Assistência estudantil nas universidades estaduais brasileiras : as marcas dos Programas de bolsas e auxílios financeiros na permanência discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE JÚNIOR, Nestor Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000013m17
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38918
Resumo: Esta tese discute a expansão dos programas de bolsas e auxílios financeiros como estratégia da assistência estudantil. O objetivo geral é analisar os determinantes da ampliação dos programas de auxílio financeiro como ferramenta de apoio à permanência discente nas IES estaduais brasileiras a partir do ano 2000. Os objetivos específicos são: a) analisar a relação da reestruturação do capital, sob a égide do social-liberalismo e suas implicações na educação superior brasileira a partir do ano 2000; b) apreender no processo de reorganização da assistência estudantil nas universidades estaduais o princípio dos mínimos sociais inerentes às políticas de transferência de renda. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico e documental. As categorias de análises são: Educação superior, apreendida como nível de formação, que articula o ensino, a pesquisa e a extensão, como base na consolidação e na capacitação profissional, perpassando a dimensão humana e a capacidade de emancipação a partir dela (HIDALGO, 2008; LIMA, 2007; ORSO, 2008); Assistência estudantil direcionada nos programas de apoio à permanência discente, que figuram como possibilidade real desses estudantes terem acesso ao direito à educação superior (DUARTE JÚNIOR, 2011; LEITE, 2015; KOWASLKI, 2012); Focalização compreendida como potencial de elegibilidade de público-alvo específico, de modo que se atenda a integralidade das pessoas no perfil definido como prioritário, conformando uma discriminação positiva (SILVA, 2014); e Mínimos sociais, sintetizado como capacidade de provimento das condições elementares à sobrevivência da classe trabalhadora (PEREIRA, 2000). O estudo utiliza como fonte de dados documentos de 32 IES públicas estaduais, entre resoluções internas, leis estaduais e editais, com análises de natureza qualitativa (BAPTISTA, 1999), mediante técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Como resultados, tem-se a prevalência do padrão social-liberal de intervenção estatal, com base no ideário de capitalismo humanizado (CASTELO, 2012), que impactou nas medidas de apoio à permanência estudantil nas IES públicas estaduais em duas dimensões. A primeira relaciona-se às orientações do Banco Mundial/UNESCO para a diversificação de acesso à educação superior, o que respaldou as IES no acolhimento das demandas dos movimentos sociais na implantação de ações afirmativas. O segundo nível avança na estrutura dos programas de apoio à permanência, uma vez que a “solução” para os problemas sociais dentro desse receituário pautou-se pela transferência de renda, com ênfase na focalização das políticas sociais às camadas mais pauperizadas, cujo critério central de seletividade é a renda sociofamiliar. Assim, os programas da assistência estudantil pesquisados ou foram modificados ou implantados, direcionados à concessão de bolsas e auxílios financeiros, acolhendo diretrizes na mesma direção, orientados para atender os estudantes considerando o critério de renda per capita familiar, e a partir dos valores e diretrizes estabelecidas pelos programas, alinhado a lógica dos mínimos sociais (PEREIRA, 2013). Conclui-se que a hipertrofia dos programas de bolsas e auxílio financeiros, no rol da assistência estudantil, baseia-as na garantia do acesso às mínimas condições de permanecerem nas IES. Assim, esses programas formam um perfil de seletividade focalizado ou com uma universalidade relativa (SILVA, 2014), para assegurar o mínimo aos que têm dificuldades estruturais de permanecer na universidade e que emerge como contradição precípua o desencontro entre a quantidade de vagas ofertadas nos programas e o quantitativo do público-alvo em potencial.
