Validação de uma tecnologia educacional baseada em gamificação para o enfrentamento de arboviroses no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Chardsonclesia Maria Correia da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000bcxm
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48885
Resumo: Ao constituírem desafios para o cenário epidemiológico brasileiro, a dengue, a chikungunya, a febre amarela e a zika são constantemente classificadas como ameaças para a saúde pública. Mesmo após todas as campanhas de conscientização sobre as arboviroses, o cenário epidemiológico brasileiro permanece comprometido, frente à prevalência dos ciclos de epidemias em quase todo território nacional. Historicamente, o Brasil tem investido em diferentes estratégias de combate ao vetor, baseadas em modelos tradicionais que têm se mostrado pouco eficientes, uma vez que não promovem o necessário engajamento da população. Ademais, as ações de educação em saúde vêm ganhando mais destaque quando utilizadas como uma estratégia de produção e promoção da saúde, principalmente quando atreladas ao uso de tecnologias, possibilitando um maior alcance às necessidades do indivíduo. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm se firmado como ferramentas promissoras na implementação de práticas inovadoras, que buscam o empoderamento do público jovem através da aprendizagem móvel. No Brasil, nos dias atuais, a aprendizagem móvel tem utilizado dispositivos celulares para a promoção de intervenções educativas, principalmente voltada para o público jovem que tem estes dispositivos na sua preferência de conectividade. Através do uso de gamificação e atividades lúdicas, o público adolescente pode ser motivado a empregar práticas protetivas e também disseminá-las no seu ambiente familiar. O objetivo desse estudo é validar a tecnologia educacional, denominada Arboedu, composta pelo aplicativo móvel, a Plataforma web e o Guia do Professor, como um recurso com potencial de promover mudanças de práticas na prevenção de arboviroses no estudante do ensino médio, na perspectiva de profissionais de saúde e de educação. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com ênfase na validação de tecnologia educacional, através da abordagem quantitativa. O Arboedu foi avaliado por um painel de 25 juízes (dez do perfil saúde e 15 do perfil educação), convidados por conveniência e captados por amostragem em “bola de neve”, considerando sua experiência e qualificação. Os dados provenientes do questionário foram analisados utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que indica em que medida as opiniões dos sujeitos das amostras são congruentes. Adotou-se um ponto de corte de 80% (0,80) de concordância como padrão para estabelecer a excelência da validade em todos os domínios analisados (Objetivos, Apresentação e Amigabilidade, Conteúdo, Relevância, e Alcance dos Pressupostos Pedagógicos). O Arboedu alcançou um índice de Concordância Geral de 99% (0,99), com o menor IVC-I igual a 0,90 entre os dois perfis, conferindo adequação como uma tecnologia educacional em conformidade com os princípios para os quais foi desenvolvida. As sugestões de melhoria para a tecnologia educacional foram obtidas dos juízes, através de textos abertos, que foram agrupados quanto aos domínios, e discutidos visando o aperfeiçoamento da tecnologia.
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Historicamente, o Brasil tem investido em diferentes estratégias de combate ao vetor, baseadas em modelos tradicionais que têm se mostrado pouco eficientes, uma vez que não promovem o necessário engajamento da população. Ademais, as ações de educação em saúde vêm ganhando mais destaque quando utilizadas como uma estratégia de produção e promoção da saúde, principalmente quando atreladas ao uso de tecnologias, possibilitando um maior alcance às necessidades do indivíduo. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) têm se firmado como ferramentas promissoras na implementação de práticas inovadoras, que buscam o empoderamento do público jovem através da aprendizagem móvel. No Brasil, nos dias atuais, a aprendizagem móvel tem utilizado dispositivos celulares para a promoção de intervenções educativas, principalmente voltada para o público jovem que tem estes dispositivos na sua preferência de conectividade. Através do uso de gamificação e atividades lúdicas, o público adolescente pode ser motivado a empregar práticas protetivas e também disseminá-las no seu ambiente familiar. O objetivo desse estudo é validar a tecnologia educacional, denominada Arboedu, composta pelo aplicativo móvel, a Plataforma web e o Guia do Professor, como um recurso com potencial de promover mudanças de práticas na prevenção de arboviroses no estudante do ensino médio, na perspectiva de profissionais de saúde e de educação. