Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARACHE, Ana Elyzabeth de Araujo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17648
Resumo: Esta tese se estrutura em torno do questionamento sobre o espaço reservado para a contemplação no contemporâneo através de um olhar amoroso. A impressão é a de que a contemplação como dimensão do olhar não teria mais lugar nos dias de hoje pela velocidade e diversidade imposta nas atividades cotidianas. São já corriqueiros os argumentos de que a modernidade ampliou a quantidade de tentações visuais ao mesmo tempo em que aumentou a velocidade de distribuição e de circulação das mesmas. Nesse sentido, uma posição que defenda a permanência de uma experiência visual que procura discernir a unidade naquilo que é fragmentado e múltiplo pareceria condenado, a priori, ao fracasso. No entanto, apesar dessas circunstâncias de superfície do contemporâneo, não são poucas as oportunidades em que se torna possível apreender posturas contemplativas capazes de impregnar parte da produção visual, em geral, e da fotográfica, em particular. Assim, a partir dessa reflexão surgiu a indagação: Que olhar é este que contempla? E mais: O que é contemplar? E como se dá essa contemplação no contemporâneo? Para refletir sobre essas questões, foi mantido o foco na relação que se estabelece entre o objeto e o observador, o contemplado e o contemplador, o visto e a visão. Uma visão na qual, segundo Plotino, “o objeto se converte no próprio ato de ver.”
id UFPE_889abe6cbd36748f72b81271e7ad1bbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17648
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling FARACHE, Ana Elyzabeth de Araujohttp://lattes.cnpq.br/9908551714372236http://lattes.cnpq.br/1498590343496137SIQUEIRA NINO, Maria do Carmo de2016-08-09T13:54:00Z2016-08-09T13:54:00Z2013-02-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17648Esta tese se estrutura em torno do questionamento sobre o espaço reservado para a contemplação no contemporâneo através de um olhar amoroso. A impressão é a de que a contemplação como dimensão do olhar não teria mais lugar nos dias de hoje pela velocidade e diversidade imposta nas atividades cotidianas. São já corriqueiros os argumentos de que a modernidade ampliou a quantidade de tentações visuais ao mesmo tempo em que aumentou a velocidade de distribuição e de circulação das mesmas. Nesse sentido, uma posição que defenda a permanência de uma experiência visual que procura discernir a unidade naquilo que é fragmentado e múltiplo pareceria condenado, a priori, ao fracasso. No entanto, apesar dessas circunstâncias de superfície do contemporâneo, não são poucas as oportunidades em que se torna possível apreender posturas contemplativas capazes de impregnar parte da produção visual, em geral, e da fotográfica, em particular. Assim, a partir dessa reflexão surgiu a indagação: Que olhar é este que contempla? E mais: O que é contemplar? E como se dá essa contemplação no contemporâneo? Para refletir sobre essas questões, foi mantido o foco na relação que se estabelece entre o objeto e o observador, o contemplado e o contemplador, o visto e a visão. Uma visão na qual, segundo Plotino, “o objeto se converte no próprio ato de ver.”This thesis is structured around the questioning about the space reserved to contemplation in contemporary through a loving gaze. The impression is that contemplation, as a dimension of the gaze, would be out of place nowadays as a result of the speed and diversity imposed by the daily activities. Arguments that modernity expanded the amount of visual temptations while it increased the speed of distribution and circulation of the same are now commonplace. In this sense, a position that defends the permanence of a visual experience that seeks to discern the unity in what is fragmented and multiple seems, a priori, sentenced to failure. However, despite these circumstances, there are opportunities when it becomes possible to grasp contemplative stances capable to impregnate part of the visual production, in general, and photographic production, in particular. Therefore, the following question arose from this discussion: which gaze is this that contemplates? And: what is contemplating? And how this contemplation happens in the contemporary? To reflect about these issues, the focus was kept on the relationship established between the object and the observer, and contemplated the contemplator, the seen and the vision. A vision in which, according to Plotinus, "the object becomes the very act of seeing."porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicaçãoFotografiaFotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILAna Elyzabeth de Araujo Farache_Tese de Doutorado_ Fotografia e contemplacão_2013.compressed.pdf.jpgAna Elyzabeth de Araujo Farache_Tese de Doutorado_ Fotografia e contemplacão_2013.compressed.