Santa Joana Carolina : um retábulo de interfaces literárias e cinematográficas em Osman Lins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORTELA, Adriano Siqueira Ramalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53836
Resumo: Escritor. Dramaturgo. Crítico. Professor. Osman Lins sempre foi um intelectual engajado e um entusiasmado amante das letras. Na coletânea de artigos publicados na imprensa e reunidos no livro Do ideal e da glória: problemas inculturais brasileiros, ele aborda com franqueza aspectos da vida cultural da época (1965-1976), que, passados quase sessenta anos, ainda ressurgem com força, atestando a atualidade de muitas de suas preocupações. Alguns desses artigos, portanto, contêm os germens da proposição de uma pesquisa literária muito próxima daquela que hoje povoa os cursos universitários voltados para a Escrita Criativa. Enquanto escritor, professor, dramaturgo e cineasta, interessei-me desde sempre pela obra osmaniana; a qual recorro como inspiração para as minhas próprias produções, desde as acadêmicas até as artísticas. Assim, envolvido num ambicioso projeto de adaptação para o cinema da narrativa “Retábulo de Santa Joana Carolina”, do livro Nove, Novena (1966), do escritor pernambucano, ao mesmo tempo em que me debruçava sobre o processo de escritura de uma tese de doutorado sobre esse autor, vi as duas atividades se entrelaçarem inevitavelmente, resultando neste trabalho híbrido que apresento ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. O texto trata inicialmente do particularíssimo modo experimental de concepção da narrativa ficcional do Retábulo, revelando o quanto Osman Lins fazia frente à ortodoxia também no campo da criação. Daí o seu interesse por experiências radicais levadas a cabo pelos franceses, como o Nouveau Roman na literatura e a Nouvelle Vague no cinema, com as quais estabeleceu um contato próximo durante uma bolsa de estudos que o levou a Europa nos anos 1960. Isso me inspirou a tecer aproximações com as técnicas cinematográficas de Jean-Luc Godard que, bem provável, teriam influenciado na concepção renovadora da escrita ficcional osmaniana, com seus cortes, sobreposições, focos múltiplos e apelo à visualidade em muitas camadas. O estudo desse paralelo da literatura com o cinema moderno também me orientou no meu próprio processo adaptativo da obra em questão, que resultou na escrita do roteiro de um filme. Foi possível, neste meu processo conjunto, chegar a uma intimidade com muitos aspectos da criação literária que a simples teorização não permitiria. Citando Osman Lins: “Obteve-se, além disso, algo que o professor e o aluno raramente conhecem nas salas de aula: a alegria de fazer” (1977, p. 78).
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spelling PORTELA, Adriano Siqueira Ramalhohttp://lattes.cnpq.br/6457510099548940http://lattes.cnpq.br/3975152604166388FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo2023-12-01T19:45:26Z2023-12-01T19:45:26Z2023-08-30PORTELA, Adriano Siqueira Ramalho. Santa Joana Carolina: um retábulo de interfaces literárias e cinematográficas em Osman Lins. 2023. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53836ark:/64986/001300000ssw6Escritor. Dramaturgo. Crítico. Professor. Osman Lins sempre foi um intelectual engajado e um entusiasmado amante das letras. Na coletânea de artigos publicados na imprensa e reunidos no livro Do ideal e da glória: problemas inculturais brasileiros, ele aborda com franqueza aspectos da vida cultural da época (1965-1976), que, passados quase sessenta anos, ainda ressurgem com força, atestando a atualidade de muitas de suas preocupações. Alguns desses artigos, portanto, contêm os germens da proposição de uma pesquisa literária muito próxima daquela que hoje povoa os cursos universitários voltados para a Escrita Criativa. Enquanto escritor, professor, dramaturgo e cineasta, interessei-me desde sempre pela obra osmaniana; a qual recorro como inspiração para as minhas próprias produções, desde as acadêmicas até as artísticas. Assim, envolvido num ambicioso projeto de adaptação para o cinema da narrativa “Retábulo de Santa Joana Carolina”, do livro Nove, Novena (1966), do escritor pernambucano, ao mesmo tempo em que me debruçava sobre o processo de escritura de uma tese de doutorado sobre esse autor, vi as duas atividades se entrelaçarem inevitavelmente, resultando neste trabalho híbrido que apresento ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. O texto trata inicialmente do particularíssimo modo experimental de concepção da narrativa ficcional do Retábulo, revelando o quanto Osman Lins fazia frente à ortodoxia também no campo da criação. Daí o seu interesse por experiências radicais levadas a cabo pelos franceses, como o Nouveau Roman na literatura e a Nouvelle Vague no cinema, com as quais estabeleceu um contato próximo durante uma bolsa de estudos que o levou a Europa nos anos 1960. Isso me inspirou a tecer aproximações com as técnicas cinematográficas de Jean-Luc Godard que, bem provável, teriam influenciado na concepção renovadora da escrita ficcional osmaniana, com seus cortes, sobreposições, focos múltiplos e apelo à visualidade em muitas camadas. O estudo desse paralelo da literatura com o cinema moderno também me orientou no meu próprio processo adaptativo da obra em questão, que resultou na escrita do roteiro de um filme. Foi possível, neste meu