Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/00130000150t2 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469 |
Resumo: | atual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercado |
id |
UFPE_835c048265e80d22f5deb53ebdf55da6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5469 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Martins, Herlane Suele AlvesMedeiros, Denise Dumke de 2014-06-12T17:39:44Z2014-06-12T17:39:44Z2010-01-31Suele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469ark:/64986/00130000150t2atual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégiaRedes EmpresariaisDesempenhoVantagem CompetitivaVantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo554_1.pdf.jpgarquivo554_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1300https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5469/4/arquivo554_1.pdf.jpg3bd393fa3b82e45920b53aeda3d556e7MD54ORIGINALarquivo554_1.pdfapplication/pdf1761188https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5469/1/arquivo554_1.pdfdfa578cc642f305f95da38c656c6a082MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5469/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo554_1.pdf.txtarquivo554_1.pdf.txtExtracted texttext/plain216378https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5469/3/arquivo554_1.pdf.txt0c7e8595e94c2718ac59f69b5366f905MD53123456789/54692019-10-25 19:37:27.994oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:37:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
spellingShingle |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo Martins, Herlane Suele Alves Estratégia Redes Empresariais Desempenho Vantagem Competitiva |
title_short |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title_full |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title_fullStr |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title_full_unstemmed |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
title_sort |
Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo |
author |
Martins, Herlane Suele Alves |
author_facet |
Martins, Herlane Suele Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Herlane Suele Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Denise Dumke de |
contributor_str_mv |
Medeiros, Denise Dumke de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Redes Empresariais Desempenho Vantagem Competitiva |
topic |
Estratégia Redes Empresariais Desempenho Vantagem Competitiva |
description |
atual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercado |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T17:39:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T17:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Suele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/00130000150t2 |
identifier_str_mv |
Suele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. ark:/64986/00130000150t2 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5469/4/arquivo554_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5469/1/arquivo554_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5469/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/5469/3/arquivo554_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bd393fa3b82e45920b53aeda3d556e7 dfa578cc642f305f95da38c656c6a082 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 0c7e8595e94c2718ac59f69b5366f905 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1814448443861499904 |