“Negras nós somo, só não temo o pé no torno”: a identidade negra e de gênero em Conceição das Crioulas, Contendas / Tamboril e Santana (Salgueiro-PE)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11578 |
Resumo: | Sob o título “„Negras nós somo, só não temo o pé no torno‟: a identidade negra e de gênero em Conceição das Crioulas, Contendas/Tamboril e Santana” analisei nesta tese a ideia de que, no Brasil, o mito da democracia racial encobre o preconceito e erige, simbolicamente, fronteiras difíceis de transpor, pois ele opera no nível dos indivíduos, fazendo aparecer um arco-íris cujas cores querem se aproximar, na realidade, do modelo, da referência. A idéia do branqueamento é culturalmente significativa no processo de construção da identidade individual, pois negras e negros, imersos nesse processo, são induzidos a interiorizarem os valores estéticos do branco. A identidade quilombola na contemporaneidade surge, portanto, das lutas dos movimentos sociais, entre os quais, tem grande interferência nessa construção identitária, o movimento negro. A análise recai também na construção da identidade negra nas comunidades quilombolas, na tentativa de explicitar a partir de que momento na história dessas comunidades surge a necessidade de ―invenção‖ ou ―reinvenção‖ do conceito. História que nos levará a entender, na contemporaneidade, a construção da identidade de ―remanescente de quilombo‖. Investigar como essa identidade se constitui em elemento significante para manutenção e sustentação daqueles sujeitos naquele espaço, na defesa de sua territorialidade, na importância da afirmação da identidade quilombola no processo de defesa dos direitos constitucionais e das respectivas políticas públicas. Na construção desta tese foram utilizadas como fontes as leis que nomearam parte do povo brasileiro como quilombolas: jornais, vídeos, assim como as fontes orais (entrevistas, depoimentos e conversas, com o propósito de identificar as experiências vivenciadas por esses sujeitos em suas comunidades). Por meio de alguns instrumentais da metodologia da Análise do Discurso, procurei abordar a produção de sentidos presentes nas superfícies discursivas dos militantes e dos moradores das comunidades, suas representações e autorrepresentações no processo político de construção e de efetivação da visibilidade negra. Assim como procuro localizar os sentidos produzidos pelos discursos da utilização do gênero como categoria de análise e, com base neles, tentar perceber como essa construção é vivenciada nas comunidades de Conceição das Crioulas, Contendas e Santana. |
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A identidade quilombola na contemporaneidade surge, portanto, das lutas dos movimentos sociais, entre os quais, tem grande interferência nessa construção identitária, o movimento negro. A análise recai também na construção da identidade negra nas comunidades quilombolas, na tentativa de explicitar a partir de que momento na história dessas comunidades surge a necessidade de ―invenção‖ ou ―reinvenção‖ do conceito. História que nos levará a entender, na contemporaneidade, a construção da identidade de ―remanescente de quilombo‖. Investigar como essa identidade se constitui em elemento significante para manutenção e sustentação daqueles sujeitos naquele espaço, na defesa de sua territorialidade, na importância da afirmação da identidade quilombola no processo de defesa dos direitos constitucionais e das respectivas políticas públicas. Na construção desta tese foram utilizadas como fontes as leis que nomearam parte do povo brasileiro como quilombolas: jornais, vídeos, assim como as fontes orais (entrevistas, depoimentos e conversas, com o propósito de identificar as experiências vivenciadas por esses sujeitos em suas comunidades). Por meio de alguns instrumentais da metodologia da Análise do Discurso, procurei abordar a produção de sentidos presentes nas superfícies discursivas dos militantes e dos moradores das comunidades, suas representações e autorrepresentações no processo político de construção e de efetivação da visibilidade negra. Assim como procuro localizar os sentidos produzidos pelos discursos da utilização do gênero como categoria de análise e, com base neles, tentar perceber como essa construção é vivenciada nas comunidades de Conceição das Crioulas, Contendas e Santana.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIdentidadeNegraQuilomboRemanescente de quilomboComunidadeGênero“Negras nós somo, só não temo o pé no torno”: a identidade negra e de gênero em Conceição das Crioulas, Contendas / Tamboril e Santana (Salgueiro-PE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE MARIA APARECIDA.pdf.jpgTESE MARIA APARECIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11578/5/TESE%20%20MARIA%20APARECIDA.pdf.jpg34aff27dcfc122f2915c588d91389f08MD55ORIGINALTESE MARIA APARECIDA.pdfTESE MARIA APARECIDA.pdfapplication/pdf22524528https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11578/1/TESE%20%20MARIA%20APARECIDA.pdfa22da8468002bbaa65263554df4b990dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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