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com ênfase na validação de tecnologia educacional, através da abordagem quantitativa. O Arboedu foi avaliado por um painel de 25 juízes (dez do perfil saúde e 15 do perfil educação), convidados por conveniência e captados por amostragem em “bola de neve”, considerando sua experiência e qualificação. Os dados provenientes do questionário foram analisados utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), que indica em que medida as opiniões dos sujeitos das amostras são congruentes. Adotou-se um ponto de corte de 80% (0,80) de concordância como padrão para estabelecer a excelência da validade em todos os domínios analisados (Objetivos, Apresentação e Amigabilidade, Conteúdo, Relevância, e Alcance dos Pressupostos Pedagógicos). O Arboedu alcançou um índice de Concordância Geral de 99% (0,99), com o menor IVC-I igual a 0,90 entre os dois perfis, conferindo adequação como uma tecnologia educacional em conformidade com os princípios para os quais foi desenvolvida. As sugestões de melhoria para a tecnologia educacional foram obtidas dos juízes, através de textos abertos, que foram agrupados quanto aos domínios, e discutidos visando o aperfeiçoamento da tecnologia.As they constitute challenge for the Brazilian epidemiological scenario, dengue, chikungunya, yellow fever and zika are usually classified as constant threats to public health. Even after all the awareness campaigns on arboviruses, the Brazilian epidemiological scenario remains affected, given the prevalence of epidemic cycles in almost the entire national territory. Historically, Brazil has invested in different strategies to combat the vector based on traditional models that have been considered inefficient since they do not promote the necessary population engagement. Furthermore, health education actions have been gaining more prominence when used as a health production and promotion strategy, especially when linked to the use of technologies, enabling greater reach to the individual’s needs. In this context, Digital Information and Communication Technologies (DICT) have established themselves as promising tools in the implementation of innovative practices that seek to empower young people through mobile learning. Currently, In Brazil, mobile learning has used phone devices to promote educational interventions mainly focused at young people who have these devices in their connectivity preference. Thanks to the use of gamification and playful activities, the adolescent audience can be motivated to adopt protective practices and also disseminate them in their family environment. In the Arboedu's case, the strategy relies on the involvement of families based on the influence of adolescents in changing protective practices through playful and gamified activities that promote the public’s approach to services. The objective of the study is to validate the educational technology, called Arboedu, composed of the mobile application, the web platform and the Teacher’s Guide, as a resource with the potential to promote changes in practices related to prevention of arboviruses in high school students, from health and education professional’s perspective. This is a methodological development study with an emphasis on validation of educational technology with a quantitative approach. The tool was judged by the perspective of 25 judges (ten from the health profile and 15 from the education profile), invited for convenience and captured by “snowball” sampling, considering their experience and qualifications. The data from the questionnaire were analyzed using the Content Validity Index (CVI), which indicates to what extent the opinions of the subjects in the samples are congruent. A cutoff point of 80% (0,80) of agreement was adopted as the standard to establish the excellence of validity in all analyzed domains (Objectives, Presentation and Friendly, Content, Relevance, and Pedagogical Assumptions Reach). The Arboedu app and its supporting tools achieved an Overall Agreement Index of 99% (0,99), with the smallest IVC-I equal to 0.90 between the two profiles, providing suitability as an educational technology in accordance with the principles for which it was developed. Improvement suggestions for educational technology were obtained from the judges, through open texts, which were grouped according to domains, and discussed with a view to improving the technology.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessInfecções por ArbovirusSaúde do AdolescenteEducação em SaúdeValidação de uma tecnologia educacional baseada em gamificação para o enfrentamento de arboviroses no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48885/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo.pdf.txtDISSERTAÇÃO Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain297866https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48885/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Chardsonclesia%20Maria%20Correia%20da%20Silva%20Melo.pdf.txt62f118758f6c737096f90a3087c27bcdMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48885/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Chardsonclesia%20Maria%20Correia%20da%20Silva%20Melo.pdf.jpg007a72630bb2c8415283ef75b0c55046MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo.pdfDISSERTAÇÃO Chardsonclesia Maria Correia da Silva Melo.pdfapplication/pdf1830331https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48885/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Chardsonclesia%20Maria%20Correia%20da%20Silva%20Melo.pdff8da50c664f00c00d7ea27fb47d4ecacMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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