A centralidade da família na formação em Serviço Social na década de 1940 em Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Angélica Pedrosa de Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37889
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo discutir a centralidade da família na formação profissional em Serviço Social em Pernambuco, na década de 1940. Aborda a primeira instituição de ensino em Serviço Social no Nordeste, a Escola de Serviço Social de Pernambuco (ESS/PE), que teve o propósito de formar profissionais especializadas na intervenção dos problemas sociais prevalecentes da época, atuando, principalmente, com as crianças em situações consideradas de delinquência, mulheres com divergências com as leis, famílias de trabalhadores em situação de extrema pobreza e mulheres mães, com dificuldades na educação e provimento dos filhos. Busca-se apresentar as particularidades da formação do Serviço Social como uma profissão majoritariamente de mulheres e que teve na família da classe proletária, mais especificamente nas figuras da mulher e criança, o público-alvo para a intervenção. Desse modo, são analisados os problemas sociais reportados às famílias da capital pernambucana e as ações propostas para garantir o “ajustamento social” da instituição familiar às necessidades decorrentes do processo de urbanização e industrialização. No que concerne à metodologia, se buscou dedicar à pesquisa documental, sustentada em dados primários, como o acervo da Escola de Serviço Social de Pernambuco, as monografias das estudantes da ESS/PE e os jornais, bem como estudos secundários já produzidos sobre o tema. A pesquisa está fundamentada nas determinações teórico-metodológicas propiciadas pela literatura do Serviço Social vinculada à perspectiva marxista. O estudo aponta que a ESS/PE se tornou uma organização necessária para o estado, apresentando-se como tentativa de resposta à sociedade que necessitava de uma profissional especializada para lidar com os problemas sociais e salientasse o reajustamento das famílias, contingentes esses provenientes do êxodo rural, fluxos migratórios vindos do interior, que se viam forçados a vir para a capital em busca de melhores condições de vida. Nessa ótica, constata-se que as assistentes sociais em formação intervinham na formação moral e educacional das famílias populares, direcionando o ajustamento, principalmente, para a figura da mulher, na tentativa de reiterar a sua função social como mãe harmoniosa e educadora da prole. A discussão acerca da categoria de gênero se torna imprescindível nesse trabalho para se compreender o Serviço Social e sua constituição como um espaço feminino, tal qual o seu público usuário. O presente estudo, além de fornecer elementos da conjuntura pernambucana da década de 1940, contribui para o aprofundamento sobre a história do Serviço Social em Pernambuco e suas particularidades.
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Aborda a primeira instituição de ensino em Serviço Social no Nordeste, a Escola de Serviço Social de Pernambuco (ESS/PE), que teve o propósito de formar profissionais especializadas na intervenção dos problemas sociais prevalecentes da época, atuando, principalmente, com as crianças em situações consideradas de delinquência, mulheres com divergências com as leis, famílias de trabalhadores em situação de extrema pobreza e mulheres mães, com dificuldades na educação e provimento dos filhos. Busca-se apresentar as particularidades da formação do Serviço Social como uma profissão majoritariamente de mulheres e que teve na família da classe proletária, mais especificamente nas figuras da mulher e criança, o público-alvo para a intervenção. Desse modo, são analisados os problemas sociais reportados às famílias da capital pernambucana e as ações propostas para garantir o “ajustamento social” da instituição familiar às necessidades decorrentes do processo de urbanização e industrialização. No que concerne à metodologia, se buscou dedicar à pesquisa documental, sustentada em dados primários, como o acervo da Escola de Serviço Social de Pernambuco, as monografias das estudantes da ESS/PE e os jornais, bem como estudos secundários já produzidos sobre o tema. A pesquisa está fundamentada nas determinações teórico-metodológicas propiciadas pela literatura do Serviço Social vinculada à perspectiva marxista. O estudo aponta que a ESS/PE se tornou uma organização necessária para o estado, apresentando-se como tentativa de resposta à sociedade que necessitava de uma profissional especializada para lidar com os problemas sociais e salientasse o reajustamento das famílias, contingentes esses provenientes do êxodo rural, fluxos migratórios vindos do interior, que se viam forçados a vir para a capital em busca de melhores condições de vida. Nessa ótica, constata-se que as assistentes sociais em formação intervinham na formação moral e educacional das famílias populares, direcionando o ajustamento, principalmente, para a figura da mulher, na tentativa de reiterar a sua função social como mãe harmoniosa e educadora da prole. A discussão acerca da categoria de gênero se torna imprescindível nesse trabalho para se compreender o Serviço Social e sua constituição como um espaço feminino, tal qual o seu público usuário. O presente estudo, além de fornecer elementos da conjuntura pernambucana da década de 1940, contribui para o aprofundamento sobre a história do Serviço Social em Pernambuco e suas particularidades.CNPqThis work sought to discuss family’s centrality in professional qualification in Social Work in Pernambuco, in the 1940s. It broaches the first Social Work educational institution in the Brazilian Northeast, which had the purpose to qualify professionals specialized in intervention and solving the prevalent social issues of that period, acting, mostly, with children and teenagers in situations considered as delinquency, women at odds with the law, workers’ families in extreme poverty situations and mothering women with difficulties at educating and providing for their children. It seeks to present the particularities of the formation of Social Work as a mostly female profession and had in the family of the worker class, more specifically in the figures of women and children, the target audience for the intervention. Thus, the social problems reported in families in the capital of Pernambuco and the proposed actions to ensure the social adjustment of the family institution to the needs arising from the process of urbanization and industrialization are analyzed. Regarding the methodology, we dedicated ourselves to documentary research supported by primary data, such as the collection of the Social Work School of Pernambuco (ESS / PE) and the course completion works produced by the students of this institution, newspapers and theme related secondary studies already produced as well. The research is based on the theoretical-methodological determinations provided by the Social Work literature linked to the Marxist perspective. The study points out that the ESS / PE became a necessary organization in the state, presenting itself as an attempt to respond to society as it needed a specialized professional to deal with social problems, ensuring the readjustment of families, contingents from the rural exodus, migration flows from the interior, which were forced to come to the capital in search of better living conditions. From this point of view, it was found that training social workers intervened mainly in the moral and educational formation of proletarian families, directing the adjustment, mainly, to the female figure, in an attempt to reiterate their social function as harmonious mother and educator of the offspring. The discussion about gender category became essential in this work to understand the Social Work and its constitution as a female space, as well as its target audience. This study, besides providing elements of the Pernambuco conjuncture in the 1940s, contributes to the deepening of Social Work history in Pernambuco and its particularities.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Servico SocialUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessServiço SocialProblemas sociaisPernambucoA centralidade da família na formação em Serviço Social na década de 1940 em PernambucoA centralidade da família na formação em Serviço Social nos anos 40 em Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37889/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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