Práticas inovadoras de gestão de pessoas em órgãos públicos sob a ótica da inovação e o papel da liderança nesse processo: estudo de caso em Institutos Federais de Educação no Nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Andréia Cristina Lira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19710
Resumo: Esse estudo é estimulado pela importância da pesquisa em órgãos públicos referentes à inovação na gestão de pessoas e ao papel da liderança nesse processo. O estudo se concentra nos aspectos centrais que conduzem, conforme a literatura, a qualidade na gestão de pessoas, e os pressupostos que direcionam a pesquisa a um mapeamento do contexto vivenciado nessas gestões. Assim, a pesquisa bibliográfica apresenta uma sistematização de princípios relativos à investigação que se propõe. Essa sistematização constituiu-se em elemento básico para a tomada de decisão sobre a elaboração do questionário de pesquisa, bem como para relacionar, através de argumentos de autores, cada uma das realidades encontradas. Os dados coletados permitiram evidenciar: 1. Os efeitos da administração gerencial no Brasil, seus acertos e equívocos; 2. As consequências nas gestões de cargos de confiança, de livre indicação, sem prévia análise de currículos; 3. A divergência de entendimento e aplicação da liderança dos gestores de gestão de pessoas; 4. O desconhecimento da aprendizagem organizacional, para o processo de inovação; 5. O esforço, tímido, da gestão pública em direção à inovação da gestão de pessoas; 6. As práticas inovadoras de gestão de pessoas. Considerando essas conclusões principais, o trabalho apresenta um capítulo de recomendações gerenciais que busca colaborar com a melhoria da realidade encontrada.
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Os dados coletados permitiram evidenciar: 1. Os efeitos da administração gerencial no Brasil, seus acertos e equívocos; 2. As consequências nas gestões de cargos de confiança, de livre indicação, sem prévia análise de currículos; 3. A divergência de entendimento e aplicação da liderança dos gestores de gestão de pessoas; 4. O desconhecimento da aprendizagem organizacional, para o processo de inovação; 5. O esforço, tímido, da gestão pública em direção à inovação da gestão de pessoas; 6. As práticas inovadoras de gestão de pessoas. Considerando essas conclusões principais, o trabalho apresenta um capítulo de recomendações gerenciais que busca colaborar com a melhoria da realidade encontrada.This study is stimulated by the importance of management public related to innovation in people management and the leadership role in this process. The study focuses on the key aspects that lead, according to the literature, the quality in people management, and assumptions that guide the search to a mapping of the context in these efforts. Thus, the literature brings a systematization of principles governing the investigation that intends. This systematization constituted in basic element for decision making on the development of the research questionnaire and to relate, using arguments of authors, each of the realities found. The collected data have highlighted: 1. The effects of management in Brazil, their successes and mistakes; 2. The consequences of efforts in positions of trust, of free statement, without prior review of curricula; 3. The divergence of understanding and application of leadership of people management managers; 4. Lack of organizational learning, the process of innovation; 5. The effort, shy, public management towards the innovation of people management; 6. Innovative practices in people management. Considering these key findings, the paper presents a chapter of management recommendations that seeks contribute to the improvement of found reality.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAprendizagem OrganizacionalGestão PúblicaGestão de PessoasInovaçãoLiderançaOrganizational LearningPublic ManagementPeople ManagementInnovationLeadershipPráticas inovadoras de gestão de pessoas em órgãos públicos sob a ótica da inovação e o papel da liderança nesse processo: estudo de caso em Institutos Federais de Educação no Nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO (2014-11-24) ANDREIA CRISTINA LIRA DA SILVA.pdf.jpgDISSERTAÇÃO (2014-11-24) ANDREIA CRISTINA LIRA DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19710/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%282014-11-24%29%20ANDREIA%20CRISTINA%20LIRA%20DA%20SILVA.pdf.jpg18eb6c1cfad4a68f3b4bd36bab1e4f93MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO (2014-11-24) ANDREIA CRISTINA LIRA DA SILVA.pdfDISSERTAÇÃO (2014-11-24) ANDREIA CRISTINA LIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf1347735https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19710/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%282014-11-24%29%20ANDREIA%20CRISTINA%20LIRA%20DA%20SILVA.pdf9965f98d773643d173bd4ea5c3b34beeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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