Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000ck8w |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2202 |
Resumo: | O projeto de sistemas embarcados usualmente deve levar em consideração diversas restrições não funcionais, tais como: tamanho, peso, custo, confiabilidade e durabilidade. Adicionalmente, com a proliferação de dispositivos portáteis operados por baterias, o projeto de sistemas embarcados de baixo consumo de energia tem despertado muito interesse nos últimos anos. O maior problema é que a evolução da tecnologia das baterias não vem acompanhando a demanda por mais desempenho nestes dispositivos. Além dos aspectos relacionados à demanda do mercado, o aumento da frequência de operação e das funcionalidades colocadas por unidade de área nos circuitos integrados tem levado ao crescimento constante da potência dissipada destes sistemas. Mudanças de projeto tanto nos componentes de hardware, como de software custam caro e podem levar a atrasos na entrega do projeto. Desta forma, projetistas de sistemas embarcados precisam avaliar suas escolhas nas etapas bem iniciais de projeto e devem caracterizar as otimizações do sistema através de estimativas acuradas Esta dissertação apresenta um método para a avaliação de desempenho e consumo de energia para sistemas embarcados. O método proposto adota modelos formais baseados em Redes de Petri Coloridas para modelar o comportamento funcional de processadores e arquiteturas de memória em um alto nível de abstração. Um grupo de aplicações e um microcontrolador de propósito geral foram adotados para demonstrar a aplicabilidade do método. Resultados experimentais demonstram uma exatidão em torno de 96% em comparação com as medidas adquiridas da plataforma real. Adicionalmente, o alto nível de representação comportamental permite a rápida avaliação de consumo de energia e desempenho de sistemas complexos |
id |
UFPE_842ba4d323d36c3fd8151ba3f7fc045c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2202 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Costa e Silva Nogueira, BrunoRomero Martins Maciel, Paulo 2014-06-12T15:55:23Z2014-06-12T15:55:23Z2010-01-31Costa e Silva Nogueira, Bruno; Romero Martins Maciel, Paulo. Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2202ark:/64986/001300000ck8wO projeto de sistemas embarcados usualmente deve levar em consideração diversas restrições não funcionais, tais como: tamanho, peso, custo, confiabilidade e durabilidade. Adicionalmente, com a proliferação de dispositivos portáteis operados por baterias, o projeto de sistemas embarcados de baixo consumo de energia tem despertado muito interesse nos últimos anos. O maior problema é que a evolução da tecnologia das baterias não vem acompanhando a demanda por mais desempenho nestes dispositivos. Além dos aspectos relacionados à demanda do mercado, o aumento da frequência de operação e das funcionalidades colocadas por unidade de área nos circuitos integrados tem levado ao crescimento constante da potência dissipada destes sistemas. Mudanças de projeto tanto nos componentes de hardware, como de software custam caro e podem levar a atrasos na entrega do projeto. Desta forma, projetistas de sistemas embarcados precisam avaliar suas escolhas nas etapas bem iniciais de projeto e devem caracterizar as otimizações do sistema através de estimativas acuradas Esta dissertação apresenta um método para a avaliação de desempenho e consumo de energia para sistemas embarcados. O método proposto adota modelos formais baseados em Redes de Petri Coloridas para modelar o comportamento funcional de processadores e arquiteturas de memória em um alto nível de abstração. Um grupo de aplicações e um microcontrolador de propósito geral foram adotados para demonstrar a aplicabilidade do método. Resultados experimentais demonstram uma exatidão em torno de 96% em comparação com as medidas adquiridas da plataforma real. Adicionalmente, o alto nível de representação comportamental permite a rápida avaliação de consumo de energia e desempenho de sistemas complexosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSistemas embarcadosAvaliação de desempenho e consumo de energiaRedes de petriAvaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo2235_1.pdf.jpgarquivo2235_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2202/4/arquivo2235_1.pdf.jpg89517c5c878095e88573180bc7d037f9MD54ORIGINALarquivo2235_1.pdfapplication/pdf3254202https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2202/1/arquivo2235_1.pdfe21eaf5447ba8e4d3152b22177c1247cMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2202/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo2235_1.pdf.txtarquivo2235_1.pdf.txtExtracted texttext/plain174255https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2202/3/arquivo2235_1.pdf.txt4dd2909e711288c887ee5c81c0f24798MD53123456789/22022019-10-25 12:25:17.8oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T15:25:17Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação |
title |
Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação |
spellingShingle |
Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação Costa e Silva Nogueira, Bruno Sistemas embarcados Avaliação de desempenho e consumo de energia Redes de petri |
title_short |
Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação |
title_full |
Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação |
title_fullStr |
Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação |
title_full_unstemmed |
Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação |
title_sort |
Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação |
author |
Costa e Silva Nogueira, Bruno |
author_facet |
Costa e Silva Nogueira, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa e Silva Nogueira, Bruno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Romero Martins Maciel, Paulo |
contributor_str_mv |
Romero Martins Maciel, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas embarcados Avaliação de desempenho e consumo de energia Redes de petri |
topic |
Sistemas embarcados Avaliação de desempenho e consumo de energia Redes de petri |
description |
O projeto de sistemas embarcados usualmente deve levar em consideração diversas restrições não funcionais, tais como: tamanho, peso, custo, confiabilidade e durabilidade. Adicionalmente, com a proliferação de dispositivos portáteis operados por baterias, o projeto de sistemas embarcados de baixo consumo de energia tem despertado muito interesse nos últimos anos. O maior problema é que a evolução da tecnologia das baterias não vem acompanhando a demanda por mais desempenho nestes dispositivos. Além dos aspectos relacionados à demanda do mercado, o aumento da frequência de operação e das funcionalidades colocadas por unidade de área nos circuitos integrados tem levado ao crescimento constante da potência dissipada destes sistemas. Mudanças de projeto tanto nos componentes de hardware, como de software custam caro e podem levar a atrasos na entrega do projeto. Desta forma, projetistas de sistemas embarcados precisam avaliar suas escolhas nas etapas bem iniciais de projeto e devem caracterizar as otimizações do sistema através de estimativas acuradas Esta dissertação apresenta um método para a avaliação de desempenho e consumo de energia para sistemas embarcados. O método proposto adota modelos formais baseados em Redes de Petri Coloridas para modelar o comportamento funcional de processadores e arquiteturas de memória em um alto nível de abstração. Um grupo de aplicações e um microcontrolador de propósito geral foram adotados para demonstrar a aplicabilidade do método. Resultados experimentais demonstram uma exatidão em torno de 96% em comparação com as medidas adquiridas da plataforma real. Adicionalmente, o alto nível de representação comportamental permite a rápida avaliação de consumo de energia e desempenho de sistemas complexos |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-01-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-12T15:55:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-06-12T15:55:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Costa e Silva Nogueira, Bruno; Romero Martins Maciel, Paulo. Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2202 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000ck8w |
identifier_str_mv |
Costa e Silva Nogueira, Bruno; Romero Martins Maciel, Paulo. Avaliação de desempenho e consumo de energia de aplicações embarcadas: uma estratégia baseada em modelos da arquitetura de hardware e no código da aplicação. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. ark:/64986/001300000ck8w |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2202/4/arquivo2235_1.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2202/1/arquivo2235_1.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2202/2/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/2202/3/arquivo2235_1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
89517c5c878095e88573180bc7d037f9 e21eaf5447ba8e4d3152b22177c1247c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4dd2909e711288c887ee5c81c0f24798 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172789755183104 |