O discurso docente sobre as normas de trabalho e o processo de renormalização no IFRN : uma análise discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Geraldo Generoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38506
Resumo: As normas de trabalho referem-se a qualquer orientação dada ao trabalhador para a realização de sua atividade. Segundo a ergologia, tais normas são passíveis de interpretações e ressingularizações por parte do trabalhador que, ao realizar uma tarefa, leva em consideração não apenas o que está prescrito, mas, sobretudo, as condições concretas do espaço laboral no momento da realização da atividade. Dessa forma o trabalhador não apenas executa, mas também gerencia as normas de trabalho, segundo seus valores, suas crenças pessoais e demais constituintes materiais ou imateriais, de ordem física e psicológica, que envolvem tanto o espaço laboral quanto seus agentes. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte, IFRN, a Organização Didática, é um dos documentos normativos que compõem o Projeto Político-Pedagógico da instituição e tem, por objetivo, normatizar as ações didático-pedagógicas no âmbito dos campi que compõem o instituto. Contudo, o documento tem sido alvo de críticas, uma vez que muitos docentes referem que ele não daria conta das diversas realidades educacionais dos 23 campi que compõem a instituição. O objetivo de nosso estudo foi compreender, através dos acentos apreciativos expressos nos discursos dos professores, a forma pela qual as normas da Organização Didática, são avaliadas e renormatizadas, por eles, na atividade docente. Trata-se, pois, de um estudo de natureza discursiva e interdisciplinar, fundamentado nos aportes teórico-metodológicos da Teoria dialógica da linguagem, da Análise dialógica do discurso e da Ergologia. Participaram da pesquisa 16 docentes da disciplina Língua Portuguesa de diferentes campi da instituição. O corpus discursivo consistiu de entrevistas semiestruturadas e de sessões de autoconfrontação simples com os docentes. Os resultados da pesquisa, foram analisados qualitativamente e organizados em torno de três eixos temáticos: 1) os acentos apreciativos, expressos nos discursos dos professores, em relação às suas avaliações do documento;2) as principais lacunas apontadas por eles no documento normativo; 3) as principais estratégias de renormalização, utilizadas pelos professores, em suas atividades docentes. A análise e a interpretação destes dados revelaram a forma pela qual os professores avaliam, através de diferentes acentos apreciativos, a importância e a necessidade da existência do documento institucional Organização Didática para o fazer docente. Da mesma forma, as lacunas, referidas pelos docentes, sugerem: a necessidade da instituição refletir e levar em consideração: (1) as redes de relações hierárquicas e socioculturais que se estabelecem na atividade docente, no âmbito do IFRN, (2) as implicações dessas lacunas para a saúde do trabalhador docente. No que se refere às estratégias de renormalização da atividade docente, o estudo é sugestivo quanto a necessidade de a instituição: (3) refletir sobre o trabalho do professor, com base na complexa rede que envolve os elementos constitutivos de sua atividade, de forma a desnaturalizar determinadas práticas; (4) reconhecer a complexidade inerente a toda a atividade de trabalho docente; (5) e adotar uma postura ético-crítica em relação às exigências impostas aos docentes em relação às normas institucionais de trabalho.
