Análise experimental de pilares em aço formado a frio sob altas temperaturas com dilatação térmica livre e restringida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros da Costa, Leonardo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11657
Resumo: É crescente o uso de estruturas em aço no Brasil, concomitantemente a isso, aumenta a necessidade de disseminação do conhecimento técnico e ferramentas capazes de proporcionar o uso racional desses elementos. Chama-se, a isto, desenvolvimento. E, com isso, as construções tornam-se mais sofisticadas e cuja importância social e econômica é proporcional; assim, as exigências de estruturas e elementos mais esbeltos e seguros estão constantemente à tona, ou seja, construir com eficiência funcional, econômica e segurança são essenciais. Neste contexto, surge a verificação estrutural em situação de incêndio, que é orientada por prescrições normativas em todo o mundo. No entanto, os estudos experimentais acerca do comportamento de elementos nestas condições ainda são reduzidos, pois a infraestrutura necessária para simulações de incêndio com elementos estruturais em escala real demanda recursos, tempo e disposição. A partir deste cenário, foi desenvolvido este projeto financiado pela FINEP/MCT cujo objetivo foi montar uma infraestrutura no Laboratório de Materiais e Estruturas/UFPE capaz de viabilizar investigações de elementos, em escala real, com aplicação de carregamento mecânico e térmico simultaneamente, assim como, iniciar os trabalhos nesta linha de pesquisa. Paralelamente à aquisição de um forno elétrico, capaz de reproduzir a curva-padrão ISO834, foi adquirido equipamentos, feita a montagem e adequação laboratorial e um programa experimental- a fim de avaliar o comportamento de pilares em aço formado a frio-, em situação de incêndio e com pré-carregamento mecânico, considerando a dilatação térmica axial livre e os efeitos de sua restrição em dois níveis de carregamento.
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