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/5/Ana%20Elyzabeth%20de%20Araujo%20Farache_Tese%20de%20Doutorado_%20Fotografia%20e%20contemplac%c3%a3o_2013.compressed.pdf.jpg42e2975f890f57ab82e793f592303df5MD55ORIGINALAna Elyzabeth de Araujo Farache_Tese de Doutorado_ Fotografia e contemplacão_2013.compressed.pdfAna Elyzabeth de Araujo Farache_Tese de Doutorado_ Fotografia e contemplacão_2013.compressed.pdfapplication/pdf4418948https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/1/Ana%20Elyzabeth%20de%20Araujo%20Farache_Tese%20de%20Doutorado_%20Fotografia%20e%20contemplac%c3%a3o_2013.compressed.pdf8f69bc5aa90b286de52099fca5426caeMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTAna Elyzabeth de Araujo Farache_Tese de Doutorado_ Fotografia e contemplacão_2013.compressed.pdf.txtAna Elyzabeth de Araujo Farache_Tese de Doutorado_ Fotografia e contemplacão_2013.compressed.pdf.txtExtracted texttext/plain231492https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/4/Ana%20Elyzabeth%20de%20Araujo%20Farache_Tese%20de%20Doutorado_%20Fotografia%20e%20contemplac%c3%a3o_2013.compressed.pdf.txt720615a9727f416ee11ef207127fbcf1MD54123456789/176482019-10-25 11:35:46.606oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T14:35:46Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo
title Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo
spellingShingle Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo
FARACHE, Ana Elyzabeth de Araujo
Comunicação
Fotografia
title_short Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo
title_full Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo
title_fullStr Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo
title_full_unstemmed Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo
title_sort Fotografia e Contemplação Amorosidade do olhar no contemporâneo
author FARACHE, Ana Elyzabeth de Araujo
author_facet FARACHE, Ana Elyzabeth de Araujo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9908551714372236
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1498590343496137
dc.contributor.author.fl_str_mv FARACHE, Ana Elyzabeth de Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SIQUEIRA NINO, Maria do Carmo de
contributor_str_mv SIQUEIRA NINO, Maria do Carmo de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Fotografia
topic Comunicação
Fotografia
description Esta tese se estrutura em torno do questionamento sobre o espaço reservado para a contemplação no contemporâneo através de um olhar amoroso. A impressão é a de que a contemplação como dimensão do olhar não teria mais lugar nos dias de hoje pela velocidade e diversidade imposta nas atividades cotidianas. São já corriqueiros os argumentos de que a modernidade ampliou a quantidade de tentações visuais ao mesmo tempo em que aumentou a velocidade de distribuição e de circulação das mesmas. Nesse sentido, uma posição que defenda a permanência de uma experiência visual que procura discernir a unidade naquilo que é fragmentado e múltiplo pareceria condenado, a priori, ao fracasso. No entanto, apesar dessas circunstâncias de superfície do contemporâneo, não são poucas as oportunidades em que se torna possível apreender posturas contemplativas capazes de impregnar parte da produção visual, em geral, e da fotográfica, em particular. Assim, a partir dessa reflexão surgiu a indagação: Que olhar é este que contempla? E mais: O que é contemplar? E como se dá essa contemplação no contemporâneo? Para refletir sobre essas questões, foi mantido o foco na relação que se estabelece entre o objeto e o observador, o contemplado e o contemplador, o visto e a visão. Uma visão na qual, segundo Plotino, “o objeto se converte no próprio ato de ver.”
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-09T13:54:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-09T13:54:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17648
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/5/Ana%20Elyzabeth%20de%20Araujo%20Farache_Tese%20de%20Doutorado_%20Fotografia%20e%20contemplac%c3%a3o_2013.compressed.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/1/Ana%20Elyzabeth%20de%20Araujo%20Farache_Tese%20de%20Doutorado_%20Fotografia%20e%20contemplac%c3%a3o_2013.compressed.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17648/4/Ana%20Elyzabeth%20de%20Araujo%20Farache_Tese%20de%20Doutorado_%20Fotografia%20e%20contemplac%c3%a3o_2013.compressed.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42e2975f890f57ab82e793f592303df5
8f69bc5aa90b286de52099fca5426cae
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
720615a9727f416ee11ef207127fbcf1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310653477650432