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Dessa forma o trabalhador não apenas executa, mas também gerencia as normas de trabalho, segundo seus valores, suas crenças pessoais e demais constituintes materiais ou imateriais, de ordem física e psicológica, que envolvem tanto o espaço laboral quanto seus agentes. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte, IFRN, a Organização Didática, é um dos documentos normativos que compõem o Projeto Político-Pedagógico da instituição e tem, por objetivo, normatizar as ações didático-pedagógicas no âmbito dos campi que compõem o instituto. Contudo, o documento tem sido alvo de críticas, uma vez que muitos docentes referem que ele não daria conta das diversas realidades educacionais dos 23 campi que compõem a instituição. O objetivo de nosso estudo foi compreender, através dos acentos apreciativos expressos nos discursos dos professores, a forma pela qual as normas da Organização Didática, são avaliadas e renormatizadas, por eles, na atividade docente. Trata-se, pois, de um estudo de natureza discursiva e interdisciplinar, fundamentado nos aportes teórico-metodológicos da Teoria dialógica da linguagem, da Análise dialógica do discurso e da Ergologia. Participaram da pesquisa 16 docentes da disciplina Língua Portuguesa de diferentes campi da instituição. O corpus discursivo consistiu de entrevistas semiestruturadas e de sessões de autoconfrontação simples com os docentes. Os resultados da pesquisa, foram analisados qualitativamente e organizados em torno de três eixos temáticos: 1) os acentos apreciativos, expressos nos discursos dos professores, em relação às suas avaliações do documento;2) as principais lacunas apontadas por eles no documento normativo; 3) as principais estratégias de renormalização, utilizadas pelos professores, em suas atividades docentes. A análise e a interpretação destes dados revelaram a forma pela qual os professores avaliam, através de diferentes acentos apreciativos, a importância e a necessidade da existência do documento institucional Organização Didática para o fazer docente. Da mesma forma, as lacunas, referidas pelos docentes, sugerem: a necessidade da instituição refletir e levar em consideração: (1) as redes de relações hierárquicas e socioculturais que se estabelecem na atividade docente, no âmbito do IFRN, (2) as implicações dessas lacunas para a saúde do trabalhador docente. No que se refere às estratégias de renormalização da atividade docente, o estudo é sugestivo quanto a necessidade de a instituição: (3) refletir sobre o trabalho do professor, com base na complexa rede que envolve os elementos constitutivos de sua atividade, de forma a desnaturalizar determinadas práticas; (4) reconhecer a complexidade inerente a toda a atividade de trabalho docente; (5) e adotar uma postura ético-crítica em relação às exigências impostas aos docentes em relação às normas institucionais de trabalho.Las normas laborales, pueden considerarse como cualquier orientación dada al trabajador para llevar a cabo su actividad. Dichas normas, están sujetas a interpretaciones y resingularizaciones por parte del trabajador que, al realizar la tarea, tiene en cuenta no solo lo prescrito, sino, sobre todo, las condiciones concretas del espacio laboral, en el momento de la realización de la tarea. Así, el trabajador no solo ejecuta, sino que gestiona las reglas de trabajo, basadas en sus valores, sus creencias personales y los demás componentes materiales o inmateriales, de un orden físico y psicológico que involucran tanto el espacio de trabajo como los agentes que lo hacen parte. En el “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte”, IFRN, la Organización Didáctica, es uno de los documentos normativos que componen el Proyecto Político Pedagógico de la institución y tiene como objetivo sistematizar las acciones didáctico-pedagógicas del las unidades que componen el instituto. Sin embargo, el documento está sujeto a críticas, ya que muchos profesores dicen que el documento no abarca todas las realidades educativas de los 23 campus que componen la institución. El objetivo de nuestro estudio fue comprender, a través de las huellas apreciativas señaladas en los discursos de los profesores, la forma en que evalúan y renormatizan las reglas de la Organización Didáctica, en la actividad docente. ¿Cómo los docentes de Lengua portuguesa evalúan este documento en términos de valoración, funcionalidad y problemas? ¿Cuáles son las principales lagunas en relación al documento? ¿Cuáles son las principales estrategias de renormalización enunciadas por los profesores sobre la Organización Didáctica? Es un estudio de carácter cualitativo, basado en un enfoque interdisciplinario, que comprende las contribuciones teóricas y metodológicas derivadas de la Teoría dialógica del lenguaje y la Ergología, en la perspectiva de un análisis del discurso de los docentes acerca del trabajo docente en una relación dialógica con el discurso expresado en el documento de la Organización Didáctica. Participaron de la investigación 16 profesores