“Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49422
Resumo: Em um cenário de competição entre cidades pela atração de investimentos e visitantes, os gestores públicos passam a desenvolver mecanismos para posicionar os seus territórios nas vitrines de mercados nacionais e internacionais e assim, promovê-los para seus diversos públicos-alvo. Na perspectiva das singularidades territoriais, existe o audiovisual como uma forte ferramenta promocional da imagem dos territórios, seja através de filmes, séries, novelas, reality shows, entre outros. É notória a compressão da importância do audiovisual como uma indústria capaz de gerar empregos e potencializar a economia e as atividades culturais das cidades. Compreendendo essa importância, a cidade de São Paulo passou a investir fortemente na captação de produções audiovisuais, especialmente a partir da criação da São Paulo Film Commission. A promoção da imagem das cidades torna-se ainda mais potente através das sinergias entre os atores institucionais, principalmente envolvendo a Organização de Gestão de Destinos (OGD), responsável pela promoção dos destinos e interesse na atração de turistas e do desenvolvimento do turismo cinematográfico. Sendo assim, através de um tripé investigativo envolvendo film commission, OGD e poder público municipal, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as produções têm sido utilizadas pelos agentes públicos da cidade de São Paulo enquanto estratégia city marketing para promover e difundir a imagem da cidade. Dessa forma, abordando um paradigma interpretativista, a pesquisa caracteriza-se por ser descritiva e desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo através de uma abordagem qualitativa por meio da análise de Bardin (2016) do tipo categorial. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira, parte da lacuna teórica exposta por Hudson (2010) na ausência de estudos envolvendo a relação entre film commission e marketing territorial, optando-se então pela revisão sistemática integrativa da literatura como a trilha metodológica mais adequada para aprofundar a temática. A segunda etapa envolveu a pesquisa documental e pesquisa empírica, com a pesquisa de campo na cidade de São Paulo. O presente estudo compreende que há no território o desenvolvimento da política do city marketing juntamente com o city promotion e city branding, porém o poder de difusão das produções audiovisuais ainda não é utilizado em sua totalidade como uma ferramenta de promoção da cidade, mesmo havendo na cidade uma film commission atuante, sendo necessário, portanto, uma maior sinergia entre os atores institucionais e um planejamento estratégico a longo prazo.
id UFPE_8b3c4451760ea4cc68036c5d94e453f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/49422
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos dohttp://lattes.cnpq.br/6412312672451350http://lattes.cnpq.br/1080452960843259LEITE, Nathália Körössy2023-03-22T11:15:27Z2023-03-22T11:15:27Z2022-12-20ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos do. “Nossa cidade, seu filme”: como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?. 2022. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49422Em um cenário de competição entre cidades pela atração de investimentos e visitantes, os gestores públicos passam a desenvolver mecanismos para posicionar os seus territórios nas vitrines de mercados nacionais e internacionais e assim, promovê-los para seus diversos públicos-alvo. Na perspectiva das singularidades territoriais, existe o audiovisual como uma forte ferramenta promocional da imagem dos territórios, seja através de filmes, séries, novelas, reality shows, entre outros. É notória a compressão da importância do audiovisual como uma indústria capaz de gerar empregos e potencializar a economia e as atividades culturais das cidades. Compreendendo essa importância, a cidade de São Paulo passou a investir fortemente na captação de produções audiovisuais, especialmente a partir da criação da São Paulo Film Commission. A promoção da imagem das cidades torna-se ainda mais potente através das sinergias entre os atores institucionais, principalmente envolvendo a Organização de Gestão de Destinos (OGD), responsável pela promoção dos destinos e interesse na atração de turistas e do desenvolvimento do turismo cinematográfico. Sendo assim, através de um tripé investigativo envolvendo film commission, OGD e poder público municipal, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as produções têm sido utilizadas pelos agentes públicos da cidade de São Paulo enquanto estratégia city marketing para promover e difundir a imagem da cidade. Dessa forma, abordando um paradigma interpretativista, a pesquisa caracteriza-se por ser descritiva e desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo através de uma abordagem qualitativa por meio da análise de Bardin (2016) do tipo categorial. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira, parte da lacuna teórica exposta por Hudson (2010) na ausência de estudos envolvendo a relação entre film commission e marketing territorial, optando-se então pela revisão sistemática integrativa da literatura como a trilha metodológica mais adequada para aprofundar a temática. A segunda etapa envolveu a pesquisa documental e pesquisa empírica, com a pesquisa de campo na cidade de São Paulo. O presente estudo compreende que há no território o desenvolvimento da política do city marketing juntamente com o city promotion e city branding, porém o poder de difusão das produções audiovisuais ainda não é utilizado em sua totalidade como uma ferramenta de promoção da cidade, mesmo havendo na cidade uma film commission atuante, sendo necessário, portanto, uma maior sinergia entre os atores institucionais e um planejamento estratégico a longo prazo.CNPqIn a scenario of competition between cities to attract investments and visitors, public managers begin to develop mechanisms to position their territories in the windows of national and international markets and thus promote them to their various target audiences. From the perspective of territorial singularities, the audiovisual exists as a strong promotional tool for the image of territories, whether through films, series, soap operas, reality shows, among others. The compression of the importance of the audiovisual sector as an industry capable of generating jobs and enhancing the economy and cultural activities of cities is notorious. Understanding this importance, the city of São Paulo began to invest heavily in capturing audiovisual productions, especially after the creation of the São Paulo Film Commission. The promotion of the image of cities becomes even more powerful through synergies between institutional actors, mainly involving the Destination Management Organization (OGD), responsible for promoting destinations and interest in attracting tourists and developing film tourism. Therefore, through an investigative tripod involving film commission, OGD and municipal public authorities, this research aims to analyze how the productions have been used by public agents in the city of São Paulo as a city marketing strategy to promote and disseminate the image of the city of São Paulo. City. Thus, approaching an interpretivist paradigm, the research is characterized by being descriptive and developed from a bibliographic research, documentary and field through a qualitative approach through the analysis of Bardin (2016) of the categorical type. The research is divided into two stages: the first, part of the theoretical gap exposed by Hudson (2010) in the absence of studies involving the relationship between film commission and territorial marketing, opting for an integrative systematic review of the literature as the methodological path most suitable for delving deeper into the subject. The second stage involved documental research and empirical research, with field research in the city of São Paulo. The present study understands that there is in the territory the development of city marketing policy together with city promotion and city branding, but the power of diffusion of audiovisual productions is still not used in its entirety as a tool to promote the city.