Entre sistema e tratado: enfrentando o desafio da episteme de Pontes de Miranda
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31025 |
Resumo: | A obra de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda gerou repercussões várias sobre a dogmática e a ciência jurídica brasileira, levando o jurista alagoano a galgar o patamar de “maior jurista brasileiro do século XX”, ou, por vezes, “maior jurista brasileiro”. O volume da obra ponteana levou diversos autores a apontarem divergências no pensamento epistemológico-geral, relativo a uma teoria da ciência/do direito/da sociedade e um pensamento técnico-dogmático voltado à problemática dos casos concretos que demandavam solução jurídica, num país ainda em construção. Em certo sentido, a influência do homem se confunde com a história do país, a ponto de sua palavra definir os rumos da redação de processos constituintes ou interpretações de textos legislativos. Entre os autores que se debruçaram sobre a obra de Pontes de Miranda, nos moldes descritos alhures, propõe-se destacar as notas específicas de Lourival Vilanova e Nelson Saldanha, que compartilharam, com o alagoano, ao longo do século XX, o mesmo ambiente arredio da AlmaMater, que é a Faculdade de Direito do Recife. Por meio da análise dos conceitos empregados ao longo das diversas obras ponteanas, busca-se a título de questão-problema, verificar se houve uma ruptura no pensamento geral-teórico, comparado ao pensamento técnico-dogmático, com o abandono de ideias chave e a falta de coerência e coesão entre as percepções filosóficas expostas no início dos anos vinte, no entorno da obra magna “Sistema de Ciência Positiva do Direito” – à qual os analistas opõem o “Tratado de Direito Privado”, como maior exemplo de excelência ponteana na análise da dogmática jurídica estrita. A pesquisa aponta para a existência, em Pontes, de uma mentalidade plástica, modelizadora, que foi obscurecida por uma percepção equivocada do “espírito de uma época” na história das ideias, e isso ocorre pelo manejo diacrônico do ferramental da história dos conceitos, pelos estratos do tempo. Essa mentalidade é acompanhada pelo uso constante do acervo conceitual criado e importado pelo jurista alagoano que se esforçou, ao longo da vida, para manter unidade e coerência em seu pensamento sociológico-jurídico-filosófico, que entendia ser, necessariamente interdisciplinar. O estudo do caso proposto mostra como a revisão da história, volvendo à própria fonte primária, também serve para retificação da teoria – o que aqui aparece como hipótese secundária de trabalho, para apontar o uso da teoria da sociedade ponteana sobre a dogmática jurídica, o mister do cientista sobre o jurista, no aforisma que prepõe as relações do mundo dos fatos (ser) sobre o mundo do direito (dever-ser). |
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FERNANDES, André Lucashttp://lattes.cnpq.br/3644227518763589http://lattes.cnpq.br/3738419253523414CASTRO JÚNIOR, Torquato da Silva2019-06-11T20:08:27Z2019-06-11T20:08:27Z2018-03-08https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31025ark:/64986/001300000sbztA obra de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda gerou repercussões várias sobre a dogmática e a ciência jurídica brasileira, levando o jurista alagoano a galgar o patamar de “maior jurista brasileiro do século XX”, ou, por vezes, “maior jurista brasileiro”. O volume da obra ponteana levou diversos autores a apontarem divergências no pensamento epistemológico-geral, relativo a uma teoria da ciência/do direito/da sociedade e um pensamento técnico-dogmático voltado à problemática dos casos concretos que demandavam solução jurídica, num país ainda em construção. Em certo sentido, a influência do homem se confunde com a história do país, a ponto de sua palavra definir os rumos da redação de processos constituintes ou interpretações de textos legislativos. Entre os autores que se debruçaram sobre a obra de Pontes de Miranda, nos moldes descritos alhures, propõe-se destacar as notas específicas de Lourival Vilanova e Nelson Saldanha, que compartilharam, com o alagoano, ao longo do século XX, o mesmo ambiente arredio da AlmaMater, que é a Faculdade de Direito do Recife. Por meio da análise dos conceitos empregados ao longo das diversas obras ponteanas, busca-se a título de questão-problema, verificar se houve uma ruptura no pensamento geral-teórico, comparado ao pensamento técnico-dogmático, com o abandono de ideias chave e a falta de coerência e coesão entre as percepções filosóficas expostas no início dos anos vinte, no entorno da obra magna “Sistema de Ciência Positiva do Direito” – à qual os analistas opõem o “Tratado de Direito