O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIONI, Amanda Moury Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33718
Resumo: O presente trabalho assume um olhar investigativo acerca da poesia lírica moderna. De acordo com as perspectivas modernas, a poesia lírica se constitui como um objeto de protesto contra o mundo, à proporção que se assume como uma totalidade autossuficiente e, assim, um mundo criado em si mesmo, conforme indicaram os estudos de Adorno (2003) e Pozuelo (1994;1997). Diante desse contexto, o poema adquire uma habilidade em ofertar imagens acrescentadas, a fim de revelar a complexa condição humana. Logo, se estabelece como uma via indireta de conhecimento. A proposta de conhecimento por vias indiretas, por sua vez, é objeto de pesquisa do simbolismo catóptrico, que defende o espelho como um gênero literário, devido à sua capacidade de fornecer imagens deformantes, de acordo com os estudos de Jónsson (1995) e Ciordia (2009). Assim, é objetivo desse trabalho demonstrar que a poesia lírica moderna pode ser entendida como um espelho, porque fornece imagens aperfeiçoadas às circunstâncias humanas, funcionando, dessa maneira, como um objeto de conhecimento e de reconhecimento. Para tanto, os estudos de Paz (1976, 2012), Friedrich (1978) Abrams (2010) e Merquior (2013) foram utilizados, especialmente, com respeito ao entendimento sobre a imagem no poema. Além disso, também se pretende verificar a condição de poeta como um artífice de espelhos, devido à capacidade de observação obstinada à realidade, além de ser um visionário e, assim, se disponibilizar à projeção de imagens. Com o propósito de substancializar a discussão proposta, foram selecionados quatro poemas da poeta portuguesa, Florbela Espanca, e quatro poemas da poeta brasileira, Cecília Meireles. Os poemas de Florbela Espanca foram extraídos de dois livros da autora: Trocando Olhares (1915 – 1917) e Livro de Mágoas (1919). Do primeiro livro, os poemas selecionados foram: “Poetas” e “Cegueira Bendita” – do segundo livro: “Eu” e “Tortura”. Com relação aos poemas de Cecília Meireles, estes são provenientes também de dois livros da autora: Viagem (1939) e Retrato Natural (1949). Os poemas do primeiro livro foram: “Retrato” e “Motivo”, os poemas do segundo: “Tempo Viajado” e “Pastora Descrida”. Recorreu-se às escritoras, porque além da proximidade temática, há uma semelhança referente ao aspecto de observação obstinada com relação ao mundo e aos meandros das circunstâncias humanas, inclusive, à situação do poeta defronte à sociedade e diante do seu próprio ofício.
id UFPE_7d917ad0a9a1e3b9cece22788517fa21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33718
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling BIONI, Amanda Moury Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/4887938357029247http://lattes.cnpq.br/3975152604166388FERREIRA, Ermelinda Maria Araujo2019-09-26T18:15:06Z2019-09-26T18:15:06Z2019-02-18https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33718O presente trabalho assume um olhar investigativo acerca da poesia lírica moderna. De acordo com as perspectivas modernas, a poesia lírica se constitui como um objeto de protesto contra o mundo, à proporção que se assume como uma totalidade autossuficiente e, assim, um mundo criado em si mesmo, conforme indicaram os estudos de Adorno (2003) e Pozuelo (1994;1997). Diante desse contexto, o poema adquire uma habilidade em ofertar imagens acrescentadas, a fim de revelar a complexa condição humana. Logo, se estabelece como uma via indireta de conhecimento. A proposta de conhecimento por vias indiretas, por sua vez, é objeto de pesquisa do simbolismo catóptrico, que defende o espelho como um gênero literário, devido à sua capacidade de fornecer imagens deformantes, de acordo com os estudos de Jónsson (1995) e Ciordia (2009). Assim, é objetivo desse trabalho demonstrar que a poesia lírica moderna pode ser entendida como um espelho, porque fornece imagens aperfeiçoadas às circunstâncias humanas, funcionando, dessa maneira, como um objeto de conhecimento e de reconhecimento. Para tanto, os estudos de Paz (1976, 2012), Friedrich (1978) Abrams (2010) e Merquior (2013) foram utilizados, especialmente, com respeito ao entendimento sobre a imagem no poema. Além disso, também se pretende verificar a condição de poeta como um artífice de espelhos, devido à capacidade de observação obstinada à realidade, além de ser um visionário e, assim, se disponibilizar à projeção de imagens. Com o propósito de substancializar a discussão proposta, foram selecionados quatro poemas da poeta portuguesa, Florbela Espanca, e quatro poemas da poeta