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoTurismo cinematográficoProduções audiovisuais“Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO João Victor Vasconcelos do Espírito Santo.pdfDISSERTAÇÃO João Victor Vasconcelos do Espírito Santo.pdfapplication/pdf7639445https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Victor%20Vasconcelos%20do%20Esp%c3%adrito%20Santo.pdf353e2cb64d5218cbfd7c444599fe908cMD51TEXTDISSERTAÇÃO João Victor Vasconcelos do Espírito Santo.pdf.txtDISSERTAÇÃO João Victor Vasconcelos do Espírito Santo.pdf.txtExtracted texttext/plain399151https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Victor%20Vasconcelos%20do%20Esp%c3%adrito%20Santo.pdf.txt718b7f9742d0d30cfa76f814b23d848cMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO João Victor Vasconcelos do Espírito Santo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO João Victor Vasconcelos do Espírito Santo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Victor%20Vasconcelos%20do%20Esp%c3%adrito%20Santo.pdf.jpge61f565497621a9960fa87ea99e6743aMD55123456789/494222023-03-23 02:17:24.637oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-03-23T05:17:24Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?
title “Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?
spellingShingle “Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?
ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos do
Turismo
Turismo cinematográfico
Produções audiovisuais
title_short “Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?
title_full “Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?
title_fullStr “Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?
title_full_unstemmed “Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?
title_sort “Nossa cidade, seu filme” : como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?
author ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos do
author_facet ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos do
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6412312672451350
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1080452960843259
dc.contributor.author.fl_str_mv ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEITE, Nathália Körössy
contributor_str_mv LEITE, Nathália Körössy
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo cinematográfico
Produções audiovisuais
topic Turismo
Turismo cinematográfico
Produções audiovisuais
description Em um cenário de competição entre cidades pela atração de investimentos e visitantes, os gestores públicos passam a desenvolver mecanismos para posicionar os seus territórios nas vitrines de mercados nacionais e internacionais e assim, promovê-los para seus diversos públicos-alvo. Na perspectiva das singularidades territoriais, existe o audiovisual como uma forte ferramenta promocional da imagem dos territórios, seja através de filmes, séries, novelas, reality shows, entre outros. É notória a compressão da importância do audiovisual como uma indústria capaz de gerar empregos e potencializar a economia e as atividades culturais das cidades. Compreendendo essa importância, a cidade de São Paulo passou a investir fortemente na captação de produções audiovisuais, especialmente a partir da criação da São Paulo Film Commission. A promoção da imagem das cidades torna-se ainda mais potente através das sinergias entre os atores institucionais, principalmente envolvendo a Organização de Gestão de Destinos (OGD), responsável pela promoção dos destinos e interesse na atração de turistas e do desenvolvimento do turismo cinematográfico. Sendo assim, através de um tripé investigativo envolvendo film commission, OGD e poder público municipal, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como as produções têm sido utilizadas pelos agentes públicos da cidade de São Paulo enquanto estratégia city marketing para promover e difundir a imagem da cidade. Dessa forma, abordando um paradigma interpretativista, a pesquisa caracteriza-se por ser descritiva e desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo através de uma abordagem qualitativa por meio da análise de Bardin (2016) do tipo categorial. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira, parte da lacuna teórica exposta por Hudson (2010) na ausência de estudos envolvendo a relação entre film commission e marketing territorial, optando-se então pela revisão sistemática integrativa da literatura como a trilha metodológica mais adequada para aprofundar a temática. A segunda etapa envolveu a pesquisa documental e pesquisa empírica, com a pesquisa de campo na cidade de São Paulo. O presente estudo compreende que há no território o desenvolvimento da política do city marketing juntamente com o city promotion e city branding, porém o poder de difusão das produções audiovisuais ainda não é utilizado em sua totalidade como uma ferramenta de promoção da cidade, mesmo havendo na cidade uma film commission atuante, sendo necessário, portanto, uma maior sinergia entre os atores institucionais e um planejamento estratégico a longo prazo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-22T11:15:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-22T11:15:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos do. “Nossa cidade, seu filme”: como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?. 2022. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49422
identifier_str_mv ESPÍRITO SANTO, João Victor Vasconcelos do. “Nossa cidade, seu filme”: como as produções audiovisuais na cidade de São Paulo podem ser utilizadas como estratégia do city marketing?. 2022. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Victor%20Vasconcelos%20do%20Esp%c3%adrito%20Santo.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Victor%20Vasconcelos%20do%20Esp%c3%adrito%20Santo.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49422/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jo%c3%a3o%20Victor%20Vasconcelos%20do%20Esp%c3%adrito%20Santo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
353e2cb64d5218cbfd7c444599fe908c
718b7f9742d0d30cfa76f814b23d848c
e61f565497621a9960fa87ea99e6743a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310745971490816