Financiamento da educação e desigualdades socioeducacionais: percepções sobre as repercussões do programa dinheiro direto na escola em Manari-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Jamille Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39493
Resumo: A presente dissertação assume enquanto intento a análise das repercussões do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no contexto feito desigual do munícipio do interior pernambucano, Manari, visando identificar as repercussões das ações agregadas deste programa no enfrentamento as desigualdades socioeducacionais neste lugar. Não há indícios de estudos que estabeleçam a relação PDDE e desigualdades socioeducacionais. Sendo assim, nos debruçamos sobre o estudo da micropolítica, consoante Freitas (2016), a fim de observamos a tradução do PDDE de sua política macro para o dia a dia da escola em Manari, cidade popularmente conhecida nacionalmente por seus baixos indicadores de desenvolvimento humano. Para isso, consideramos teoricamente reflexões sobre: Estado e descentralização de políticas (BOBBIO, 2007; ABRUCCIO, 2010; LOBO, 1988;) e financiamento da educação e desigualdades socioeducacionais (FRANÇA, 2005; ARROYO, 2010,2017; MAFASSIOLI, 2017). Os dados que constituíram o corpus desta pesquisa foram coletados a partir de documentos, trabalho de observação de campo, administração de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com o secretário de educação do município, com os gestores de escolas específicas na zona urbana e rural de Manari. A maior parte das escolas que são beneficiadas pelo PDDE estão localizadas no extenso campo da zona rural do município. Apenas uma escola que participou desta pesquisa situa-se na zona urbana. A interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise do Discurso, uma vez que todo discurso é socialmente construído, produzido em um contexto, destinado a um público, por isso também é socialmente interpretado. O estudo mostrou, que há uma distorção na compreensão dos sujeitos acerca do entendimento do recurso do PDDE como suplementar. Por não entenderem esta natureza do programa afirmam sempre ser insuficiente para as necessidades de suas escolas, isentando o município de suas responsabilidades. Constatamos que as ações agregadas mais recorrentes são aquelas destinadas ao acompanhamento pedagógico, como o Mais Educação e o Mais Alfabetização. Um grande impasse para o funcionamento do PDDE em um contexto de desigualdades, é a debilidade do suporte técnico (do FNDE para a secretaria de educação; da secretaria de educação para as escolas, e assim vice e versa), no momento de adesão das ações agregadas. Há ainda o desconhecimento da capacidade de atuação do PDDE, como por exemplo, gestores que não conheciam a ação agregada Mais Cultura na Escola. As escolas apresentam uma série demandas estruturais e pedagógicas que condizem com as ações do PDDE, no entanto não sabem pleitear essas ações frente o munícipio. Diante das inúmeras demandas identificadas (infraestrutura de escolas do campo, acessibilidade, práticas culturais e sustentáveis, etc.), justifica-se o funcionamento integral do PDDE em Manari, como mecanismo de enfrentamento as desigualdades socioeducacionais. Identificamos também, que os sujeitos em Manari não se veem em uma condição desigual, aspecto que se contradiz ao passo em que se apresentam as diversas demandas. Por fim, observamos que se os sujeitos pudessem compreender melhor o programa, teriam melhores condições de pleitear, e consequentemente iniciar um enfrentamento as desigualdades socioeducacionais.
