Avaliação da implementação da Política Nacional de Humanização em um serviço de oncologia do Recife-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Amanda de Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000fg2h
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36818
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de pacientes oncológicos, profissionais e gestores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco a respeito da implementação da Política Nacional de Humanização da Saúde (PNH). Criada em 2003 com objetivo de colocar em prática os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano dos serviços de saúde, a PNH produziu mudanças nos modos de gerir e cuidar, com caráter transversal, desde o planejamento até as ações de promoção, prevenção e reabilitação. É sabido que, além dos problemas relativos à doença, o paciente oncológico passa por uma série de dificuldades de cunho social, familiar e emocional. Visto que é comum a permanência por longos períodos de internamento, o cuidado humanizado se faz de suma importância para o enfrentamento das fragilidades destes pacientes. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, entre julho e setembro de 2019. Participaram 22 pacientes, 14 profissionais de saúde do serviço de oncologia e 3 gestores do hospital. Foi realizada análise de conteúdo e buscou-se identificar as concepções desse público, em cruzamento com o modelo de avaliação proposto por Donabedian (1980). Os resultados indicaram que apesar da implementação da PNH não fazer parte da agenda prioritária da gestão do hospital, os aspectos relacionados aos princípios e diretrizes propostas pela política se faziam presentes no cotidiano do serviço como resultado de um esforço dependente de cada profissional em conduzir a assistência. Deve-se levar em consideração a presença de elementos mediadores capazes de influenciar a opinião dos usuários, tais como: condições socioeconômicas, e as experiências prévias com outras instituições. Visto que o serviço de oncologia é considerado setor prioritário pela gestão na instituição devido as condições de vulnerabilidade dos pacientes, sugere-se que mais estudos sejam capazes de aprofundar a temática no âmbito do hospital das clínicas como um todo.
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Criada em 2003 com objetivo de colocar em prática os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano dos serviços de saúde, a PNH produziu mudanças nos modos de gerir e cuidar, com caráter transversal, desde o planejamento até as ações de promoção, prevenção e reabilitação. É sabido que, além dos problemas relativos à doença, o paciente oncológico passa por uma série de dificuldades de cunho social, familiar e emocional. Visto que é comum a permanência por longos períodos de internamento, o cuidado humanizado se faz de suma importância para o enfrentamento das fragilidades destes pacientes. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, entre julho e setembro de 2019. Participaram 22 pacientes, 14 profissionais de saúde do serviço de oncologia e 3 gestores do hospital. Foi realizada análise de conteúdo e buscou-se identificar as concepções desse público, em cruzamento com o modelo de avaliação proposto por Donabedian (1980). Os resultados indicaram que apesar da implementação da PNH não fazer parte da agenda prioritária da gestão do hospital, os aspectos relacionados aos princípios e diretrizes propostas pela política se faziam presentes no cotidiano do serviço como resultado de um esforço dependente de cada profissional em conduzir a assistência. Deve-se levar em consideração a presença de elementos mediadores capazes de influenciar a opinião dos usuários, tais como: condições socioeconômicas, e as experiências prévias com outras instituições. Visto que o serviço de oncologia é considerado setor prioritário pela gestão na instituição devido as condições de vulnerabilidade dos pacientes, sugere-se que mais estudos sejam capazes de aprofundar a temática no âmbito do hospital das clínicas como um todo.This study aimed to evaluate the perception of cancer patients, professionals and managers of the Clinical Hospital of the Federal University of Pernambuco regarding the implementation of the National Health Humanization Policy (PNH). Created in 2003 with the objective of putting into practice the principles of the Unified Health System in the daily routine of health services, the PNH has produced changes in the way of managing and caring, from planning to promotion, prevention and rehabilitation actions. It is well known that, in addition to the problems related to the disease, the cancer patient goes through a series of social, family and emotional difficulties. Since it is common to stay for long periods of hospitalization, humanized care is of paramount importance to address the weaknesses of these patients. To achieve the proposed objective, a qualitative research was conducted with semi-structured interviews between July and September 2019. Participated 22 patients, 14 health professionals from the oncology service and 3 hospital managers. A content analysis was performed and the aim was to identify the conceptions of this public, in intersection with the evaluation model proposed by Donabedian (1980). The results indicated that although the implementation of PNH was not part of the hospital management priority agenda, the aspects related to the principles and guidelines proposed by the policy were present in the daily routine of the service as a result of an effort dependent on each professional in conducting care. Consideration should be given to the presence of mediating elements capable of influencing users' opinions, such as: socioeconomic conditions, and previous experiences with other institutions. Since the oncology service is considered a priority sector for management in the institution due to the patients' vulnerability conditions, it is suggested that further studies be able to deepen the theme within the clinic hospital as a whole.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Politicas PublicasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessPolítica públicaHumanização dos serviços de saúdeOncologiaPacientesPessoal da área médicaHospitais – AdministraçãoAvaliação da implementação da Política Nacional de Humanização em um serviço de oncologia do Recife-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Amanda de Azevedo Araújo.pdfDISSERTAÇÃO Amanda de Azevedo Araújo.pdfapplication/pdf1090839https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36818/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20de%20Azevedo%20Ara%c3%bajo.pdf9cb880380cd292ab1d7acb736f042051MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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