Estudo comparativo das atividades de frentistas e dos riscos ergonômicos em dois postos de combustíveis de portes diferentes : NR 17 Ergonomia e eSocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Jane Paula de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000012q6j
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37834
Resumo: O estudo comparativo ora apresentado traz em seu corpo uma Analise Ergonômica do Trabalho – AET, a qual foi realizada em dois postos de combustíveis (de portes diferentes) com intuito de levantar os riscos ergonômicos aos quais os colaboradores estão expostos em seu ambiente laboral (sob a luz da NR-17 de Ergonomia e dos Riscos Ergonômicos e eSocial) para tão logo em seguida propor a implementação de ações ergonômicas que visam a melhoria da qualidade de vida dos frentistas em seu posto de trabalho. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e de caso. Para tanto, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, da mesma forma que também foram empregados, enquanto instrumentos de coleta de dados, o software Ergolândia (ferramentas OWAS e RULA), entrevistas fechadas e semiestruturadas, registro fotográfico e observação direta. Para conclusão da AET foi utilizado os itens da NR 17 de Ergonomia. Nos resultados foi observado (em ambos os postos de combustíveis) que as atividades e os riscos ocupacionais ergonômicos são os mesmos e que existe o descumprimento do estabelecido em relação a NR 17 Ergonomia, no tocante à ausência de assentos, o que pode desencadear uma diversidade de efeitos negativos aos frentistas. Os resultados da pesquisa mostraram, ainda, que quanto as condições ambientais (de iluminância, ruído, temperatura e umidade relativa do ar) os postos de combustíveis analisados apresentam índices aceitáveis, não trazendo consigo maiores consequências aos seus colaboradores/frentistas. Salienta-se também, que foi utilizada nas Avaliações Ergonômicas no presente estudo, os riscos ergonômicos do eSocial e estes apresentaram indicadores que podem servir de orientação para implementação de melhorias ergonômicas.
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spelling SOUZA, Jane Paula dehttp://lattes.cnpq.br/9913272867235941http://lattes.cnpq.br/1733079240139168SANTOS, Carlos Maurício Duque dos2020-09-05T02:04:00Z2020-09-05T02:04:00Z2019-11-27SOUZA, Jane Paula de. Estudo comparativo das atividades de frentistas e dos riscos ergonômicos em dois postos de combustíveis de portes diferentes: NR 17 Ergonomia e eSocial. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37834ark:/64986/0013000012q6jO estudo comparativo ora apresentado traz em seu corpo uma Analise Ergonômica do Trabalho – AET, a qual foi realizada em dois postos de combustíveis (de portes diferentes) com intuito de levantar os riscos ergonômicos aos quais os colaboradores estão expostos em seu ambiente laboral (sob a luz da NR-17 de Ergonomia e dos Riscos Ergonômicos e eSocial) para tão logo em seguida propor a implementação de ações ergonômicas que visam a melhoria da qualidade de vida dos frentistas em seu posto de trabalho. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e de caso. Para tanto, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, da mesma forma que também foram empregados, enquanto instrumentos de coleta de dados, o software Ergolândia (ferramentas OWAS e RULA), entrevistas fechadas e semiestruturadas, registro fotográfico e observação direta. Para conclusão da AET foi utilizado os itens da NR 17 de Ergonomia. Nos resultados foi observado (em ambos os postos de combustíveis) que as atividades e os riscos ocupacionais ergonômicos são os mesmos e que existe o descumprimento do estabelecido em relação a NR 17 Ergonomia, no tocante à ausência de assentos, o que pode desencadear uma diversidade de efeitos negativos aos frentistas. Os resultados da pesquisa mostraram, ainda, que quanto as condições ambientais (de iluminância, ruído, temperatura e umidade relativa do ar) os postos de combustíveis analisados apresentam índices aceitáveis, não trazendo consigo maiores consequências aos seus colaboradores/frentistas. Salienta-se também, que foi utilizada nas Avaliações Ergonômicas no presente estudo, os riscos ergonômicos do eSocial e estes apresentaram indicadores que podem servir de orientação para implementação de melhorias ergonômicas.CAPESThe comparative study presented now brings in its body an Ergonomic Analysis of Work - AET, which was carried out in two gas stations (of different sizes) in order to raise the ergonomic risks to which employees are exposed in their labor environment (in the light of nr-17 ergonomics and ergonomic and eSocial risks) to as soon as after propose the implementation of ergonomic actions aimed at improving the quality of life of attendants in their job. This is a bibliographic and case study. Therefore, the research used the qualitative approach, in the same way that data collection instruments were also used, as instruments for data collection, the Ergolândia software (OWAS and RULA tools), closed and semi-structured interviews, photographic record and direct observation. The items of NR 17 of Ergonomics were used to complete the AET. In the results it was observed (in both gas stations) that ergonomic occupational activities and risks are the same and that there is non-compliance with what is established in relation to NR 17 Ergonomics, with regard to the absence of seats, which can trigger a diversity of negative effects on attendants. The result soft here search also showed that regarding environmental conditions (illumination, noise, temperature and relative humidity) the analyzed fuel stations have acceptable indices, not bringing with it greater consequences to the employees/attendants. It is also noteworthy that it was used in ergonomic evaluations in the present study, the ergonomic risks of eSocial and these present indicators that can serve as guidance for the implementation of ergonomic improvements.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em ErgonomiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessErgonomiaRiscosFrentistaPostos de CombustíveisEstudo comparativo das atividades de frentistas e dos riscos ergonômicos em dois postos de combustíveis de portes diferentes : NR 17 Ergonomia e eSocialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Jane Paula de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Jane Paula de Souza.pdfapplication/pdf9008874https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37834/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jane%20Paula%20de%20Souza.pdfe6e53c46d17915b2ff68f6a9dc3b4444MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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