Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Jeims Duarte dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000126zd
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29715
Resumo: Esta tese objetiva defender a validade artística da representação figurativa em pintura, na contemporaneidade. Propõe que segmentos desta pintura aliam dimensões da tradição representativa a uma resistência crítica (mas também dialógica) frente à "arte contemporânea" e à "sociedade digital", no que estas possam partilhar uma orientação antirrepresentativa irrestrita, de dogmática desvalorização da pintura e da manufatura. Propõe tal resistência como uma atualização de duas posturas históricas de crítica artística frente ao ambiente imediato: primeiro, o realismo como proposto por Gustave Courbet (1819-77), em seu escrutínio pictórico da realidade social; segundo, o desvio (détournement) situacionista, em seu análogo desafio ao establishment social e artístico. Atualizando e sintetizando estas duas noções, numa acepção ficcional do realismo e numa acepção parcial e menos revolucionária do desvio, a tese propõe considerar esta nova pintura como simultaneamente realista e desviante; ou num "realismo enquanto desvio", aqui concebido como "alter-realismo". A tese exemplifica este alter-realismo na obra do artista grego Miltos Manetas (1964- ), numa abordagem micro-histórica e serial, a conceber as "séries" do artista como acontecimentos qualitativamente relevantes, perpassando sua produção em pintura, em linguagens digitais e em obras aqui descritas como "mestiças", a desafiar a historiografia. A tese propõe que o desvio próprio a esta pintura alter-realista em Manetas, por dialogar (meta)pictoricamente com o digital, constitui na verdade uma matriz desviante: desvia de certa orientação digital da "arte contemporânea", desvia do détournement situacionista e desvia do realismo social histórico, mas sempre de forma parcial e dialética. A presente análise procurou mostrar que este desvio alter-realista produz, na esteira do situacionista Asger Jorn (1914-73) mas ao mesmo tempo de forma específica, uma "pintura desviada", tanto em termos de temática quanto em termos, principalmente, de processo construtivo. A tese conclui que, entre o digital e o analógico, mas a favor da pintura, as Internet Paintings de Manetas (numa “interminável série de duas pinturas”) conformam o núcleo deste desvio alter-realista. Desviam das dogmáticas diretivas que, na "arte contemporânea", hierarquizam realidades que podem ser vistas com isonomia e, com isto, subestimam as potencialidades técnicas e poéticas da pintura do presente.
id UFPE_897e72257a0d3302b2f585b2104b6c2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29715
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SANTOS, Jeims Duarte doshttp://lattes.cnpq.br/0558050504824482http://lattes.cnpq.br/2205907145171008PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque2019-03-14T22:34:22Z2019-03-14T22:34:22Z2018-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29715ark:/64986/00130000126zdEsta tese objetiva defender a validade artística da representação figurativa em pintura, na contemporaneidade. Propõe que segmentos desta pintura aliam dimensões da tradição representativa a uma resistência crítica (mas também dialógica) frente à "arte contemporânea" e à "sociedade digital", no que estas possam partilhar uma orientação antirrepresentativa irrestrita, de dogmática desvalorização da pintura e da manufatura. Propõe tal resistência como uma atualização de duas posturas históricas de crítica artística frente ao ambiente imediato: primeiro, o realismo como proposto por Gustave Courbet (1819-77), em seu escrutínio pictórico da realidade social; segundo, o desvio (détournement) situacionista, em seu análogo desafio ao establishment social e artístico. Atualizando e sintetizando estas duas noções, numa acepção ficcional do realismo e numa acepção parcial e menos revolucionária do desvio, a tese propõe considerar esta nova pintura como simultaneamente realista e desviante; ou num "realismo enquanto desvio", aqui concebido como "alter-realismo". A tese exemplifica este alter-realismo na obra do artista grego Miltos Manetas (1964- ), numa abordagem micro-histórica e serial, a conceber as "séries" do artista como acontecimentos qualitativamente relevantes, perpassando sua produção em pintura, em linguagens digitais e em obras aqui descritas como "mestiças", a desafiar a historiografia. A tese propõe que o desvio próprio a esta pintura alter-realista em Manetas, por dialogar (meta)pictoricamente com o digital, constitui na verdade uma matriz desviante: desvia de certa orientação digital da "arte contemporânea", desvia do détournement situacionista e desvia do realismo social histórico, mas sempre de forma parcial e dialética. A presente análise procurou mostrar que este desvio alter-realista produz, na esteira do situacionista Asger Jorn (1914-73) mas ao mesmo tempo de forma específica, uma "pintura desviada", tanto em termos de temática quanto em termos, principalmente, de processo construtivo. A tese conclui que, entre o digital e o analógico, mas a favor da pintura, as Internet Paintings de Manetas (numa “interminável série de duas pinturas”) conformam o núcleo deste desvio alter-realista. Desviam das dogmáticas diretivas que, na "arte contemporânea", hierarquizam realidades que podem ser vistas com isonomia e, com isto, subestimam as potencialidades técnicas e poéticas da pintura do presente.This thesis aims to defend the artistic validity of contemporary figurative painting. For the thesis, factions of that painting ally dimensions of the representative tradition with a critical (and dialogical) resistance to "contemporary art" and to our "digital society", whenever both may oppose painting and manufacture in a radical, dogmatic way. For the thesis, that resistance updates two historic ways of artistic critical approach to the immediate environment: first, the realist poetics as proposed by Gustave Courbet (1819-77), in its pictorial scrutiny of social reality; second, the situationist détournement (detour), in its analogue defiance to the social and artistic establishment. Updating and synthesizing those two notions, seeing realism as more fictional and détournement as more partial and less revolutionary, the thesis proposes this new painting as operating simultaneously in a deviating and in a realist way, or in a "realism as deviation", here described as "alter-realism". For the thesis, this alter-realism is emblematically presented in the work by the greek artist Miltos Manetas (1964- ). This work is here studied through the micro-history and serial