Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Ryanne Carolynne Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000vjsb
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36072
Resumo: GOMES, Ryanne Carolynne Marques, também é conhecida em citações bibliográficas por: MENDES, Ryanne Carolynne Marques Gomes
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Evidencia-se o diagnóstico de enfermagem como a etapa fundamental desse processo, pois, a partir de sua correta identificação, realizam-se as intervenções, com vistas à evolução favorável do binômio mãe-feto. O objetivo desta pesquisa foi validar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto risco. Trata-se um estudo metodológico de validação de diagnóstico de enfermagem em duas etapas: Análise de conceito e Análise de conteúdo por especialistas. A análise de conceito seguiu o referencial de Walker e Avant e foram realizadas oito etapas: Escolha do conceito; Determinação do objetivo da análise; Identificação dos usos do conceito; Determinação dos atributos definidores; Identificação do caso modelo; Identificação do caso adicional; Identificação dos antecedentes e Determinação dos referenciais empíricos. Para subsidiar a análise, foi realizada uma revisão integrativa da literatura. A busca se deu nas bases de dados: PUBMED, CINAHL, SCOPUS e LILACS e na biblioteca virtual SciELO, com os descritores “Pregnancy, High-Risk”, “Risk Factors” e “Pregnancy Complications” e recorte temporal de 2008-2018. A amostra foi composta de 37 artigos e foi possível identificar dois atributos e 21 antecedentes do conceito “binômio mãe-feto”, sendo 10 fatores de risco, cinco populações em risco e seis condições associadas. Desses, constam na NANDA-I (2018-2020): um atributo, três fatores de risco (com terminologias diferentes) e quatro condições associadas. A partir dos atributos encontrados, sugeriu-se a revisão do título e da definição do diagnóstico em estudo, com a finalidade de dar clareza ao diagnóstico. Foram utilizados livros, artigos, diretrizes e manuais acerca da temática para a construção das definições conceituais e operacionais. A segunda etapa do estudo, a análise de conteúdo por especialistas, foi realizada por meio da abordagem da sabedoria coletiva, cuja finalidade foi verificar com 48 especialistas a relevância dos elementos do diagnóstico de enfermagem em estudo para possibilitar a sua correta identificação e subsidiar o planejamento da assistência de enfermagem. Foi adotado o Intervalo de Confiança do Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,8 para adequação dos itens avaliados. Dentre os 21 antecedentes apresentados, 14 foram considerados adequados (sete fatores de risco, uma população em risco e seis condições associadas). Para os elementos com Intervalo de Confiança do Índice de Validade de Conteúdo < 0,8 (três fatores de risco e quatro populações em risco), os itens foram excluídos ou alterados conforme sugestões dos especialistas. Espera-se que este estudo possa subsidiar o enfermeiro na identificação do referido diagnóstico. Além disso, os achados desta pesquisa sugerem a realização da etapa de validação clínica para fornecer subsídios à prática do enfermeiro na identificação do diagnóstico em estudo.In assisting high-risk pregnant women, nurses can perform health education actions through the implementation of Nursing Care Systematization, which follows the stages of the Nursing Process. The nursing diagnosis is evidenced as the fundamental stage of this process, since, from its correct identification, the interventions are performed, aiming at the favorable evolution of the mother-fetus binomial. The objective of this research was to validate the content of the nursing diagnosis Risk of disturbed mother-fetus binomial in high-risk pregnant women. This is a methodological study of nursing diagnosis validation in two stages: Concept Analysis and Content Analysis by experts. The concept analysis followed the Walker and Avant framework and seven steps were performed: Concept choice; Determination of the purpose of the analysis; Determination of defining attributes; Model case identification; Additional case identification; Identification of antecedents and determination of empirical references. To support the analysis, an integrative literature review was performed. The search was done in the databases: PUBMED, CINAHL, SCOPUS and LILACS and in the SciELO virtual library, with the descriptors “Pregnancy, High-Risk”, “Risk Factors” and “Pregnancy Complications” and time frame 2008-2018. The sample consisted of 37 articles and it was possible to identify two attributes and 21 antecedents of the concept “mother-fetus binomial”, being 10 risk factors, five populations at risk and six associated conditions. These include NANDA-I (2018-2020): one attribute, three risk factors (with different terminologies) and four associated conditions. From the found attributes, it was suggested to review the title and the definition of the diagnosis under study, in order to clarify the diagnosis. Books, articles, guidelines and manuals on the theme were used to construct conceptual and operational definitions. The second stage of the study, the content analysis by experts, was performed through the collective wisdom approach, whose purpose was to verify with 48 experts the relevance of the elements of the nursing diagnosis under study to enable their correct identification and support the planning. of nursing care. The Content Validity Index Confidence Interval ≥ 0.8 was adopted to adjust the evaluated items. Among the 21 antecedents presented, 14 were considered adequate (seven risk factors, one population at risk and six associated conditions). For elements with a Content Validity Index Confidence Interval <0.8 (three risk factors and four populations at risk), the items were deleted or changed as suggested by the experts. It is hoped that this study can support the nurse in identifying this diagnosis. In addition, the findings of this research suggest that the clinical validation stage should be performed to provide support to nurses' practice in identifying the diagnosis under study.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDiagnóstico de enfermagemEducação em saúdeEnfermagemEstudo de validaçãoGestação de alto riscoValidação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem risco de binômio mãe-feto perturbado em gestantes de alto riscoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Ryanne Carolynne Marques Gomes.pdfDISSERTAÇÃO Ryanne Carolynne Marques Gomes.pdfapplication/pdf1403286https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36072/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Ryanne%20Carolynne%20Marques%20Gomes.pdf1410ee2aeb7826719abda3e15dc41e9bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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