A morte do sertão antigo no Seridó: O desmoronamento das fazendas agropecuaristas em Caicó e Florânia. (1970-90)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, Douglas
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7304
Resumo: A reconstituição do desmoronamento das fazendas agropecuaristas dos municípios de Caicó e Florânia, no Seridó potiguar, nas décadas de 1970 a 1990 objetivo dessa pesquisa acontecimento que representou a desestruturação da velha sociedade rural na região, ancorou-se na história vista de baixo. Sua realização contou com os depoimentos dos principais personagens que, nos respectivos municípios estudados, vivenciaram em cinemascópio colorido o dissabor de assistirem ao seu antigo modo de vida sucumbir em turbulências duradouras, causadas pelos desafios vindos de outra dimensão temporal. A modernização exigia a mudança de mentalidade, a rotinização de um outro tempo trabalho; alterações que a tradição resistiu não se propondo a incorporá-las. Seu peso socio-cultural foi maior que a força remodeladora do tempo moderno. Venceu a destruição causada pelo infortúnio da conjugação de fatores perversos como o mercado concorrencial, o talvez fáustico aparecimento do bicudo e os efeitos psicológicos da ideologia sindical fora de contexto. As fontes orais e os jornais foram os principais canteiros de escavações desse trabalho, além de um forte arrimo em fontes diversas e do estudo de uma bibliografia ampla sobre o tema. A composição da narrativa tomou a forma de um texto dividido em uma introdução, onde estão expostos os marcos teóricos metodológicos da empreitada, seus objetivos e os recortes temporal e espacial; seguida de capítulo intitulado registros históricos da formação do Sertão Antigo no Seridó, onde, através de obras clássicas, demarca-se as fronteiras da antiga sociedade rural em formação; na seqüência, há um outro capítulo, denominado a invenção da tradição no Seridó; nele, destaca-se, principalmente, o embate étnico e a miscigenação cultural do branco com o índio e com o negro; um terceiro capítulo grafado de o cortejo da tradição, demonstrando a dinâmica socio-econômica da sociedade sertaneja seridoense; e, por fim, o capítulo que narra o desmoronamento da vida rural dos floranieneses e caicoenses, tema central desta pesquisa. O eixo sobre o qual fluiu o esforço de compreensão e reconstituição do fenômeno aqui estudado foi a relação dialética entre os elementos da resistência da tradição e a força transformadora da modernidade, tomando-se tal acontecimento como confronto de vida e morte entre valores antagônicos e contraditórios. Desse encontro resultou o desmoronamento da velha sociedade rural dos municípios perscrutados, abrindo aos personagens dessa trama um mundo de novas possibilidades e fracassos
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Sua realização contou com os depoimentos dos principais personagens que, nos respectivos municípios estudados, vivenciaram em cinemascópio colorido o dissabor de assistirem ao seu antigo modo de vida sucumbir em turbulências duradouras, causadas pelos desafios vindos de outra dimensão temporal. A modernização exigia a mudança de mentalidade, a rotinização de um outro tempo trabalho; alterações que a tradição resistiu não se propondo a incorporá-las. Seu peso socio-cultural foi maior que a força remodeladora do tempo moderno. Venceu a destruição causada pelo infortúnio da conjugação de fatores perversos como o mercado concorrencial, o talvez fáustico aparecimento do bicudo e os efeitos psicológicos da ideologia sindical fora de contexto. As fontes orais e os jornais foram os principais canteiros de escavações desse trabalho, além de um forte arrimo em fontes diversas e do estudo de uma bibliografia ampla sobre o tema. A composição da narrativa tomou a forma de um texto dividido em uma introdução, onde estão expostos os marcos teóricos metodológicos da empreitada, seus objetivos e os recortes temporal e espacial; seguida de capítulo intitulado registros históricos da formação do Sertão Antigo no Seridó, onde, através de obras clássicas, demarca-se as fronteiras da antiga sociedade rural em formação; na seqüência, há um outro capítulo, denominado a invenção da tradição no Seridó; nele, destaca-se, principalmente, o embate étnico e a miscigenação cultural do branco com o índio e com o negro; um terceiro capítulo grafado de o cortejo da tradição, demonstrando a dinâmica socio-econômica da sociedade sertaneja seridoense; e, por fim, o capítulo que narra o desmoronamento da vida rural dos floranieneses e caicoenses, tema central desta pesquisa. O eixo sobre o qual fluiu o esforço de compreensão e reconstituição do fenômeno aqui estudado foi a relação dialética entre os elementos da resistência da tradição e a força transformadora da modernidade, tomando-se tal acontecimento como confronto de vida e morte entre valores antagônicos e contraditórios. Desse encontro resultou o desmoronamento da velha sociedade rural dos municípios perscrutados, abrindo aos personagens dessa trama um mundo de novas possibilidades e fracassosporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAgropecuária e TradicionalismoCultura PopularSociedade PatriarcalFolclore, Usos e CostumesSeridó HistóriaRio Grande do Norte HistóriaA morte do sertão antigo no Seridó: O desmoronamento das fazendas agropecuaristas em Caicó e Florânia. 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