Dom, associações e formação humana : memórias de um jovem participante de projetos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Rossana Tenório
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000pn02
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32676
Resumo: A pesquisa que possibilitou a construção desta tese teve por objetivo mais amplo investigar o papel das organizações sociais no desenvolvimento de experiências educativas ancoradas na ideia de formação humana. Mais especificamente, a pretensão consistiu em compreender como jovens participantes de projetos educativos, desenvolvidos por organizações sociais com esta perspectiva de atuação, apreendem a participação e o impacto que essas experiências tiveram em suas vidas, e de que modo os afetou. Tomamos como referência as categorias Dom, Vínculos Sociais e Associacionismo, tendo em vista extrair um caminho analítico de compreensão do vínculo social, pensada a partir da dádiva e fundamentada na compreensão sociológica do Movimento Antiutilitarista nas Ciências Sociais (M.A.U.S.S.), que está inserida numa crítica anti-utilitarista, colocando em evidência a irredutibilidade do social às esferas do mercado e do Estado; fazemos ainda uma reflexão sobre a educação não formal, e como ela veio se constituindo ao longo das últimas décadas no Brasil. Utilizou-se como metodologia a História Oral, seguindo os estudos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) e pelo Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO). Uma entrevista foi realizada, oportunizando-nos que pudéssemos interagir com a história de vida de um jovem que participou da primeira turma do Curso de Formação de Educadores Holísticos (CFEH), uma atividade desenvolvida pelo Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA), e direcionada aos adolescentes e jovens. Resgatamos a história desta organização social, na intenção de refletir sobre as experiências formativas que desenvolve, e como vem se constituindo enquanto expressão de possibilidade criativa dentro da comunidade do Coque na região metropolitana do Recife. Através da história de vida do jovem, foi possível apreender os desdobramentos da experiência vivenciada no CFEH, bem como uma proposta de educação não formal sustentada por uma compreensão de formação humana.
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spelling CAVALCANTI, Rossana Tenóriohttp://lattes.cnpq.br/1384024257541761http://lattes.cnpq.br/5989326759915260FREITAS, Alexandre Simão de2019-09-12T18:27:43Z2019-09-12T18:27:43Z2018-02-23https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32676ark:/64986/001300000pn02A pesquisa que possibilitou a construção desta tese teve por objetivo mais amplo investigar o papel das organizações sociais no desenvolvimento de experiências educativas ancoradas na ideia de formação humana. Mais especificamente, a pretensão consistiu em compreender como jovens participantes de projetos educativos, desenvolvidos por organizações sociais com esta perspectiva de atuação, apreendem a participação e o impacto que essas experiências tiveram em suas vidas, e de que modo os afetou. Tomamos como referência as categorias Dom, Vínculos Sociais e Associacionismo, tendo em vista extrair um caminho analítico de compreensão do vínculo social, pensada a partir da dádiva e fundamentada na compreensão sociológica do Movimento Antiutilitarista nas Ciências Sociais (M.A.U.S.S.), que está inserida numa crítica anti-utilitarista, colocando em evidência a irredutibilidade do social às esferas do mercado e do Estado; fazemos ainda uma reflexão sobre a educação não formal, e como ela veio se constituindo ao longo das últimas décadas no Brasil. Utilizou-se como metodologia a História Oral, seguindo os estudos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) e pelo Núcleo de Estudos em História Oral da USP (NEHO). Uma entrevista foi realizada, oportunizando-nos que pudéssemos interagir com a história de vida de um jovem que participou da primeira turma do Curso de Formação de Educadores Holísticos (CFEH), uma atividade desenvolvida pelo Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA), e direcionada aos adolescentes e jovens. Resgatamos a história desta organização social, na intenção de refletir sobre as experiências formativas que desenvolve, e como vem se constituindo enquanto expressão de possibilidade criativa dentro da comunidade do Coque na região metropolitana do Recife. Através da história de vida do jovem, foi possível apreender os desdobramentos da experiência vivenciada no CFEH, bem como uma proposta de educação não formal sustentada por uma compreensão de formação humana.The research that enabled the construction of this thesis had broader objetive to investigate the role of educational experiences development anchored in the human formation idea. More specifically, the pretension was to understand how young participants in the educational project, developed by social organizations with that perspective of action, apprehend the participation and the impact from those experiences in their lives, and how they were affected by them. Taking as reference the categories Gift, Social Bonding and Associations, Aiming to extract an analytical way to understand the social bond, thought from the gift and based on the social anti-utilitarian in the social understanding of the movement in the social sciences(M.A.U.S.S.), which is inserted in an anti-utilitarian critique, highlighting the irreducibility of the social to the market and state fields, also making a reflection on non-formal education, and how it came to be consisted over the decades in Brazil. Oral history was used as a methodology, following the studies built up by Center for Research and Documentation of Contemporary History of Brazil (CPDOC) and Center for Oral History Studies of USP (NEHO). An interview was held, allowing us to interact with the life story of a young man who participated in the first group of Holistic Educators Course (CFEH), an activity made by Educational Center Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA), and aimed at adolescents and young people. We rescue the history of this social organization, with the intention of reflecting on the formative experiences that it develops, and how it has been constituted as an expression of a creative possibility within the Coque community in the metropolitan region of Recife. Through the young person's life history, it was possible to grasp the unfolding experiences of the CFEH, as well as a proposal for non-formal education sustained by an understanding of human formationporUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação – Finalidades e objetivosEducação não-formalOrganizações não-governamentais – Coque (Recife, PE)UFPE - Pós- graduação.Dom, associações e formação humana : memórias de um jovem participante de projetos sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Rossana Tenório Cavalcanti.pdf.jpgTESE Rossana Tenório Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32676/5/TESE%20Rossana%20Ten%c3%b3rio%20Cavalcanti.pdf.jpgeb2e087f004e595794014f9c7ec5e3f7MD55ORIGINALTESE Rossana Tenório Cavalcanti.pdfTESE Rossana Tenório Cavalcanti.pdfapplication/pdf1577538https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32676/1/TESE%20Rossana%20Ten%c3%b3rio%20Cavalcanti.pdf04e99b52e8c990d615b7406bce303decMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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