Privado”, como maior exemplo de excelência ponteana na análise da dogmática jurídica estrita. A pesquisa aponta para a existência, em Pontes, de uma mentalidade plástica, modelizadora, que foi obscurecida por uma percepção equivocada do “espírito de uma época” na história das ideias, e isso ocorre pelo manejo diacrônico do ferramental da história dos conceitos, pelos estratos do tempo. Essa mentalidade é acompanhada pelo uso constante do acervo conceitual criado e importado pelo jurista alagoano que se esforçou, ao longo da vida, para manter unidade e coerência em seu pensamento sociológico-jurídico-filosófico, que entendia ser, necessariamente interdisciplinar. O estudo do caso proposto mostra como a revisão da história, volvendo à própria fonte primária, também serve para retificação da teoria – o que aqui aparece como hipótese secundária de trabalho, para apontar o uso da teoria da sociedade ponteana sobre a dogmática jurídica, o mister do cientista sobre o jurista, no aforisma que prepõe as relações do mundo dos fatos (ser) sobre o mundo do direito (dever-ser).The work of Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda generated several repercussions on dogmatic and Brazilian juridical science, leading the lawyer from Alagoas to rise to the rank of "greatest Brazilian jurist of the 20th century", or sometimes "the greatest Brazilian jurist off all times". The size of the author's work led several scholars to point out divergences in epistemological-general thinking, concerning a theory of science / law / society and a technical-dogmatic thought focused on the problem of concrete cases that required legal solution in a country still under construction. In a sense, the influence of man is confused with the history of the country, to the point where his word defines the directions of the writing of constituent processes or interpretations of legislative texts. Among the authors who have studied the work of Pontes de Miranda, it is proposed to highlight the specific notes of Lourival Vilanova and Nelson Saldanha, who shared with Pontes de Miranda throughout the 20th century the same arid environment of Alma Mater, which is the Faculty of Law of Recife. Through the analysis of the concepts used throughout his various works, it is sought as a problem-question, to verify if there was a rupture in general-theoretical thinking, compared to technical-dogmatic thinking, with the abandonment of key ideas and lack of coherence and cohesion between the philosophical insights set out in the early 1920s, surrounding the "Sistema de CiênciaPositiva" - which analysts oppose the "Tratado de Direito Privado" as a major example of analysis of strict legal dogmatics. The research points to the existence in Pontes of a plastic, modeling mentality that has been obscured by a misperception of the "spirit of an age" in the history of ideas, and this is due to the diachronic handling of the tool of the history of concepts, by the strata of time. This mentality is accompanied by the constant use of the conceptual collection created and imported by the Alagoan jurist who struggled throughout his life to maintain unity and coherence in his sociological-juridical-philosophical thinking, which he understood to be necessarily interdisciplinary. The study of the proposed case shows how the revision of history, returning to the primary source itself, also serves to rectify the theory - what here appears as a secondary hypothesis of work, to point out the use of his theory of society over legal dogmatics, the scientist's expert over the jurist bias, on the aphorism that preposes the relations of the world of facts on the world of law.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DireitoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Pontes de, 1892-1979Vilanova, Lourival, 1915-2001Saldanha, Nelson, 1933-Direito - HistóriaDireito - FilosofiaEntre sistema e tratado: enfrentando o desafio da episteme de Pontes de Mirandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO André Lucas Fernandes.pdf.jpgDISSERTAÇÃO André Lucas Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31025/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Lucas%20Fernandes.pdf.jpg32ab90646bc4aa40c8b0eb6df0def1b7MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO André Lucas Fernandes.pdfDISSERTAÇÃO André Lucas Fernandes.pdfapplication/pdf4311615https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/31025/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Andr%c3%a9%20Lucas%20Fernandes.pdf1d8b949ea0cc321c628f36f31933b298MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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