de la asignatura de Lengua portuguesa de diferentes campus de la institución. El corpus discursivo se obtuvo a través de entrevistas semiestructuradas y confrontaciones personales. El análisis e interpretación de estos datos reveló la forma en que los docentes evalúan, la importancia y la necesidad de la existencia del documento institucional para el oficio docente. Asimismo, las brechas, mencionadas por los docentes, sugieren: la necesidad de que la institución, refleje y tenga en cuenta: (1) las redes de relaciones jerárquicas y socioculturales que se establecen en la actividad docente; (2) las implicaciones de estos huecos para la salud del trabajador docente. El estudio también sugiere la necesidad de la institución: (3) reflexione sobre el trabajo del maestro, basado en la red que involucra los elementos constitutivos de su actividad, de modo a desnaturalizar ciertas prácticas; (4) reconocer la complejidad inherente a toda actividad de trabajo docente; (5) y adoptar una postura ético-crítica en relación con las demandas impuestas a los docentes acerca de las normas laborales.Les normes de travail, peuvent être définies comme toute orientation donnée à un travailleur afin qu’il réalise son activité. Telles normes font l’objet d’interprétations et de resingularisations de la part du travailleur qui, lorsqu’il réalise la tâche, prend en compte non seulement ce qui est prescrit, mais surtout les conditions concrètes de l’espace du travail dans le moment de la réalisation de l’activité. De cette façon, le travailleur non seulement exécute les normes de travail, mais il les gère aussi, à partir de ses valeurs, de ses croyances personnelles et de plusieurs constituants matériels ou immatériels, de l’ordre physique et psychologique concernant autant l’espace de travail que les agents qui en font partie. À l’Institut Fédéral du Rio Grande do Norte (IFRN), l’Organiastion Didactique, c’est un des documents normatifs composant le Projet politico-pédagogique de cet établissement et elle a pour objectif de normaliser les actions didactico-pédagogiques au niveau des unités d’enseignement, qui composent l’Institut. Cependant, le document fait l’objet de critiques puisque plusieurs enseignants rapportent que celui-ci ne réussirait pas à prendre en compte les diverses réalités éducationnelles des 23 campi de l’établissement. Notre objectif est de comprendre, à l’aide des accents appréciatifs exprimés dans les discours des professeurs, comment ils évaluent et renormalisent les normes de l’Organisation Didactique. Comment les enseignants de Langue Portugaise de l’Institut évaluent-ils ce document en termes d’appréciation, fonctionnalité et problèmes ? Quelles sont les principales lacunes du document, selon les enseignants ? Quelles sont les principales stratégies de renormalisation énoncées par les enseignants dans leurs discours sur l’Organisation Didactique ? Il s’agit donc d’une étude qualitative, fondée sur une approche interdisciplinaire, comprenant les apports théorico-méthodologiques issus de la Théorie dialogique du langage et de l’Ergologie, dans une perspective de l’analyse du discours des professeurs sur le travail enseignant dans un rapport dialogique avec le discours exprimé dans le document. Seize professeurs de la discipline de Langue Portugaise de plusieurs campi de l’établissement ont participé à la recherche. Le corpus discursif a été obtenu à travers des entretiens semi-structurés et des auto-confrontations. L’analyse et l’interprétation de ces données ont montré la façon complexe que les professeurs évaluent, à travers les différents accents appréciatifs. Par ailleurs, les lacunes suggèrent : le besoin de la part de l’établissement dans son ensemble de réfléchir et de prendre en considération : (1) les réseaux de relations hiérarchiques et socio-culturels établis dans l’activité enseignante au niveau de l’IFRN; (2) les implications de ces lacunes pour la santé du travailleur-enseignant. En ce qui concerne les stratégies de renormalisation de l’activité, l’étude suggère aussi la nécessité que l’établissement : (3) réfléchisse sur le travail du professeur, à partir du réseau complexe qui comprend les éléments constitutifs de son activité, de façon à dénaturaliser certaines pratiques; (4) reconnaisse la complexité inhérente à toute activité de travail ; (5) et adopte une posture éthique-critique par rapport aux exigences imposées aux enseignants au niveau des normes institutionnelles.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDiscursoTrabalho docenteNormas antecedentesRenormalizaçãoO discurso docente sobre as normas de trabalho e o processo de renormalização no IFRN : uma análise discursivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Geraldo Generoso Ferreira.pdfTESE Geraldo Generoso Ferreira.pdfapplication/pdf1423448https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38506/1/TESE%20Geraldo%20Generoso%20Ferreira.pdf1ab8fee920adfbc1d4fb425870b532beMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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