Informação e memória na literatura de cordel: produção e fluxo
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10474 |
Resumo: | O cordel, além de informativo, gera relatos sociais produzidos por grupos populares. Este estudo busca descrever o fluxo de informação na produção da literatura de cordel de poetas representantes dessa vertente em Pernambuco. Analisa-se a produção do cordel informativo ao identificar as fontes primárias que originaram a busca e a necessidade de informação dos poetas, assim como a geração desse conhecimento derivada da prática social e seu diálogo com os relatos. Esse suporte informacional, o cordel, também aparece como um registro dde acontecimentos. Nesse estudo, procura-se discutir a literatura de cordel como fonte de informação e o poeta como um sujeito que produz, estrutura, usa e dissemina fatos. A fundamentação teórica tem como base os conceitos de memória social apresentados por Pollak (1989) e Le Goff (2003) – que a analisam como uma busca para entender o passado a fim que este sirva o presente e dialogue com os grupos sociais, construindo assim uma memória que liberte ao invés de ser um suporte para servidão ou hierarquização de grupos – e o conceito de informação de Silva (2006) e Nascimento (2006) que a entendem como um fenômeno humano e social, construído por sujeitos dentro de um contexto social e cultural. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a análise documental e de conteúdo, e a entrevista. Desta forma, desenvolve-se a investigação e identifica-se, através de classificação temática, a produção dos autores e os assuntos mais presentes em suas produções. As etapas se desenvolveram com a organização do acervo pelos assuntos registrados por cada poeta, de modo a facilitar a compreensão da produção de cada um quanto ao registro dos acontecimentos e diálogo com a informação. Com base na metodologia e nos fundamentos utilizados foi então possível observar os assuntos abordados no folheto informativo que relatam fatos e lembranças de uma época, fazendo do cordel uma fonte de informação importante para compreensão de uma memória social e coletiva e ressaltando a percepção do uso que o poeta faz da informação como prática social. |
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Nesse estudo, procura-se discutir a literatura de cordel como fonte de informação e o poeta como um sujeito que produz, estrutura, usa e dissemina fatos. A fundamentação teórica tem como base os conceitos de memória social apresentados por Pollak (1989) e Le Goff (2003) – que a analisam como uma busca para entender o passado a fim que este sirva o presente e dialogue com os grupos sociais, construindo assim uma memória que liberte ao invés de ser um suporte para servidão ou hierarquização de grupos – e o conceito de informação de Silva (2006) e Nascimento (2006) que a entendem como um fenômeno humano e social, construído por sujeitos dentro de um contexto social e cultural. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a análise documental e de conteúdo, e a entrevista. Desta forma, desenvolve-se a investigação e identifica-se, através de classificação temática, a produção dos autores e os assuntos mais presentes em suas produções. As etapas se desenvolveram com a organização do acervo pelos assuntos registrados por cada poeta, de modo a facilitar a compreensão da produção de cada um quanto ao registro dos acontecimentos e diálogo com a informação. 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