Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia sobre as artes e os artistas pernambucanos. Busca-se investigar, a partir das trajetórias e das sociabilidades de alguns artistas, como se constituía o campo artístico em Pernambuco, através de diversos modos, entre os anos de 1948 e 1959. Pretende-se analisar estratégias e práticas articuladas entre eles na defesa da arte moderna produzida a partir de suas redes de sociabilidades. O objeto de tal investigação são os processos de legitimação do campo – aspectos que envolvem não só a produção dos artistas inseridos nas dinâmicas artísticas, assim como os meios utilizados para dialogar com o público –, e também o embate dentre seus interlocutores na busca de uma demarcação do que então se designava “arte moderna”. Busca-se compreender como se deram os debates em torno das artes plásticas, inicialmente a partir da Exposição de Retrospectiva de Cícero Dias, ocorrida em 1948, como acontecimento que faz emergir questões referentes ao entendimento sobre o valor da arte e do artista, no debate que traz à tona a distinção entre a abstração e a figuração na cidade do Recife. Num segundo momento, aborda-se o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife enquanto espaço de experiência nos termos de Walter Benjamin e como a figura do crítico, a partir dos anos de 1950, passa a ocupar lugar de destaque dentre as instâncias de legitimação do campo, principalmente a partir da coluna Arte-Ladjane do jornal “Diário da Noite”. |
id |
UFPE_8a8dbc9cb614f1ffd9cebc6265e7aac9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34556 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Josefa Juany Leda Nunes dahttp://lattes.cnpq.br/4204361390195632http://lattes.cnpq.br/9299027485408607http://lattes.cnpq.br/2744813911541361TEIXEIRA, Flávio WeinsteinLIMA, Joana D'Arc de Sousa2019-10-14T16:56:56Z2019-10-14T16:56:56Z2017-08-25https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia sobre as artes e os artistas pernambucanos. Busca-se investigar, a partir das trajetórias e das sociabilidades de alguns artistas, como se constituía o campo artístico em Pernambuco, através de diversos modos, entre os anos de 1948 e 1959. Pretende-se analisar estratégias e práticas articuladas entre eles na defesa da arte moderna produzida a partir de suas redes de sociabilidades. O objeto de tal investigação são os processos de legitimação do campo – aspectos que envolvem não só a produção dos artistas inseridos nas dinâmicas artísticas, assim como os meios utilizados para dialogar com o público –, e também o embate dentre seus interlocutores na busca de uma demarcação do que então se designava “arte moderna”. Busca-se compreender como se deram os debates em torno das artes plásticas, inicialmente a partir da Exposição de Retrospectiva de Cícero Dias, ocorrida em 1948, como acontecimento que faz emergir questões referentes ao entendimento sobre o valor da arte e do artista, no debate que traz à tona a distinção entre a abstração e a figuração na cidade do Recife. Num segundo momento, aborda-se o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife enquanto espaço de experiência nos termos de Walter Benjamin e como a figura do crítico, a partir dos anos de 1950, passa a ocupar lugar de destaque dentre as instâncias de legitimação do campo, principalmente a partir da coluna Arte-Ladjane do jornal “Diário da Noite”.CAPESCe travail a comme but contribuer pour la construction de la historiographie sur les arts et les artistes du Pernambouc. On essaye d’examiner, à partir des trajectoires et des sociabilités de quelques artistes, comment se constituait le champ artistique à Pernambuco, à travers des divers moyens, entre les années 1948 et 1959. On aspire à analyser des stratégies et des pratiques articulées entre eux dans le défense de l’art moderne produite à partir de leurs réseaux de sociabilités. L’objet de tel investigation sont les processus de légitimation du champ - aspects liés à la production des artistes intégrés dans les dynamiques artistiques, ainsi qu’aux moyens utilisés pour dialoguer avec le public -, et aussi l’affrontement parmi leurs interlocuteurs à la recherche d’une démarcation de ce qu’à cette époque-là se désignait “art moderne”. On essaye de comprendre comment se sont développé les débats autour des arts plastiques, d’abord à partir de l’Exposition de Rétrospective de Cícero Dias, qui a lieu en 1948, comme événement qui fait émerger des questions référents à la compréhension sur la valeur de l’art et de l’artiste, dans le débat qui met en lumière la distinction entre l’abstraction et la figuration à Recife. Dans un deuxième moment, on traite de l’Atelier Collectif de la Société de l’Art Moderne du Recife en tant qu’espace d'expérimentation aux termes de Walter Benjamim et comme la figure du critique, à partir des années 1950, passe à occuper une place d’importance parmi les instances de légitimation du champ, surtout à partir de l’article Arte-Ladjane du journal “Diário da Noite”.