processo conjunto, chegar a uma intimidade com muitos aspectos da criação literária que a simples teorização não permitiria. Citando Osman Lins: “Obteve-se, além disso, algo que o professor e o aluno raramente conhecem nas salas de aula: a alegria de fazer” (1977, p. 78).Writer. Playwright. Critical. Teacher. Osman Lins has always been a committed intellectual and an enthusiastic lover of literature. In the collection of articles published in the press and gathered in the book Do ideal e da Glória: problema inculturais Brasileiros, He frankly addresses aspects of cultural life at the time (1965-1976), which, after almost sixty years, still resurface with force, at testing to the relevance of many of his concerns. Some of the articles, therefore, contain the germs of the proposition of a literary research very close to that which today populate university courses focus edon Creative Writing. As a writer, teacher, playwright and filmmaker, I have always been interested in Osmanian work; which I use as inspiration for my own productions, from academic to artistic ones. Thus, involved in anambitious film adaptation Project of the narrative “Retábulo de Santa Joana Carolina”, from the book Nove, Novena (1966), by the writer from Pernambuco, whil eat the same time that I wasporing over the process of writing a doctoral the sison this author, I saw the two activities inevitably intertwine, resulting in this hybrid workt hat I present to the Graduate Program in Letter sat UFPE. The text initiallydeals with the very particular experimental way of conceiving the fictional narrative of the Retábulo, revealing how much Osman Lins stood up to orthodoxy also in the Field of creation. Hence his interest in radical experience scarried out by the French, such as the Nouveau Roman in literature and the Nouvelle Vague in cinema, with which He established close contact during a scholar ship that to ok him to Europe in the 1960s. The study of this parallel bet ween literature and modern cinema also guided me in my own process of adapting the work in question, which resulted in the writing of a film script. It was possible, in this joint process of mine, to reachan intimacy with many aspects of literary creation that simple the orization would not allow. Quoting Osman Lins: “We also obtained something that the teacher and the student rarely know in theclassroom: the joy of doing.” (1977, p. 78).Écrivain. Dramaturge. Critique. Professeur. Osman Lins a toujours été un intellectuel engagé et un passionné de littérature. Dans le recueil d'articles publiés dans la presse et réunis dans le livre Do ideal e da Glória: problema inculturais Brasileiros, il aborde avec franchise des aspects de la vie culturelle de l'époque (1965-1976) qui, après presque soixante ans, resurgissent encore avec force, attestant de la pertinence de nombre de ses préoccupations. Certains de ces articles contiennent donc en germe la proposition d'une recherche littéraire très proche de celle qui peuple aujourd'hui les cursus universitaires axés sur l'écriture créative. En tant qu'écrivain, enseignant, dramaturge et cinéaste, j'ai toujours été intéressé par le travail osmanien ; dont je m'inspire pour mes propres productions, qu'elles soient académiques ou artistiques. Ainsi, engagé dans un ambitieux projet d'adaptation cinématographique du récit « Retábulo de Santa Joana Carolina », du livre Nove, Novena (1966), de l'écrivain de Pernambuco, alors qu'en même temps que je me penchais sur le processus d'écriture d'une thèse de doctorat sur cet auteur, j'ai vu les deux activités s'entremêler inévitablement, aboutissant à ce travail hybride que je présente au Programme d'études supérieures en lettres de l'UFPE. Le texte traite d'abord de la manière expérimentale très particulière de concevoir le récit fictionnel du Retable, révélant combien Osman Lins a résisté à l'orthodoxie également dans le domaine de la création. D'où son intérêt pour les expériences radicales portées par les Français, comme le Nouveau Roman en littérature et la Nouvelle Vague au cinéma, avec lesquelles il noue des contacts étroits lors d'une bourse qui l'emmène en Europe dans les années 1960. L'étude de ce parallèle entre littérature et cinéma moderne m'a également guidé dans mon propre processus d'adaptation de l'œuvre en question, qui a abouti à l'écriture d'un scénario de film. Il m'a été possible, dans ce processus commun, d'atteindre une intimité avec de nombreux aspects de la création littéraire que la simple théorisation ne permettrait pas. Citant Osman Lins : « Nous avons également obtenu quelque chose que l'enseignant et l'élève connaissent rarement en classe : la joie de faire. (1977, p. 78).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOsman LinsEscrita CriativaRetábulo de Santa Joana CarolinaNouvelle VagueJean-Luc GodardSanta Joana Carolina : um retábulo de interfaces literárias e cinematográficas em Osman Linsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Adriano Siqueira Ramalho Portela.pdfTESE Adriano Siqueira Ramalho Portela.pdfapplication/pdf3446336https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53836/1/TESE%20Adriano%20Siqueira%20Ramalho%20Portela.pdf3fc969a66d0deb28afc6511a2da23019MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53836/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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