Concepções de avaliação da aprendizagem de professoras que atuam em escolas situadas em áreas rurais
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12874 |
Resumo: | O presente texto é fruto da pesquisa de Mestrado desenvolvida na linha de pesquisa de Formação de Professores e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A investigação buscou compreender quais as concepções de Avaliação da Aprendizagem de professoras que lecionam em escolas situadas em áreas rurais. Partimos do pressuposto de que as lutas dos povos do campo pelo resgate da condição epistêmica, chegam, paulatinamente, à legislação que normatiza a Educação do Campo e traz para o centro das discussões novas concepções de educação, escola e prática pedagógica, que assumem o compromisso de estarem intrinsecamente ligadas às especificidades dos povos do campo. Nesse sentido, a Avaliação da Aprendizagem é um dos mecanismos responsáveis pela organização do trabalho pedagógico, bem como uma das formas de evidenciar que conhecimentos são considerados como válidos (MÉNDEZ, 2002; PERRENOUD; 1999; SACRISTÁN, 1998) e como eles sustentam as bases da proposta de educação que se pretende disseminar (LUCKESI, 2010). Assim, tomamos como categorias centrais a Educação do Campo (ARROYO, 1999; 2007; 2012; CALDART, 2001; 2002; 2008; FERNANDES e MOLINA, 2004), vista pela lente dos Estudos Pós-Coloniais Latino-americanos (MIGNOLO, 1996; CASTRO-GÓMEZ e GROSFOGUEL, 2007; QUIJANO, 2010), e a Avaliação da Aprendizagem (LUCKESI, 2010; PERRENOUD, 1999; SILVA, 2004, 2010; ZABALA, 1998). O campo de pesquisa foi o município de Caruaru-PE, que possui o mais representativo número de escolas situadas em áreas rurais do interior pernambucano, bem como a maior população rural do agreste do estado. Nesse contexto, foram eleitas quatro escolas campo de pesquisa, uma de cada distrito administrativo do município. Tomamos como sujeitos desta pesquisa oito professoras, duas de cada escola selecionada, e cinco sujeitos que nos possibilitaram fazer a contextualização do lugar do enunciado. A coleta de dados se deu através de questionários de identificação e de entrevistas semi-estruturadas. No tratamento e na análise dos dados utilizamos-nos da técnica de Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2004). Concluímos que as concepções das professoras são hibridas e não lineares, mas suas concepções apontam, predominantemente, para a Perspectiva Tradicional da Avaliação da Aprendizagem, atrelada ao Paradigma da Educação Rural Hegemônico. |
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