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Sendo assim, nos debruçamos sobre o estudo da micropolítica, consoante Freitas (2016), a fim de observamos a tradução do PDDE de sua política macro para o dia a dia da escola em Manari, cidade popularmente conhecida nacionalmente por seus baixos indicadores de desenvolvimento humano. Para isso, consideramos teoricamente reflexões sobre: Estado e descentralização de políticas (BOBBIO, 2007; ABRUCCIO, 2010; LOBO, 1988;) e financiamento da educação e desigualdades socioeducacionais (FRANÇA, 2005; ARROYO, 2010,2017; MAFASSIOLI, 2017). Os dados que constituíram o corpus desta pesquisa foram coletados a partir de documentos, trabalho de observação de campo, administração de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com o secretário de educação do município, com os gestores de escolas específicas na zona urbana e rural de Manari. A maior parte das escolas que são beneficiadas pelo PDDE estão localizadas no extenso campo da zona rural do município. 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Há ainda o desconhecimento da capacidade de atuação do PDDE, como por exemplo, gestores que não conheciam a ação agregada Mais Cultura na Escola. As escolas apresentam uma série demandas estruturais e pedagógicas que condizem com as ações do PDDE, no entanto não sabem pleitear essas ações frente o munícipio. Diante das inúmeras demandas identificadas (infraestrutura de escolas do campo, acessibilidade, práticas culturais e sustentáveis, etc.), justifica-se o funcionamento integral do PDDE em Manari, como mecanismo de enfrentamento as desigualdades socioeducacionais. Identificamos também, que os sujeitos em Manari não se veem em uma condição desigual, aspecto que se contradiz ao passo em que se apresentam as diversas demandas. Por fim, observamos que se os sujeitos pudessem compreender melhor o programa, teriam melhores condições de pleitear, e consequentemente iniciar um enfrentamento as desigualdades socioeducacionais.CAPESThe present dissertation assumes the intente of analyzing the repercussions of the Dinheiro Direto na Escola Program (PDDE), of the National Education Development Fund (FNDE) in the uneven context of Pernambuco’s interior municipality, Manari, in order to identify the repercussions of the aggregate actions program to tackle socio educational inequalities in this place. There is no evidence of studies that establish the PDDE relationship and socio-educational inequalities. Therefore, we loool at the study of micropolitics, according to Freitas (2016), in order to observe the translation of the PDDE of its macro policy for the daily life of the school in Manari, a city popularly known nationally for its low indicators of human development. For this, we theoretically consider reflections on: State and policy decentralization (Bobbio, 2007; Abruccio, 2010; Lobo, 1988;) and education financing and socio-educational inequalities (França, 2005; Arroyo, 2010, 2017; Mafassioli, 2017.) The data that constituted the corpus o this research were collected from documents, field observation work, administration of questionnaires and conducting semi-structured interviews with the municipality’s education secretary, with the managers of specific schools, both urban and rural areas of Manari. Most schools that benefit from the PDDE are located in the extensive countryside of the municipality’s rural area, and that only onde school that participated in this research is located in the urban area. The interpretation of the dará was performed through Discourse Analysis, since every discourse is socially constructed, produced in a context, intended for an audience, so it it also socially interpreted. The study showed that there is a distortion in the understanding of the subjects regarding the understanding of the PDDE resource as supplementary. Because they do not understand this nature of the program, they claim to Always be insuficiente for the needs of their schools, exemoting the municipality from its responsabilities, We found that the most recurring aggregate actions are those aimed at pedagogical monutorin, such as Mais Educação and Mais Alfabetização. A major impasse for the functioning of the PDDE in a context of inequality is the weakness of technical support, (from the FNDE to the education secretariat; from the education secretariat to schools, and so vice versa), when actions are taken up aggregated. There is still a lack of knowledge of the PDDE’s capacity to act, such as, for example, managers who did not know the Mais Cultura na Escola action. The schools presente a series of structural and pedagogical demands that are consistente with the actions of the PDDE, however they do not know how top lead these actions before the municipality. In view of the numerous identified demands (rural school infrastructure, accessibility, cultural and sustainable practices, etc.), the full operation of the PDDE in Manari is justified, as a mechanism to tackle socio-educational inequalities. We also identified that the subjects in Manari do not see themselves in na unequal condition, na aspect that contradicts themselves as they presente the different demands. Finally, we observed that if the subjects could better understand the program, we would have better conditions top lead and, consequently, star tackling socio-educational inequalities.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFinanciamento da Educação BásicaDesigualdades SocioeducacionaisPolítica EducacionalUFPE - Pós-graduaçãoFinanciamento da educação e desigualdades socioeducacionais: percepções sobre as repercussões do programa dinheiro direto na escola em Manari-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Jamille Oliveira de Melo.pdf.txtDISSERTAÇÃO Jamille Oliveira de Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain426391https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39493/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jamille%20Oliveira%20de%20Melo.pdf.txt1cd6b37105de45e6d6f0649dcedc3ee6MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Jamille Oliveira de Melo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Jamille Oliveira de Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39493/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jamille%20Oliveira%20de%20Melo.pdf.jpg3c813041894012a5e7d0247a47d6e895MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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