Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia sobre as artes e os artistas pernambucanos. Busca-se investigar, a partir das trajetórias e das sociabilidades de alguns artistas, como se constituía o campo artístico em Pernambuco, através de diversos modos, entre os anos de 1948 e 1959. Pretende-se analisar estratégias e práticas articuladas entre eles na defesa da arte moderna produzida a partir de suas redes de sociabilidades. O objeto de tal investigação são os processos de legitimação do campo – aspectos que envolvem não só a produção dos artistas inseridos nas dinâmicas artísticas, assim como os meios utilizados para dialogar com o público –, e também o embate dentre seus interlocutores na busca de uma demarcação do que então se designava “arte moderna”. Busca-se compreender como se deram os debates em torno das artes plásticas, inicialmente a partir da Exposição de Retrospectiva de Cícero Dias, ocorrida em 1948, como acontecimento que faz emergir questões referentes ao entendimento sobre o valor da arte e do artista, no debate que traz à tona a distinção entre a abstração e a figuração na cidade do Recife. Num segundo momento, aborda-se o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife enquanto espaço de experiência nos termos de Walter Benjamin e como a figura do crítico, a partir dos anos de 1950, passa a ocupar lugar de destaque dentre as instâncias de legitimação do campo, principalmente a partir da coluna Arte-Ladjane do jornal “Diário da Noite”.
id UFPE_8a8dbc9cb614f1ffd9cebc6265e7aac9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34556
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SILVA, Josefa Juany Leda Nunes dahttp://lattes.cnpq.br/4204361390195632http://lattes.cnpq.br/9299027485408607http://lattes.cnpq.br/2744813911541361TEIXEIRA, Flávio WeinsteinLIMA, Joana D'Arc de Sousa2019-10-14T16:56:56Z2019-10-14T16:56:56Z2017-08-25https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia sobre as artes e os artistas pernambucanos. Busca-se investigar, a partir das trajetórias e das sociabilidades de alguns artistas, como se constituía o campo artístico em Pernambuco, através de diversos modos, entre os anos de 1948 e 1959. Pretende-se analisar estratégias e práticas articuladas entre eles na defesa da arte moderna produzida a partir de suas redes de sociabilidades. O objeto de tal investigação são os processos de legitimação do campo – aspectos que envolvem não só a produção dos artistas inseridos nas dinâmicas artísticas, assim como os meios utilizados para dialogar com o público –, e também o embate dentre seus interlocutores na busca de uma demarcação do que então se designava “arte moderna”. Busca-se compreender como se deram os debates em torno das artes plásticas, inicialmente a partir da Exposição de Retrospectiva de Cícero Dias, ocorrida em 1948, como acontecimento que faz emergir questões referentes ao entendimento sobre o valor da arte e do artista, no debate que traz à tona a distinção entre a abstração e a figuração na cidade do Recife. Num segundo momento, aborda-se o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife enquanto espaço de experiência nos termos de Walter Benjamin e como a figura do crítico, a partir dos anos de 1950, passa a ocupar lugar de destaque dentre as instâncias de legitimação do campo, principalmente a partir da coluna Arte-Ladjane do jornal “Diário da Noite”.CAPESCe travail a comme but contribuer pour la construction de la historiographie sur les arts et les artistes du Pernambouc. On essaye d’examiner, à partir des trajectoires et des sociabilités de quelques artistes, comment se constituait le champ artistique à Pernambuco, à travers des divers moyens, entre les années 1948 et 1959. On aspire à analyser des stratégies et des pratiques articulées entre eux dans le défense de l’art moderne produite à partir de leurs réseaux de sociabilités. L’objet de tel investigation sont les processus de légitimation du champ - aspects liés à la production des artistes intégrés dans les dynamiques artistiques, ainsi qu’aux moyens utilisés pour dialoguer avec le public -, et aussi l’affrontement parmi leurs interlocuteurs à la recherche d’une démarcation de ce qu’à cette époque-là se désignait “art moderne”. On essaye de comprendre comment se sont développé les débats autour des arts plastiques, d’abord à partir de l’Exposition de Rétrospective de Cícero Dias, qui a lieu en 1948, comme événement qui fait émerger des questions référents à la compréhension sur la valeur de l’art et de l’artiste, dans le débat qui met en lumière la distinction entre l’abstraction et la figuration à Recife. Dans un deuxième moment, on traite de l’Atelier Collectif de la Société de l’Art Moderne du Recife en tant qu’espace d'expérimentation aux termes de Walter Benjamim et comme la figure du critique, à partir des années 1950, passe à occuper une place d’importance parmi les instances de légitimation du champ, surtout à partir de l’article Arte-Ladjane du journal “Diário da Noite”.