solidified. To fill this theoretical gap, this study aimed to empirically verify the Learning 4.0 construct and later measure the possible mediating factor of this construct in the development of professional competencies in the context of Industry 4.0. To this end, a questionnaire was applied with sociodemographic and labor variables, evaluation of the 4 Cs of learning and the fifteen future competencies according to the World Economic Forum. The sample consisted of 179 respondents with representativeness in terms of gender, level of education, positions, generations, and areas of knowledge. Descriptive and inferential statistical calculations were conducted, using tests of normality, factor analyses, Pearson and Mann Whitney U tests, and singular spectral analysis (SSA). From the analyses, the concept of Learning 4.0 was defined as a combination of soft and hard skills related to the learning process. Soft skills encompass communication, collaboration, critical thinking, and creativity, while hard skills include proficiency in English, knowledge of Industry 4.0 concepts, and abilities in science, technology, engineering, and mathematics (STEM) areas. Correlation tests pointed out that the soft skills and hard skills of learning influence each other and, when they act together, they compose Learning 4.0, which has a statistically significant mediating factor for the development of 4.0 competencies. Additionally, positive impacts of 4.0 competencies on occupational advantages such as higher positions, higher salaries, and better quality of life at work were identified. There was also less propensity for obsolescence and greater ease in career transition or professional replacement.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessAprendizagemIndústria 4.0Competência 4.0A aprendizagem 4.0 como fator mediador do desenvolvimento de competências profissionais no contexto da quarta revolução industrialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdfTESE Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdfapplication/pdf1783891https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50720/1/TESE%20Leonardo%20Mohandas%20Pantoja%20de%20Aquino.pdfc51dab865e024d56ab6c465ac8a17811MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50720/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdf.txtTESE Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdf.txtExtracted texttext/plain230146https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50720/4/TESE%20Leonardo%20Mohandas%20Pantoja%20de%20Aquino.pdf.txtbdadf685fbfe934420acfa2309ba5823MD54THUMBNAILTESE Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdf.jpgTESE Leonardo Mohandas Pantoja de Aquino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1381https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50720/5/TESE%20Leonardo%20Mohandas%20Pantoja%20de%20Aquino.pdf.jpg23e82b473fda5ca39f1829460fba5b27MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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