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaArte modernaArte abstrataArte figurativa brasileiraCrítica de arteAteliês de artistasBandeira, Ladjane, 1927-1999Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)"Entre enquadramentos e rupturas" : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf.jpgeeaab228c7a4523dd8d10c5932ee284fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdfapplication/pdf4364881https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf80dbd09818cf77857d6d059402f0931eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf.txtDISSERTAÇÃO Josefa Juany Leda Nunes da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain559874https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf.txt86dd180d408e30866d238d3047061e78MD54123456789/345562019-10-25 10:53:34.192oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T13:53:34Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
"Entre enquadramentos e rupturas" : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
title |
Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
spellingShingle |
Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da História Arte moderna Arte abstrata Arte figurativa brasileira Crítica de arte Ateliês de artistas Bandeira, Ladjane, 1927-1999 |
title_short |
Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
title_full |
Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
title_fullStr |
Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
title_full_unstemmed |
Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
title_sort |
Entre enquadramentos e rupturas : um olhar sobre o campo artístico em Pernambuco (1948-1959) |
author |
SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da |
author_facet |
SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4204361390195632 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9299027485408607 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2744813911541361 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Josefa Juany Leda Nunes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Flávio Weinstein |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
LIMA, Joana D'Arc de Sousa |
contributor_str_mv |
TEIXEIRA, Flávio Weinstein LIMA, Joana D'Arc de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Arte moderna Arte abstrata Arte figurativa brasileira Crítica de arte Ateliês de artistas Bandeira, Ladjane, 1927-1999 |
topic |
História Arte moderna Arte abstrata Arte figurativa brasileira Crítica de arte Ateliês de artistas Bandeira, Ladjane, 1927-1999 |
description |
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a construção da historiografia sobre as artes e os artistas pernambucanos. Busca-se investigar, a partir das trajetórias e das sociabilidades de alguns artistas, como se constituía o campo artístico em Pernambuco, através de diversos modos, entre os anos de 1948 e 1959. Pretende-se analisar estratégias e práticas articuladas entre eles na defesa da arte moderna produzida a partir de suas redes de sociabilidades. O objeto de tal investigação são os processos de legitimação do campo – aspectos que envolvem não só a produção dos artistas inseridos nas dinâmicas artísticas, assim como os meios utilizados para dialogar com o público –, e também o embate dentre seus interlocutores na busca de uma demarcação do que então se designava “arte moderna”. Busca-se compreender como se deram os debates em torno das artes plásticas, inicialmente a partir da Exposição de Retrospectiva de Cícero Dias, ocorrida em 1948, como acontecimento que faz emergir questões referentes ao entendimento sobre o valor da arte e do artista, no debate que traz à tona a distinção entre a abstração e a figuração na cidade do Recife. Num segundo momento, aborda-se o Atelier Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife enquanto espaço de experiência nos termos de Walter Benjamin e como a figura do crítico, a partir dos anos de 1950, passa a ocupar lugar de destaque dentre as instâncias de legitimação do campo, principalmente a partir da coluna Arte-Ladjane do jornal “Diário da Noite”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-14T16:56:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-14T16:56:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Historia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34556/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Josefa%20Juany%20Leda%20Nunes%20da%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eeaab228c7a4523dd8d10c5932ee284f 80dbd09818cf77857d6d059402f0931e e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 86dd180d408e30866d238d3047061e78 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310838325870592 |