brasileira, Cecília Meireles. Os poemas de Florbela Espanca foram extraídos de dois livros da autora: Trocando Olhares (1915 – 1917) e Livro de Mágoas (1919). Do primeiro livro, os poemas selecionados foram: “Poetas” e “Cegueira Bendita” – do segundo livro: “Eu” e “Tortura”. Com relação aos poemas de Cecília Meireles, estes são provenientes também de dois livros da autora: Viagem (1939) e Retrato Natural (1949). Os poemas do primeiro livro foram: “Retrato” e “Motivo”, os poemas do segundo: “Tempo Viajado” e “Pastora Descrida”. Recorreu-se às escritoras, porque além da proximidade temática, há uma semelhança referente ao aspecto de observação obstinada com relação ao mundo e aos meandros das circunstâncias humanas, inclusive, à situação do poeta defronte à sociedade e diante do seu próprio ofício.CNPqEl presente trabajo asume una mirada investigativa acerca de la poesía lírica moderna. De acuerdo con las perspectivas modernas, la poesía lírica se constituye como un objeto de protesto contra el mundo, al mismo tiempo que se asume como una totalidad autosuficiente, de donde resulta que sea un mundo creado en sí mismo, conforme a los estudios de Adorno (2003) y Pozuelo (1994;1997). Frente a ese contexto, el poema adquiere una habilidad en ofertar imágenes acentuadas, destinadas al esclarecimiento de la compleja condición humana, a través de la revelación poética. De ese modo, el poema se establece como una vía indirecta de conocimiento. La propuesta de conocimiento por vías indirectas pertenece al campo teórico del Simbolismo catóptrico que comprende los espejos como un género literario, puesto que fornece imágenes deformantes, de acuerdo con los estudios de Jónsson (1995) y Ciordia (2009). Así que es objetivo de ese trabajo demonstrar que la poesía lírica moderna puede ser entendida como un espejo, dado que abastece de imágenes acentuadas, las circunstancias humanas, funcionando, de esa forma, como un objeto de conocimiento y de reconocimiento. Razones por las cuales, las perspectivas teóricas de Paz (1976, 2012), Friedrich (1978) Abrams (2010) y Merquior (2013) fueron utilizadas con miras al entendimiento de la imagen en el poema. Además, también se pretende verificar la condición de poeta como un artífice de espejos, debido a la capacidad de la observación obstinada a la realidad y también por su carácter de visionario, de donde resulta que el poeta se propone a la proyección de imágenes. Con el fin de sustanciar la discusión propuesta, fueron utilizados cuatro poemas de la poeta portuguesa, Florbela Espanca y cuatro poemas de la poeta brasileña, Cecília Meireles. Los poemas de Florbela Espanca fueron sacados de dos libros de la autora: Trocando Olhares (1915 – 1917) e Livro de Mágoas (1919). Del primer libro, tenemos: “Poetas” y “Cegueira Bendita”. Del libro segundo: “Eu” y “Tortura”. Con respecto a Cecília Meireles, los poemas fueron seleccionados de los libros Viagem (1939) y “Retrato Natural” (1949), en que “Retrato” y “Motivo” pertenecen al primer libro, de manera que “Tempo viajado” y “Pastora descrida” pertenecen al segundo. La elección de las dos escritoras se justifica porque, además de la proximidad temática, existe también una semejanza con respecto a la observación obstinada al mundo y a los meandros de las circunstancias humanas, incluso, a la situación de poeta delante de la sociedad y de su propio oficio.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPoesia lírica modernaEspelhoFlorbela EspancaCecília MeirelesO poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meirelesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Amanda Moury Fernandes Bioni.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Amanda Moury Fernandes Bioni.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/8/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Moury%20Fernandes%20Bioni.pdf.jpg5344079e5dfd994668f219ae25381aa4MD58ORIGINALDISSERTAÇÃO Amanda Moury Fernandes Bioni.pdfDISSERTAÇÃO Amanda Moury Fernandes Bioni.pdfapplication/pdf1211936https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Moury%20Fernandes%20Bioni.pdf6e0fc0c329d37ef97665d43ab1085dfeMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/5/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/6/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD56TEXTDISSERTAÇÃO Amanda Moury Fernandes Bioni.pdf.txtDISSERTAÇÃO Amanda Moury Fernandes Bioni.pdf.txtExtracted texttext/plain234283https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Moury%20Fernandes%20Bioni.pdf.txt7663c21858cc8bc141df95b768788cb4MD57123456789/337182019-10-26 02:55:04.794oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T05:55:04Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