approaches, conceiving the artist's "series" as relevant qualitative happenings, permeating his paintings, his multimedia production and works here described as "creole", defying historiography. For the thesis, the detour seen in that alter-realist painting by Manetas, due to its (meta)pictorial dialogue with the digital, comprises in fact a deviant matrix: deviates from the digital directive of "contemporary art", deviates from the situationist détournement and deviates from social realism, but always in a partial and dialectical way. The present analysis went to show this alter-realist detour follows, transformed, situationist Asger Jorn's "detourned paintings", both in terms of thematic subject and, namely, constructive processes. For the thesis conclusion, Manetas' "Internet Paintings" (an endless series of two paintings) conform the core of this alter-realist detour. They deviate from the "contemporary art" dogmatic directives which underestimate the potentialities, poetical and technical, of the painting of the present time.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPintura realistaDesvio (como détournement)Arte contemporâneaSociedade digitalPintura desviadaAlter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Jeims Duarte dos Santos.pdf.jpgTESE Jeims Duarte dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/5/TESE%20Jeims%20Duarte%20dos%20Santos.pdf.jpg087cc786e488fef14c910bc3b8f3c9bdMD55ORIGINALTESE Jeims Duarte dos Santos.pdfTESE Jeims Duarte dos Santos.pdfapplication/pdf3511546https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/1/TESE%20Jeims%20Duarte%20dos%20Santos.pdf3cc95b61c11341ff1d4e5c6078ff5b9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTESE Jeims Duarte dos Santos.pdf.txtTESE Jeims Duarte dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain537411https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/4/TESE%20Jeims%20Duarte%20dos%20Santos.pdf.txt52192060a17ffcb4797e003029dd35d0MD54123456789/297152019-10-25 08:22:52.983oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:22:52Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas
title Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas
spellingShingle Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas
SANTOS, Jeims Duarte dos
Pintura realista
Desvio (como détournement)
Arte contemporânea
Sociedade digital
Pintura desviada
title_short Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas
title_full Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas
title_fullStr Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas
title_full_unstemmed Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas
title_sort Alter-realismo: a pintura realista enquanto desvio (détournement) nas artes visuais contemporâneas
author SANTOS, Jeims Duarte dos
author_facet SANTOS, Jeims Duarte dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0558050504824482
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2205907145171008
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Jeims Duarte dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque
contributor_str_mv PORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura realista
Desvio (como détournement)
Arte contemporânea
Sociedade digital
Pintura desviada
topic Pintura realista
Desvio (como détournement)
Arte contemporânea
Sociedade digital
Pintura desviada
description Esta tese objetiva defender a validade artística da representação figurativa em pintura, na contemporaneidade. Propõe que segmentos desta pintura aliam dimensões da tradição representativa a uma resistência crítica (mas também dialógica) frente à "arte contemporânea" e à "sociedade digital", no que estas possam partilhar uma orientação antirrepresentativa irrestrita, de dogmática desvalorização da pintura e da manufatura. Propõe tal resistência como uma atualização de duas posturas históricas de crítica artística frente ao ambiente imediato: primeiro, o realismo como proposto por Gustave Courbet (1819-77), em seu escrutínio pictórico da realidade social; segundo, o desvio (détournement) situacionista, em seu análogo desafio ao establishment social e artístico. Atualizando e sintetizando estas duas noções, numa acepção ficcional do realismo e numa acepção parcial e menos revolucionária do desvio, a tese propõe considerar esta nova pintura como simultaneamente realista e desviante; ou num "realismo enquanto desvio", aqui concebido como "alter-realismo". A tese exemplifica este alter-realismo na obra do artista grego Miltos Manetas (1964- ), numa abordagem micro-histórica e serial, a conceber as "séries" do artista como acontecimentos qualitativamente relevantes, perpassando sua produção em pintura, em linguagens digitais e em obras aqui descritas como "mestiças", a desafiar a historiografia. A tese propõe que o desvio próprio a esta pintura alter-realista em Manetas, por dialogar (meta)pictoricamente com o digital, constitui na verdade uma matriz desviante: desvia de certa orientação digital da "arte contemporânea", desvia do détournement situacionista e desvia do realismo social histórico, mas sempre de forma parcial e dialética. A presente análise procurou mostrar que este desvio alter-realista produz, na esteira do situacionista Asger Jorn (1914-73) mas ao mesmo tempo de forma específica, uma "pintura desviada", tanto em termos de temática quanto em termos, principalmente, de processo construtivo. A tese conclui que, entre o digital e o analógico, mas a favor da pintura, as Internet Paintings de Manetas (numa “interminável série de duas pinturas”) conformam o núcleo deste desvio alter-realista. Desviam das dogmáticas diretivas que, na "arte contemporânea", hierarquizam realidades que podem ser vistas com isonomia e, com isto, subestimam as potencialidades técnicas e poéticas da pintura do presente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-14T22:34:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-14T22:34:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29715
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/00130000126zd
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29715
identifier_str_mv ark:/64986/00130000126zd
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/5/TESE%20Jeims%20Duarte%20dos%20Santos.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/1/TESE%20Jeims%20Duarte%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29715/4/TESE%20Jeims%20Duarte%20dos%20Santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 087cc786e488fef14c910bc3b8f3c9bd
3cc95b61c11341ff1d4e5c6078ff5b9d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
52192060a17ffcb4797e003029dd35d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172979176243200