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spelling DUARTE JÚNIOR, Nestor Gomeshttp://lattes.cnpq.br/0427110788194532http://lattes.cnpq.br/8716353137691574CHAVES, Helena Lúcia Augusto2020-12-14T19:05:17Z2020-12-14T19:05:17Z2020-08-11DUARTE JÚNIOR, Nestor Gomes. Assistência estudantil nas universidades estaduais brasileiras: as marcas dos programas de bolsas e auxílios financeiros na permanência discente. 2020. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38918ark:/64986/0013000013m17Esta tese discute a expansão dos programas de bolsas e auxílios financeiros como estratégia da assistência estudantil. O objetivo geral é analisar os determinantes da ampliação dos programas de auxílio financeiro como ferramenta de apoio à permanência discente nas IES estaduais brasileiras a partir do ano 2000. Os objetivos específicos são: a) analisar a relação da reestruturação do capital, sob a égide do social-liberalismo e suas implicações na educação superior brasileira a partir do ano 2000; b) apreender no processo de reorganização da assistência estudantil nas universidades estaduais o princípio dos mínimos sociais inerentes às políticas de transferência de renda. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico e documental. As categorias de análises são: Educação superior, apreendida como nível de formação, que articula o ensino, a pesquisa e a extensão, como base na consolidação e na capacitação profissional, perpassando a dimensão humana e a capacidade de emancipação a partir dela (HIDALGO, 2008; LIMA, 2007; ORSO, 2008); Assistência estudantil direcionada nos programas de apoio à permanência discente, que figuram como possibilidade real desses estudantes terem acesso ao direito à educação superior (DUARTE JÚNIOR, 2011; LEITE, 2015; KOWASLKI, 2012); Focalização compreendida como potencial de elegibilidade de público-alvo específico, de modo que se atenda a integralidade das pessoas no perfil definido como prioritário, conformando uma discriminação positiva (SILVA, 2014); e Mínimos sociais, sintetizado como capacidade de provimento das condições elementares à sobrevivência da classe trabalhadora (PEREIRA, 2000). O estudo utiliza como fonte de dados documentos de 32 IES públicas estaduais, entre resoluções internas, leis estaduais e editais, com análises de natureza qualitativa (BAPTISTA, 1999), mediante técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Como resultados, tem-se a prevalência do padrão social-liberal de intervenção estatal, com base no ideário de capitalismo humanizado (CASTELO, 2012), que impactou nas medidas de apoio à permanência estudantil nas IES públicas estaduais em duas dimensões. A primeira relaciona-se às orientações do Banco Mundial/UNESCO para a diversificação de acesso à educação superior, o que respaldou as IES no acolhimento das demandas dos movimentos sociais na implantação de ações afirmativas. O segundo nível avança na estrutura dos programas de apoio à permanência, uma vez que a “solução” para os problemas sociais dentro desse receituário pautou-se pela transferência de renda, com ênfase na focalização das políticas sociais às camadas mais pauperizadas, cujo critério central de seletividade é a renda sociofamiliar. Assim, os programas da assistência estudantil pesquisados ou foram modificados ou implantados, direcionados à concessão de bolsas e auxílios financeiros, acolhendo diretrizes na mesma direção, orientados para atender os estudantes considerando o critério de renda per capita familiar, e a partir dos valores e diretrizes estabelecidas pelos programas, alinhado a lógica dos mínimos sociais (PEREIRA, 2013). Conclui-se que a hipertrofia dos programas de bolsas e auxílio financeiros, no rol da assistência estudantil, baseia-as na garantia do acesso às mínimas condições de permanecerem nas IES. Assim, esses programas formam um perfil de seletividade focalizado ou com uma universalidade relativa (SILVA, 2014), para assegurar o mínimo aos que têm dificuldades estruturais de permanecer na universidade e que emerge como contradição precípua o desencontro entre a quantidade de vagas ofertadas nos programas e o quantitativo do público-alvo em potencial.CNPqThis thesis talks about the expansion of schorlaship and financial aid programs as a student assistance strategy. The Objective is to analyze the determinants of the expansion of financial aid programs as a tool to support student permanence in Brazilian states universities starting in the year 2000. The specifc objectives are: a) analyze the relationship of capital restructuring, with thw social- liberalism and its implications in brazilian higher education in the year 2000.b) capture the processes of reorganization of student assistance in the states universities the principle of social minimus inherents to income transfer policies. This is a bibliographic and documentary study. The analysis categories are: College education apprehended as level of education, which articulates teaching, research and extension, as a basis for consolidation and professional training, permeating the human dimension and the capacity for emancipation from it (HIDALGO, 2008; LIMA, 2007; ORSO, 2008) and student assistance and directed at program to support student permanence, which are a real possibility of these students have the right access to higher education (DUARTE JÚNIOR, 2011; LEITE, 2015; KOWASLKI, 2012). The study uses as data source documents from 32 state public institutions including internal resolutions, state laws and notices, with qualitative analyzes (BAPTISTA, 1999), using content analysis technique (BARDIN, 2009). As a results, there is a prevalence of the social- liberalism pattern of state intervention , based on the idea of humanized capitalism (CASTELO, 2012), which impacted measures to support student residence in state public HEI’s in two dimensions. The first is related to the