title O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
spellingShingle O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
BIONI, Amanda Moury Fernandes
Poesia lírica moderna
Espelho
Florbela Espanca
Cecília Meireles
title_short O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
title_full O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
title_fullStr O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
title_full_unstemmed O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
title_sort O poeta diante do espelho da palavra: um estudo sobre a imagem nos poemas de Florbela Espanca e Cecília Meireles
author BIONI, Amanda Moury Fernandes
author_facet BIONI, Amanda Moury Fernandes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4887938357029247
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3975152604166388
dc.contributor.author.fl_str_mv BIONI, Amanda Moury Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERREIRA, Ermelinda Maria Araujo
contributor_str_mv FERREIRA, Ermelinda Maria Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia lírica moderna
Espelho
Florbela Espanca
Cecília Meireles
topic Poesia lírica moderna
Espelho
Florbela Espanca
Cecília Meireles
description O presente trabalho assume um olhar investigativo acerca da poesia lírica moderna. De acordo com as perspectivas modernas, a poesia lírica se constitui como um objeto de protesto contra o mundo, à proporção que se assume como uma totalidade autossuficiente e, assim, um mundo criado em si mesmo, conforme indicaram os estudos de Adorno (2003) e Pozuelo (1994;1997). Diante desse contexto, o poema adquire uma habilidade em ofertar imagens acrescentadas, a fim de revelar a complexa condição humana. Logo, se estabelece como uma via indireta de conhecimento. A proposta de conhecimento por vias indiretas, por sua vez, é objeto de pesquisa do simbolismo catóptrico, que defende o espelho como um gênero literário, devido à sua capacidade de fornecer imagens deformantes, de acordo com os estudos de Jónsson (1995) e Ciordia (2009). Assim, é objetivo desse trabalho demonstrar que a poesia lírica moderna pode ser entendida como um espelho, porque fornece imagens aperfeiçoadas às circunstâncias humanas, funcionando, dessa maneira, como um objeto de conhecimento e de reconhecimento. Para tanto, os estudos de Paz (1976, 2012), Friedrich (1978) Abrams (2010) e Merquior (2013) foram utilizados, especialmente, com respeito ao entendimento sobre a imagem no poema. Além disso, também se pretende verificar a condição de poeta como um artífice de espelhos, devido à capacidade de observação obstinada à realidade, além de ser um visionário e, assim, se disponibilizar à projeção de imagens. Com o propósito de substancializar a discussão proposta, foram selecionados quatro poemas da poeta portuguesa, Florbela Espanca, e quatro poemas da poeta brasileira, Cecília Meireles. Os poemas de Florbela Espanca foram extraídos de dois livros da autora: Trocando Olhares (1915 – 1917) e Livro de Mágoas (1919). Do primeiro livro, os poemas selecionados foram: “Poetas” e “Cegueira Bendita” – do segundo livro: “Eu” e “Tortura”. Com relação aos poemas de Cecília Meireles, estes são provenientes também de dois livros da autora: Viagem (1939) e Retrato Natural (1949). Os poemas do primeiro livro foram: “Retrato” e “Motivo”, os poemas do segundo: “Tempo Viajado” e “Pastora Descrida”. Recorreu-se às escritoras, porque além da proximidade temática, há uma semelhança referente ao aspecto de observação obstinada com relação ao mundo e aos meandros das circunstâncias humanas, inclusive, à situação do poeta defronte à sociedade e diante do seu próprio ofício.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T18:15:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-26T18:15:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33718
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/8/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Moury%20Fernandes%20Bioni.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Moury%20Fernandes%20Bioni.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/5/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/6/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33718/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Amanda%20Moury%20Fernandes%20Bioni.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5344079e5dfd994668f219ae25381aa4
6e0fc0c329d37ef97665d43ab1085dfe
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7663c21858cc8bc141df95b768788cb4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310737627971584