Panorama das modalidades de acesso nos repositórios institucionais : aplicação nas Universidades Federais de Ensino Superior brasileiras
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49577 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é apresentar um panorama das modalidades de acesso aplicadas nas teses e dissertações submetidas nos Repositórios institucionais RIs das universidades federais brasileiras. Quanto aos métodos, a pesquisa é classificada como descritiva e utilizou a técnica pesquisa documental. O universo da pesquisa é composto pelas 22 Universidades Federais de Ensino Superior no Brasil (UFes), que atenderam ao Edital FINEP/PCAL/XBDB 002/2009 e que na atualidade possuem política de informação do repositório. Os dados foram coletados por meio da análise das políticas de informação e outros documentos (portarias, manuais, termo de autorização de depósito), disponíveis nas homepages das universidades, bibliotecas centrais e nos repositórios. Os resultados demonstram que a maioria documental dos RIs é composta por teses e dissertações; o autodepósito é realizado em 10 Ufes, em 11 o depósito é mediado e em 1 não foi possível identificar como o depósito é realizado; em relação ao embargo constatou-se que: (a) 10 universidades não mencionam em suas políticas sobre como esse processo é realizado ou quais as modalidades de acesso são permitidas no depósito, (b) 8 universidades mencionam que o autor pode escolher o tipo de acesso e (c) 4 instituições apresentam em suas políticas o prazo de embargo, se é permitido a prorrogação e a possibilidade do autor permitir o tipo de acesso a obra; os demais documentos analisados demonstram que existe uma variação quanto ao tempo que as teses e dissertações ficarão inacessíveis ao público e a proporção do texto que pode ser embargada. As conclusões indicam que a maioria das as instituições não estabelecem diretrizes claras sobre as modalidades de acesso e o embargo de documentos em suas políticas e documentos relacionados. Quando essas diretrizes são estabelecidas, muitas vezes não fornecem orientações completas sobre todo o processo envolvido. Portanto, é considerado crucial que as instituições desenvolvam políticas bem definidas que abordem a aplicação do embargo de documentos. |
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FREITAS, Elaine Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/5139022610689556http://lattes.cnpq.br/5938270183811260MIRANDA, Májory Karoline Fernandes de Oliveira2023-04-04T12:35:47Z2023-04-04T12:35:47Z2023-03-03FREITAS, Elaine Cristina de. Panorama das modalidades de acesso nos repositórios institucionais: aplicação nas Universidades Federais de Ensino Superior brasileiras. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49577O objetivo da pesquisa é apresentar um panorama das modalidades de acesso aplicadas nas teses e dissertações submetidas nos Repositórios institucionais RIs das universidades federais brasileiras. Quanto aos métodos, a pesquisa é classificada como descritiva e utilizou a técnica pesquisa documental. O universo da pesquisa é composto pelas 22 Universidades Federais de Ensino Superior no Brasil (UFes), que atenderam ao Edital FINEP/PCAL/XBDB 002/2009 e que na atualidade possuem política de informação do repositório. Os dados foram coletados por meio da análise das políticas de informação e outros documentos (portarias, manuais, termo de autorização de depósito), disponíveis nas homepages das universidades, bibliotecas centrais e nos repositórios. Os resultados demonstram que a maioria documental dos RIs é composta por teses e dissertações; o autodepósito é realizado em 10 Ufes, em 11 o depósito é mediado e em 1 não foi possível identificar como o depósito é realizado; em relação ao embargo constatou-se que: (a) 10 universidades não mencionam em suas políticas sobre como esse processo é realizado ou quais as modalidades de acesso são permitidas no depósito, (b) 8 universidades mencionam que o autor pode escolher o tipo de acesso e (c) 4 instituições apresentam em suas políticas o prazo de embargo, se é permitido a prorrogação e a possibilidade do autor permitir o tipo de acesso a obra; os demais documentos analisados demonstram que existe uma variação quanto ao tempo que as teses e dissertações ficarão inacessíveis ao público e a proporção do texto que pode ser embargada. As conclusões indicam que a maioria das as instituições não estabelecem diretrizes claras sobre as modalidades de acesso e o embargo de documentos em suas políticas e documentos relacionados. Quando essas diretrizes são estabelecidas, muitas vezes não fornecem orientações completas sobre todo o processo envolvido. Portanto, é considerado crucial que as instituições desenvolvam políticas bem definidas que abordem a aplicação do embargo de documentos.The objective of the research is to present an overview of the access modalities applied in the theses and dissertations submitted to the institutional repositories (RIs) of Brazilian federal universities. Regarding the methods, the research is classified as descriptive and used the documentary research technique. The research universe is composed of the 22 Federal Universities of Higher Education in Brazil (UFes), which responded to the FINEP/PCAL/XBDB 002/2009 Call and currently have a repository information policy. The data was collected through the analysis of information policies and other documents (ordinances, manuals, deposit authorization form) available on the universities' homepages, central libraries, and repositories. The results show that the majority of the RIs' documents consist of theses and dissertations; self-deposit is carried out in 10 UFes, deposit mediation is used in 11, and in 1 it was not possible to identify how the deposit is made. Regarding the embargo, it was found that 10 universities do not mention in their policies how this process will be carried out or which access modalities are allowed in the deposit, 8 universities mention that the author may choose to allow access and 4 institutions present in their policies the embargo period, whether extension is allowed, and the possibility of the author allowing access to the work. The other analyzed documents show that there is a variation in the time that the theses and dissertations will be inaccessible to the public and the proportion of the text that can be embargoed. The conclusions are that the institutions do not determine in their policies or in any other document the guidelines regarding access modalities with respect to the embargo of documents, and when they do, they do not provide all the guidance that involves the process. Therefore, it is crucial that institutions establish well-defined policies on the application of the embargo of documents.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da InformacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessRepositório InstitucionalDireito à informação e propriedade intelectualDireito autoralPolítica de InformaçãoEmbargoPanorama das modalidades de acesso nos repositórios institucionais : aplicação nas Universidades Federais de Ensino Superior brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Elaine Cristina de Freitas.pdfDISSERTAÇÃO Elaine Cristina de Freitas.pdfapplication/pdf1634455https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49577/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Elaine%20Cristina%20de%20Freitas.pdfc54ea4b38c69d61dddb2814830b56522MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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