guidelines of the World Bank / UNESCO, for the diversification of access to higher education, which supported the HEIs in welcoming the demands of social movements in the implementation of affirmative actions. The second level The second level advances in the structure of programs to support permanence, since the “solution” for social problems within this prescription was guided by income transfer, with emphasis on the focus of social policies on the most impoverished layers, whose selectivity is social and family income. Thus, the student assistance programs researched were either modified or implemented, aimed at granting scholarships and financial aid, welcoming guidelines in the same direction, oriented to meet students considering the family per capita income criterion, and based on the values and guidelines established by the programs, in line with the logic of social minimums (PEREIRA, 2013). It is concluded that the first two decades of the 2000s mark, in the policy of support for the permanence of students in the Brazilian state public universities and in the education policy, a hypertrophy of the scholarship and financial aid programs, assuring the contemplated students minimum access to the conditions of remain in the HEI. Thus, these programs form a focused selectivity profile, or with relative universality (SILVA, 2014), to ensure the least to those who have structural difficulties to stay in the university Despite this universality of intentions for permanence, the contradiction is the disparity between the number of students who enter as a potential target audience, which are quota holders and the number of places offered.Esta tesis discute la expansión de los programas de becas y ayuda financiera como una estrategia de asistencia estudiantil. El objetivo general es analizar los determinantes de la expansión de los programas de ayuda financiera como una herramienta para apoyar la permanencia de los estudiantes en las IES estatales brasileñas a partir del año 2000. Los objetivos específicos son: a) analizar la relación de la reestructuración del capital, bajo los auspicios del social-liberalismo y sus implicaciones para la educación superior brasileña desde el año 2000; b) aprehender en el proceso de reorganización de la asistencia estudiantil en las universidades estatales el principio de mínimos sociales inherentes a las políticas de transferencia de ingresos. Este es un estudio bibliográfico y documental. Las categorías de análisis son: Educación superior, percibida como un nivel de educación, que articula la enseñanza, la investigación y la extensión, como base para la consolidación y la formación profesional, cruzando la dimensión humana y la capacidad de emancipación de ella (HIDALGO, 2008; LIMA, 2007; ORSO, 2008) y Asistencia estudiantil dirigida a programas de apoyo a la permanencia estudiantil, que son una posibilidad real para que estos estudiantes tengan acceso al derecho a la educación superior (DUARTE JÚNIOR, 2011; LEITE, 2015; KOWASLKI, 2012). El estudio utiliza como fuente de datos documentos de 32 IES públicas estatales, incluidas resoluciones internas, leyes estatales y avisos públicos, con análisis cualitativos (BAPTISTA, 1999), utilizando la técnica de análisis de contenido (BARDIN, 2009). Como resultado, existe la prevalencia del patrón social-liberal de intervención estatal, basado en la idea del capitalismo humanizado (CASTELO, 2012), que impactó las medidas para apoyar la permanencia de los estudiantes en las IES públicas estatales en dos dimensiones. El primero está relacionado con las directrices del Banco Mundial / UNESCO, para la diversificación del acceso a la educación superior, que apoyó a las IES en acoger las demandas de los movimientos sociales en la implementación de acciones afirmativas. El segundo nivel avanza en la estructura de los programas para apoyar la permanencia, ya que la "solución" para los problemas sociales dentro de esta receta se guió por la transferencia de ingresos, con énfasis en el enfoque de las políticas sociales en las capas más empobrecidas, cuya selectividad es Ingresos sociales y familiares. Por lo tanto, los programas de asistencia estudiantil investigados fueron modificados o implementados, con el objetivo de otorgar becas y ayuda financiera, dando la bienvenida a las pautas en la misma dirección, orientadas a conocer a los estudiantes considerando el criterio de ingreso per cápita de la familia, y en base a los valores y pautas establecido por los programas, en línea con la lógica de mínimos sociales (PEREIRA, 2013). Se concluye que las primeras dos décadas de la década de 2000, en la política de apoyo a la permanencia de los estudiantes en las universidades públicas estatales brasileñas y en la política educativa, una hipertrofia de los programas de becas y ayuda financiera, asegurando que los estudiantes contemplaran las condiciones mínimas de acceso. Por lo tanto, estos programas forman un perfil de selectividad enfocado, o con relativa universalidad (SILVA, 2014), para garantizar el mínimo a aquellos que tienen dificultades estructurales para permanecer en la universidad. A pesar de esta universalidad de las intenciones de permanencia, la contradicción es la disparidad entre el número de estudiantes que ingresan como público objetivo potencial, que son titulares de cuotas y el número de lugares ofrecidos.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Servico SocialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação SuperiorPermanência discente nas universidades estaduaisAssistência estudantilAssistência estudantil nas universidades estaduais brasileiras : as marcas dos Programas de bolsas e auxílios financeiros na permanência discenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38918/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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