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaArte modernaArte abstrataArte figurativa brasileiraCrítica de arteAteliês de artistasBandeira, Ladjane, 1927-1999Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)"Entre enquadramentos e rupturas" : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf.jpgeeaab228c7a4523dd8d10c5932ee284fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdfapplication/pdf4364881https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf80dbd09818cf77857d6d059402f0931eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain559874https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf.txt86dd180d408e30866d238d3047061e78MD54123456789/345562019-10-25 10:53:34.192oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:53:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv "Entre enquadramentos e rupturas" : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
title Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
spellingShingle Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da
História
Arte moderna
Arte abstrata
Arte figurativa brasileira
Crítica de arte
Ateliês de artistas
Bandeira, Ladjane, 1927-1999
title_short Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
title_full Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
title_fullStr Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
title_full_unstemmed Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
title_sort Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
author SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da
author_facet SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4204361390195632
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9299027485408607
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2744813911541361
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TEIXEIRA, Flávio Weinstein
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv LIMA, Joana D'Arc de Sousa
contributor_str_mv TEIXEIRA, Flávio Weinstein
LIMA, Joana D'Arc de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv História
Arte moderna
Arte abstrata
Arte figurativa brasileira
Crítica de arte
Ateliês de artistas
Bandeira, Ladjane, 1927-1999
topic História
Arte moderna
Arte abstrata
Arte figurativa brasileira
Crítica de arte
Ateliês de artistas
Bandeira, Ladjane, 1927-1999
description Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia sobre as artes e os artistas pernambucanos. Busca-se investigar, a partir das trajetórias e das sociabilidades de alguns artistas, como se constituía o campo artístico em Pernambuco, através de diversos modos, entre os anos de 1948 e 1959. Pretende-se analisar estratégias e práticas articuladas entre eles na defesa da arte moderna produzida a partir de suas redes de sociabilidades. O objeto de tal investigação são os processos de legitimação do campo – aspectos que envolvem não só a produção dos artistas inseridos nas dinâmicas artísticas, assim como os meios utilizados para dialogar com o público –, e também o embate dentre seus interlocutores na busca de uma demarcação do que então se designava “arte moderna”. Busca-se compreender como se deram os debates em torno das artes plásticas, inicialmente a partir da Exposição de Retrospectiva de Cícero Dias, ocorrida em 1948, como acontecimento que faz emergir questões referentes ao entendimento sobre o valor da arte e do artista, no debate que traz à tona a distinção entre a abstração e a figuração na cidade do Recife. Num segundo momento, aborda-se o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife enquanto espaço de experiência nos termos de Walter Benjamin e como a figura do crítico, a partir dos anos de 1950, passa a ocupar lugar de destaque dentre as instâncias de legitimação do campo, principalmente a partir da coluna Arte-Ladjane do jornal “Diário da Noite”.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-14T16:56:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-14T16:56:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Historia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eeaab228c7a4523dd8d10c5932ee284f
80dbd09818cf77857d6d059402f0931e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
86dd180d408e30866d238d3047061e78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310838325870592