A disciplina “Projetão” : história, papel e relevância para o ecossistema de tecnologia de informação e comunicação do Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO JÚNIOR, Edmilson Rodrigues do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43220
Resumo: A Universidade ser de excelência no ensino e pesquisa é condição necessária, mas não suficiente para a criação de uma cultura de inovação e empreendedorismo entre os seus membros e a sociedade. Dessa forma, expandir a cultura universitária para ser um Locus de ensino e prática sobre inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia faz-se necessário, pois a inovação traduz-se em competitividade para empresas e melhoria na qualidade de vida para os indivíduos. Nesse contexto, nos últimos 18 anos desenvolveu-se no Centro de Informática da UFPE a disciplina conhecida popularmente como “Projetão”. A disciplina é reconhecida pelo ecossistema de TIC de Recife como um sucesso em função de seu papel de fomento à cultura e aprendizado prático de inovação e empreendedorismo de base tecnológica, tendo inclusive ajudado a criar diversas startups. Contudo, até o início desse trabalho, ninguém havia documentado a história ou estudado a percepção do papel e relevância de Projetão. A presente dissertação objetiva preencher essas lacunas, analisando o papel e a relevância de Projetão junto aos líderes do ecossistema de TIC de Recife, e documentando e organizando o histórico de Projetão. Para tanto, foram aplicados métodos mistos de levantamento de dados: pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas com líderes do ecossistema e surveys com outros stakeholders. Levantamos que Projetão educou 2135 estudantes, que criaram 22 startups, dentre as quais destacam-se InLoco (Incognia), Eventik, Capyba, Prepi e Lovecrypto. Também, pode-se constatar que a maioria dos respondentes à pesquisa trabalham com inovação após formados e 16.6% dos respondentes da pesquisa se tornaram empreendedores profissionais. Por fim, essa pesquisa também contribui, como efeito colateral, com uma reflexão crítica sobre a disciplina de Projetão, que poderá contribuir com sua melhoria no futuro. É o caso de algumas observações dos líderes do ecossistema que entendem que os alunos de Projetão ainda resolvem problemas pouco relevantes e que poderia haver um foco maior em criar startups com mais maturidade de mercado, com perfil de fundadores diversos e com um maior diferencial inovador.
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Dessa forma, expandir a cultura universitária para ser um Locus de ensino e prática sobre inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia faz-se necessário, pois a inovação traduz-se em competitividade para empresas e melhoria na qualidade de vida para os indivíduos. Nesse contexto, nos últimos 18 anos desenvolveu-se no Centro de Informática da UFPE a disciplina conhecida popularmente como “Projetão”. A disciplina é reconhecida pelo ecossistema de TIC de Recife como um sucesso em função de seu papel de fomento à cultura e aprendizado prático de inovação e empreendedorismo de base tecnológica, tendo inclusive ajudado a criar diversas startups. Contudo, até o início desse trabalho, ninguém havia documentado a história ou estudado a percepção do papel e relevância de Projetão. A presente dissertação objetiva preencher essas lacunas, analisando o papel e a relevância de Projetão junto aos líderes do ecossistema de TIC de Recife, e documentando e organizando o histórico de Projetão. Para tanto, foram aplicados métodos mistos de levantamento de dados: pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas com líderes do ecossistema e surveys com outros stakeholders. Levantamos que Projetão educou 2135 estudantes, que criaram 22 startups, dentre as quais destacam-se InLoco (Incognia), Eventik, Capyba, Prepi e Lovecrypto. Também, pode-se constatar que a maioria dos respondentes à pesquisa trabalham com inovação após formados e 16.6% dos respondentes da pesquisa se tornaram empreendedores profissionais. Por fim, essa pesquisa também contribui, como efeito colateral, com uma reflexão crítica sobre a disciplina de Projetão, que poderá contribuir com sua melhoria no futuro. É o caso de algumas observações dos líderes do ecossistema que entendem que os alunos de Projetão ainda resolvem problemas pouco relevantes e que poderia haver um foco maior em criar startups com mais maturidade de mercado, com perfil de fundadores diversos e com um maior diferencial inovador.The university being of excellence in teaching and research is a necessary but not sufficient condition for the creation of a culture of innovation and entrepreneurship among its members and the surrounding community. In this context, it is necessary to expand the academic culture, contributing so that members of the academy - professors, staff, students and Alumni - can collaborate to be more innovative and entrepreneurial. At UFPE's Centro de Informática, in the last 18 years, the course Projetão was developed. This dissertation analyzed the role and relevance of Projetão for the ICT ecosystem in Recife according to its stakeholders. The work aimed to document and organize Projetão’s history and assess whether it is delivering value and to which of its stakeholders. Through desk research, interviews with teachers who taught Projetão throughout its history, surveys with its stakeholders and semi-structured interviews with ecosystem leaders, it is estimated that Projetão educated 2135 students, who came to create 22 startups, among which includes InLoco, Capyba, Prepi and Lovecrypto. Also, we concluded that the majority of Projetão graduates work with innovation after graduating and 16.6% of them became professional entrepreneurs, twice the national average according to the benchmarking of the Endeavor survey (2012). Finally, it was found that the leaders of the ICT ecosystem in Recife think that Projetão students still solve unimportant problems and that there could be a greater focus on creating startups with more market maturity, with different founder profiles and with a greater innovative differential.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação para inovaçãoEnsino da inovaçãoPorto digitalProjetãoA disciplina “Projetão” : história, papel e relevância para o ecossistema de tecnologia de informação e comunicação do Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Edmilson Rodrigues do Nascimento Junior.pdfDISSERTAÇÃO Edmilson Rodrigues do Nascimento Junior.pdfapplication/pdf1724276https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43220/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Edmilson%20Rodrigues%20do%20Nascimento%20Junior.pdf28252752e8b41cd8f260bf5f7e6dd6efMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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